Connect with us

Atualidade

Alentejo ruma à Alemanha para marcar presença na maior feira de vinhos mundial

Entre 19 e 21 de março, em Düsseldorf, na Alemanha

Publicado

on

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai levar 352 referências de vinho da região àquela que é a maior feira mundial do setor, a ProWein 2023, que se realiza já nos próximos dias 19, 20 e 21 de março em Düsseldorf, na Alemanha.

Esta, que é já a 15ª participação da CVRA no evento que leva milhares de visitantes à Alemanha, vai contar com um stand de mais de 180 metros quadrados, onde cerca de 30 produtores alentejanos vão dar a conhecer as singularidades dos néctares da região. Também os produtores aderentes ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vão estar sinalizados para que todos os esforços de sustentabilidade implementados, das vinhas às adegas, sejam reconhecidos pelos visitantes.

Sobre a participação do Alentejo no maior ponto de encontro do setor ao nível mundial, Francisco Mateus, presidente da CVRA, refere que “esta é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade dos vinhos da região e continuar a crescer no mercado internacional, onde nos últimos anos temos sido, cada vez mais, reconhecidos pelo nosso terroir e singularidades daí decorrentes. O aumento sucessivo do nosso valor, do nosso preço, no estrangeiro reflete isso mesmo e é este o caminho que queremos continuar a seguir.”

Recorde-se que, ao longo de todo o ano, a CVRA promove a região e os seus néctares em diferentes mercados, com o objetivo de dar a conhecer os vinhos produzidos no Alentejo e as medidas sustentáveis adotadas pelos produtores da região ao setor vínico além-fronteiras. Em 2022, na última edição da ProWein – a maior feira internacional do setor vitivinícola – o “Alentejo Friends” foi o stand dedicado aos produtores que garantem a sustentabilidade da região num evento que contou com mais de 38 mil visitantes de 145 países.

Produtores presentes no Prowein 2023

Adega do Monte Branco; Herdade das Servas; Morais Rocha Wines; Figueirinha; Torre de Palma; Susana Esteban; Fitapreta Vinhos; Tiago Cabaço Winery; Quinta do Mouro; Monte da Raposinha; RG Rovisco Garcia; Monte do Álamo; Monte da Bonança; Sovibor; HMR Pousio Vidigueira; Casa Santos Lima; Vicentino; Rui Reguinga; Herdade Paço do Conde; Herdade do Arrepiado Velho; Divai; Mainova; Herdade do Sobroso; Elite Vinhos; Volteface; Herdade das Aldeias; Ervideira; Herdade do Perdigão e Monte do Pintor.

Foto: CVRA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas