Connect with us

Atualidade

Agência Nacional de Inovação atribui prémio de inovação a robô que desinfeta espaços públicos de forma inócua

Solução venceu Prémio de Inovação, categoria criada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários no âmbito da parceria entre o Prémio Jovem Empreendedor e o projeto Born from Knowledge (BfK), atribuído hoje pela Agência Nacional de Inovação (ANI), sendo que o Germlrrad resulta da parceria entre o Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da UA, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a empresa SpinnerDynamics

Publicado

on

Um mundo cada vez mais urbanizado e interconectado apresenta vários desafios à saúde pública, pois o potencial de propagação de doenças microbianas mediadas pelo ar é cada vez maior. A gripe e a tuberculose têm e continuam a ser grandes desafios de saúde pública, mas, em 2019, SARS-CoV-2 tornou essa questão ainda mais premente. O projeto GermIrrad consiste num robô autónomo para desinfeção de espaços públicos, através de radiação ultravioleta e soluções químicas inócuas. Recebeu ontem das mãos de António Grilo, presidente da ANI, e Frederico Nunes, Administrador da DNA Cascais, o Prémio Inovação, uma categoria criada no âmbito do Prémio Jovem Empreendedor, promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Palácio da Cidadela, em Lisboa.

O prémio atribuído pela ANI ao projeto GermIrrad através do programa Born from Knowledge (BfK) consiste na “Árvore do Conhecimento” e no prémio pecuniário no valor de 2.500 euros. O troféu, a “Árvore do Conhecimento”, relaciona a arte com a tecnologia, expressando os valores da excelência científica e da relevância social e económica.

Indivíduos infetados, ao espirrar, falar ou mesmo respirar, produzem aerossóis feitos de gotículas de vários tamanhos que podem transportar agentes infeciosos (por exemplo, vírus, bactérias, fungos) e iniciar novos eventos de infeção quando inalados por outros. Essas gotículas, dependendo de seu tamanho, podem permanecer no ar por um determinado período de tempo e se depositar nas superfícies, o que torna os espaços públicos compartilhados em potenciais pontos de disseminação de vírus.

Para superar estes desafios, principalmente em espaços fechados, surgiu o GermIrrad, que tem como objetivo conter a propagação do vírus, sendo a luz ultravioleta C (UVC) identificada como parte de uma solução.

O robô está capacitado para mapear o ambiente, determinar uma trajetória eficiente de desinfeção, executar essa trajetória de forma segura e evitar o impacto com humanos, podendo ser usado em espaços em que há movimento de pessoas. O dispositivo é apresentado como seguro, eficaz, ecológico e económico, capaz de atuar em diferentes ambientes, como hospitais ou clínicas, áreas de grande aglomeração de pessoas, como transportes públicos, centros comerciais ou espaços de eventos. Pode ser também utilizado na agroindústria ou indústria alimentar para garantir a segurança dos produtos e evitar perdas por propagação de doenças virais ou bacterianas.

O fabrico do sistema será feito com recurso a fabrico aditivo (AM sigla em inglês) de polímeros e compósitos de matriz polimérica de alta performance, de forma a assegurar a viabilidade económica e a competitividade desta solução altamente tecnológica.

Mercado em ascensão

O mercado de equipamentos de desinfeção com recurso a radiação ultravioleta é apontado a um mercado de elevado crescimento, que, dada a COVID-19 e o risco atual de novas pandemias, pode vir a ter um crescimento ainda maior.

O consórcio é liderado pela SpinnerDynamics, um start-up tecnológica sediada em Arouca e focada no desenvolvimento de soluções de engenharia. Integra o consórcio duas entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), a Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através do Professor Manuel Simões do Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy (LEPABE), e a Universidade de Aveiro, através do Professor Nuno Lau do Institute of Electronics and Informatics Engineering (IEETA).

O projeto que agora venceu o Prémio de Inovação recebeu já o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção e em Território de Baixa Densidade, envolvendo um investimento elegível de 597 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 464 mil euros.

Neste momento, está em fase de conclusão o desenvolvimento da navegação social, que permite ao robô circular de forma segura e confortável para as pessoas.

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como Altice, Crédito Agrícola, BPI, Glintt, PortugalFoods e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) através do programa Born from Knowledge (BfK). Muitos deles são já símbolos da inovação nacional em Portugal e internacionalmente.

O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico, distinguindo e premiando projetos e empresas, através da iniciativa BfK Awards, que mais se destacam em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) em alguns dos mais prestigiados concursos e/ou prémios de inovação em Portugal.

António Grilo, presidente da ANI, salienta “o elevado grau de inovação do projeto, que integra desde Inteligência Artificial a Robótica. Além disso, é um projeto que corresponde a uma necessidade essencial da sociedade atual onde a propagação de vírus fará cada vez mais parte da nossa realidade, como avisam os especialistas em saúde pública.”

Foto: UA.

Atualidade

Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 07 e 09 de outubro

No Campus do IPCA

Publicado

on

Queres ganhar conhecimentos para conseguires emprego?

Queres conhecer as ofertas de trabalho de cerca de 100 empresas? 

O Município de Barcelos, o IPCA e a AAIPCA promovem, nos próximos dias 7, 8 e 9 de outubro, a 3ª edição da Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – a realizar no Campus do Politécnico do Cávado e do Ave, e que vai contar com cerca de 90 empresas dos mais variados setores, entre as quais diversas multinacionais.

A iniciativa, com um programa fortemente dedicado à vertente de formação sobre estratégias de empregabilidade, tem como objetivo primordial aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do concelho e da região.

Segundo a organização, “além do contacto com as empresas em formato stand, dias 8 e 9 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da “Grow Your Skills Up” terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso”.

O primeiro dia (segunda-feira) é dedicado à transmissão de conhecimentos teóricos e técnicos, para que os jovens possam ficar capacitados a corresponder melhor aos desafios do mundo do trabalho. Terça e quarta-feira, a programação inclui ações sobre diversas áreas de negócio, empresas, projetos e oportunidades no mercado de trabalho.

Além da componente de conhecimentos teóricos e práticos, a Feira de Emprego e Formação – “Grow Your Skills Up” – constitui-se como um espaço aprazível e de encontro entre as empresas e os jovens, potenciando a partilha de informação e as oportunidades atuais no mundo do trabalho.

O evento é gratuito, mas a inscrição para a Feira/Exposição e para as diversas sessões é obrigatória e pode ser feita através da aplicação Easyticket, disponível na Play Store e na App Store.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: APACI quer aumentar capacidade de resposta

Presidente da Câmara visitou as instalações da associação

Publicado

on

Uma delegação da Câmara Municipal de Barcelos liderada pelo Presidente Mário Constantino Lopes visitou, ontem de manhã, as instalações da APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão. A convite daquela entidade, o Presidente da Câmara, os vereadores da Ação Social, António Ribeiro, e da Cultura, Elisa Braga, acompanhados por técnicos do Município, foram inteirar-se do novo projeto da Associação, que pretende requalificar e ampliar as suas instalações, situadas na freguesia de Tamel S. Veríssimo.

Na ocasião, a diretora de serviços da APACI, Diana Fernandes, fez uma apresentação das necessidades que o novo projeto de requalificação e ampliação visa suprir, sublinhando que a intervenção visa aumentar a capacidade de resposta da instituição, e requalificar o edifício construído há cerca de 30 anos.

O projeto de intervenção, com um custo previsto de 1,4 milhões de euros, já recolheu pareceres favoráveis de diversas entidades, pelo que a Associação já está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para que a obra seja uma realidade.

Após a apresentação de um vídeo que retrata o dia a dia das atividades do CACI – Centro de Atividades para Capacitação e Integração – houve lugar a uma visita guiada pelos diversos espaços do equipamento, que terminou com uma performance encenada pelo Grupo de Teatro da APACI.

Neste momento, em S. Veríssimo, a APACI dá respostas ocupacionais a 80 utentes, 28 dos quais em regime de acolhimento residencial.

“A Associação foi fundada em 7 de abril de 1978 pelo Dr. Aníbal Rodrigues de Araújo em colaboração com outras personalidades, algumas das quais pais de crianças com deficiência. É uma instituição de solidariedade social que tem por objetivo, segundo os seus estatutos, a promoção intelectual, moral e social das crianças inadaptadas, com vista à sua perfeita adequação ao meio e à sua integração na sociedade como elementos válidos da mesma, a quem deva e possa dar idêntico tratamento e igualdade de oportunidades”.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Município lança campanha de incentivo à adoção animal

Adote um Amigo de Quatro Patas

Publicado

on

No âmbito do Dia do Animal, o CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos – promove na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 15h00, uma campanha de adoção de cães e gatos. 

Esta iniciativa visa promover a adoção de animais, incentivando a população a acolher, de forma responsável, esses animais recolhidos das ruas, que serão entregues depois de devidamente esterilizados, vacinados e com microchip. 

No local, estarão expostos alguns desses animais e também fotografias dos demais que se encontram atualmente no Centro de Recolha, em Gamil.

Esta é uma excelente oportunidade para os que gostam e possam ter um animal de companhia, fazerem uma adoção e dar um lar e uma nova família a esses animais.

Esta ação de incentivo à adoção animal visa também sensibilizar para o bem-estar dos animais de companhia e para a adoção responsável.

Cada animal retirado da rua resulta numa ação efetiva de saúde e bem-estar dos caninos e felídeos e, ao mesmo tempo, salvaguarda a saúde pública, a segurança e a tranquilidade das populações.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas