Connect with us

Atualidade

Setembro Amarelo: o amor pode ser um grande auxílio para a cura da depressão

Em Portugal, matam-se, pelo menos, três pessoas por dia, mas o número pode ser superior, segundo estatísticas da Ordem dos Psicólogos

Publicado

on

Em Portugal, ainda há “muito a fazer” na área da saúde mental. Em todo o mundo, uma pessoa suicida-se a cada 40 segundos.

Há alguns anos, temos, nessa altura do ano, em muitos países, campanhas do “Setembro Amarelo”. Escolheu-se o dia 10 para representar a causa e propor um debate fundamental hoje em dia. É uma campanha internacional, adotada também em Portugal, visando consciencializar e reduzir os casos de suicídios no país.

Num estudo feito com 31 países europeus, Portugal aparece como o sétimo com mais “stress” no trabalho. Outro dado interessante é que,segundo um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), um terço dos trabalhadores estão em risco de esgotamento profissional e cerca de metade queixa-se da falta de apoio dos supervisores em situações de tensão. Este problema afeta, nomeadamente, a produtividade e o comprometimento dos colaboradores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Cerca de 800 mil pessoas padecem desse mal, todos os anos. Feitas as contas, corresponde a cerca de um suicídio a cada 40 segundos. Em Portugal, matam-se, pelo menos, três pessoas por dia, mas o número pode ser superior. As estatísticas são da Ordem dos Psicólogos. 

O Especialista em Comportamento, Maicon Paiva, Fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, responde à questão, sempre levantada quando o assunto é o suicídio: se ”essas pessoas só querem chamar à atenção”. “Não gosto da ideia de que uma pessoa dizer que lhe apetece matar-se por querer chamar a atenção para si. Elas estão em enorme sofrimento. Até porque, “alguém que pensa na morte”, ou que tenha “fatores de risco”, pode não se suicidar. As pessoas que aludem a morte não se matam mais do que as que não falam disso”.

O suicídio é a segunda causa de morte em pessoas entre os 15 e os 34 anos. Os jovens homossexuais ou bissexuais têm probabilidade três vezes maior de cometerem o suicídio, e as ocorrências aumentam caso a família não aceite a orientação sexual. Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos e Comportamentos, fala sobre como o amor e o carinho podem ser importantes para a cura da depressão. “Quando se está deprimido, a sensação de receber amor é ainda mais reconfortante. Esteja certo que terá um papel importante na recuperação da pessoa que passa por essa situação difícil. E, quem sabe, em pouco tempo, a depressão não é superada, e podem ficar juntos, curtindo essa relação? Conversem, demonstrem o quanto se importam mutualmente.”

Maicon Paiva traz-lhe algumas dicas de como ajudar uma pessoa que está depressiva a se recuperar com muito amor e atenção.

  1. Não julgue e conheça mais da doença. O primeiro passo para lidar com a doença é reconhecer que ela existe. Essa é uma etapa muito difícil, pois na maioria das vezes, as pessoas não sabem ou não entendem pelo que a outra passa e faz julgamentos errados. É preciso evitar comentários negativos, e reconhecer que esta é uma doença séria. Procure saber mais sobre a depressão para melhor lidar com os seus sintomas e dificuldades;
  2. Pratique a afetividade. Embora a pessoa com depressão possa apresentar sinais como desinteresse, desânimo, agressividade e irritabilidade, praticar a afetividade é fundamental para lidar com a doença;
  3. Façam atividades prazerosas juntos. As pessoas com depressão têm muita dificuldade em realizar atividades que antes eram prazerosas por falta de motivação. Mas isso pode ser combatido quando há o apoio de pessoas queridas. Portanto, o ideal é que realizem atividades prazerosas juntos, como passear no parque, sair para jantar fora, assistir a filmes e séries juntos, fazer massagem um no outro, entre outras atividades;
  4. Ambos devem se envolver no tratamento. A depressão é uma doença bastante difícil de tratar, e exige também acompanhamento do ambiente em que essa pessoa vive. Por isso, é fundamental que ambos estejam dispostos a passar por terapia e buscar esse envolvimento com o tratamento. Ambos devem estar alinhados às necessidades dessa doença, como o fortalecimento da autoestima, intervenção médica, acompanhamento nutricional, estímulos por meio de medicamentos, entre outras.

O Especialista em Comportamento e Relacionamentos, Maicon Paiva, ressalta a importância do cuidado e amor em momentos como este. “Amor e depressão podem coexistir na mesma pessoa. Somos seres de afetos, com a capacidade de dar e receber amor. A pessoa com depressão não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar. Contudo, sentir-se amada, pela não desistência da pessoa que ama, certamente lhe dará mais facilidade em subir os degraus do sítio escuro e frio para onde a depressão a levou.”

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002 o Espaço Recomeçar ajuda as pessoas por meio da Espiritualidade. O fundador, Maicon Paiva, é um renomeado especialista em relacionamentos que sentiu a necessidade de ajudar as pessoas nos momentos mais difíceis das suas vidas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já ajudou mais de 35 mil pessoas e está sempre disponível para recebê-lo! Maicon Paiva atende Portugal e pessoas de diversos países ao redor do mundo. Tudo de forma confiável, ‘online’ e com a privacidade necessária para o consulente.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas