Connect with us

Atualidade

AHETA e SITESE chegam a acordo para a revisão das tabelas salariais para 2023

Publicado

on

Dando seguimento a um processo iniciado em 2022, a AHETA e o SITESE – Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços chegaram a acordo sobre as tabelas salariais, para o setor, a vigorar em 2023.

“Este acordo foi alcançado em paz social, sem greves, nem crispação, e com total satisfação de ambas as partes”, salienta a associação.

Por solicitação da AHETA e com o acordo do sindicato, o processo de negociação irá continuar, agora com a revisão do texto do Contrato Coletivo de Trabalho que vigora entre as duas entidades.

“Como é do conhecimento de todos, as tabelas salariais em vigor no âmbito do CCT, assinado com o SITESE, datam de 2018. O passo seguinte será a assinatura do acordo e consequente publicação no BTE, sendo que apenas a partir desse momento as tabelas salariais se tornarão válidas”, continua.

“Pensamos ter alcançado um acordo benéfico para os nossos associados com uma atualização das tabelas salariais que, por um lado, cumpre a legislação e, por outro, coloca os valores dos escalões colados à atual realidade laboral. Com esta negociação, pensamos, igualmente, ter alcançado uma plataforma de renegociação do Contrato Coletivo na sua generalidade em matérias pertinentes para a nossa atividade”, sublinha.

Os aumentos acordados para o ano de 2023 “têm a ver com a necessidade de darmos condições mais atrativas aos nossos colaboradores, no sentido de aumentar a fixação de cada vez mais trabalhadores, no setor do alojamento e animação turística”, conclui a AHETA.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: “Fé e Folia em Barro” em exposição no Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria volta a ser a casa do Figurado de Barcelos, essa ancestral arte representativa de uma das atividades artesanais mais importantes do concelho. “Fé e Folia em Barro” é o nome da exposição que abriu ao público no sábado (18/03) e que estará patente até 21 de janeiro de 2024.

A exposição mostra-nos as criações de barristas de Barcelos que sempre representaram temas do quotidiano: o trabalho, os animais, a religião e as festas, mostrando como a Religião e a Festa foram e são representados e como evoluíram os olhares e as formas do Figurado de Barcelos.

Inicialmente, faziam-se figurinhas, de pequenas dimensões, produzidas particularmente para os mais pequenos, às quais lhes adicionavam assobios e orifícios. As primeiras enquadram-se na função lúdica, sendo oferecidas/vendidas como brinquedo; às segundas, o povo inventivo e engenhoso conferiu-lhe uma função prática, a de paliteiro.

Os modeladores e pintores eram mulheres e crianças e só a crescente procura em feiras e festas fez com que o homem, artífice de louça utilitária, começasse também a contribuir para o processo de fabrico de figurado. Assim, utilizando a roda de oleiro, mas também moldes, entre outras tecnologias à disposição, o figurado começou uma nova etapa. Mantendo orifícios e/ou assobios, começaram a surgir peças de maiores dimensões feitas no torno, como galos, gigantones, cabeçudos, bonecas. Ao mesmo tempo, surge uma policromia mais rica, um brilho característico conferido pelo vidrado e pela utilização de novas tintas .

As transformações apareciam em catadupa e o reconhecimento de mestres das Belas-Artes do Porto, de onde se destacou o pintor António Quadros, viria a colocar na história da Arte Popular nomes como Ana Baraça, Rosa “Ramalho”, Rosa Côta, Teresa Carumas, entre outros. 

As dimensões das peças aumentaram e os acessórios foram-se perdendo.

A exposição “Fé e Folia em Barro” pode ser visitada até 21 de janeiro de 2024, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Nova Plataforma de Emissão de Plantas de Localização e Enquadramento dos Planos Especiais de Ordenamento do Território

Publicado

on

A Câmara Municipal de Castro Marim disponibiliza, desde anteontem, o GeoPortal, acessível na ligação https://mapas.cm-castromarim.pt/ e também nos menus “município” ou “serviços”.

A plataforma permite a emissão online de plantas de localização e a consulta a instrumentos de gestão do território, tendo sido desenvolvida com recursos a software licenciado para o efeito.

A emissão de plantas de localização é necessária para a instrução de pedidos de licenciamento de obras e importante no apoio a tomadas de decisão sobre imóveis a transacionar.

Na nova plataforma, as plantas podem ser emitidas de forma gratuita e com enquadramento nos planos de ordenamento em vigor, cujo zonamento também pode ser consultado no portal.

No entanto, sempre que acompanharem instrução de processos a submeter à Câmara Municipal, aplica-se a taxa correspondente em vigor, em função do número de plantas, e nesse ato liquidada.

Em alternativa à utilização do portal, as plantas de localização continuam a poder ser solicitadas à Câmara Municipal.

A entrada em funcionamento do portal de informação geográfica integra-se no processo de modernização dos serviços de planeamento e urbanismo, cujo objetivo é tornar o atendimento aos cidadãos e empresas mais eficaz, eficiente e transparente.

Com o mesmo desígnio, em breve, disponibilizará formulários e requerimentos online de vários serviços do Município.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Conselho Geral da ANAM reúne em Anadia

Publicado

on

O Conselho Geral da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), do qual faz parte o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, vai reunir os seus membros, no próximo dia 25 de março, pelas 9h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

A reunião abordará vários assuntos, a saber: o Relatório de Atividades e Contas de 2022; o IV Congresso da ANAM; a proposta da perda da qualidade de associado da ANAM; e a apresentação do curso “Literacia Política e Cidadania”.

Aproveitando a presença dos elementos da ANAM em Anadia, no dia anterior, 24 de março, pelas 18h30, o auditório do Museu do Vinho Bairrada, acolhe uma palestra subordinada ao tema “O Governo de Portugal na perspetiva Local”, com a presença do Jurista e Politólogo, Pedro Silveira.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas