Connect with us

Atualidade

Colt com investimento de mais 5 Milhões de euros em Portugal contrata para chegar aos 150 até meio do ano

Publicado

on

A Colt Technology Services Portugal (Colt Portugal), uma subsidiária do Grupo Colt presente no nosso país há mais de vinte anos, investiu mais 5 Milhões de euros em 2022 na expansão da capacidade da sua rede de longa distância e na ligação a um novo data center em Riba d’Ave cuja implementação está neste momento em curso. Este investimento adicional, acresce aos mais de 100 milhões de Euros investidos desde que a empresa chegou a Portugal na sua infraestrutura e rede de fibra ótica de alta velocidade e na contratação de recursos humanos, para ampliar a capacidade da operação portuguesa e do hub nacional que liga a Europa ao resto do mundo. A subsidiária portuguesa, que prevê continuar a crescer em 2023, tem atualmente em curso uma campanha de recrutamento para reforçar a sua equipa em mais 15% e chegar aos 150 talentos até ao final do primeiro semestre.

“Na sequência da implementação que fizemos no primeiro semestre de 2022 da tecnologia 800 G na banda L da rede terrestre, utilizando o controlador de domínio Reconfigurable Line System (RLS) e o Manage, Control and Plan (MCP) da Ciena na nossa rede para duplicar a sua capacidade, a Colt fez um investimento adicional de 5 Milhões de euros. O objetivo foi expandindo, ainda mais, esta tecnologia para otimizar as ligações Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto-Madrid. Este investimento insere-se na estratégia de expansão contínua da nossa rede e visa aumentar a sua capilaridade numa região (Portugal, em particular e a Península Ibérica, em geral) que se destaca como um grande hub de comunicações a nível mundial, e onde a Colt pretende reforçar a sua posição de liderança,” explica Carlos Jesus [ndr: foto de destaque], Country Manager da Colt Technology Services Portugal e VP Global Service Delivery da Colt.

O recente investimento, que foi igualmente reforçado no país vizinho com o novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station da AFR-IX Telecom, vem fortalecer, ainda mais, a posição da empresa de infraestruturas digitais na Península Ibérica em geral, e em Portugal em particular.

“É neste contexto que surge, igualmente, a ligação ao novo DC de Riba d’Ave, com o qual elevaremos para 13 os centros de dados ligados pela Colt em Portugal, reforçando o nosso crescente posicionamento como parceiro preferencial das empresas portuguesas que se estão a internacionalizar e que reconhecem a qualidade e controlo dos serviços da Colt e a sua capacidade de chegar com fibra a localizações cada vez mais remotas,” acrescenta.

A empresa está atenta ao setor dos data centres em Portugal, e acompanha o seu crescimento com novas ofertas inovadoras de on-demand services, SD WAN, acessos à cloud e à multicloud, ligações aos sistemas de cabos submarinos, e mais e melhor conectividade. Desta forma, fortalece a sua posição num mercado que se espera venha a crescer 6.02% (CAGR) no nosso país entre 2022 e 2027, segundo um estudo recente da Arizton. A dimensão do mercado de centros de dados em Portugal foi recentemente avaliada em 931,2 milhões de dólares e deverá atingir os 1,3 mil milhões de dólares até 2027.

Reforçar equipa em mais 15% e chegar aos 150 talentos até ao final do primeiro semestre

Em 2023 a empresa vai continuar a investir nas suas pessoas e em novas contratações que lhe permitam ampliar as suas equipas para responder às crescentes necessidades dos seus clientes, tanto em Portugal, como no resto do mundo. Para tal, a subsidiária portuguesa tem uma campanha de recrutamento em marcha com o intuito de aumentar a equipa em mais 15% e chegar aos 150 colaboradores até ao final do primeiro semestre. Para responder à procura de soluções a longo prazo capazes de proverem as necessidades da crescente mão-de-obra remota dos seus clientes, incluindo a otimização das aplicações cloud, a garantia da borda dinâmica da rede, a visão abrangente da atividade da rede e a capacidade de escalar de forma rápida e eficiente, a  Colt está a recrutar software developers (Full Stack Developers, UI Developers, Application developers), especialistas de segurança (Network Virtualisation & Security Specialists/ Consultants), especialistas de redes IP (SDWAN and NFVi), além de profissionais para as áreas de vendas, de gestão e de suporte aos clientes.

Soluções de acesso à cloud e multicloud, de grande largura de banda e capacidade, SD WAN e segurança, serviços on-demand e redes de última geração foram as que mais cresceram em 2022

Graças à sua aposta na inovação contínua e no desenvolvimento de soluções de ponta e serviços disruptivos, a Colt Portugal registou um acentuado acréscimo das receitas na área das soluções de acesso à cloud e multicloud (+ 14%), na área de SD WAN e segurança (+16%) onde teve particular impacto o trabalho realizado no desenvolvimento das soluções de software (SDN) desenvolvidas por programadores portugueses, contratados para os centros de competência da Colt em Portugal. Por seu turno, as receitas provenientes dos serviços on-demand e das soluções de grande largura de banda e capacidade e de redes de última geração, fortemente alavancadas pelos sistemas de cabos submarinos existentes no nosso país, triplicaram o ano passado.

“Os resultados que alcançámos em 2022 estão intimamente relacionados com a nossa aposta em áreas relacionadas com a viabilização e aceleração da transformação digital das empresas, como por exemplo a cloud. Em Portugal, já temos mais de 35% das empresas a utilizarem serviços cloud e, segundo o Eurostat anunciou, a percentagem de empresas portuguesas com acesso a recursos informáticos alojados por terceiros na internet aumentou de 29% em 2020 para 35% em 2021. Para as empresas poderem garantir a sua relevância e competitividade têm cada vez mais de confiar na implementação de tecnologias de ponta. Consideramos por isso que também em 2023 a migração para a cloud irá continuar a ser uma prioridade para as empresas que desejam permanecer competitivas e seguras,” refere aquele responsável.

Para 2023, a empresa irá continuar a apostar nestas áreas e tecnologias, a par das ligações aos cabos submarinos, da cibersegurança, da IA, da sustentabilidade e das redes verdes, bem como da expansão da sua rede e capacidade de conectividade em Portugal e no resto do mundo.

“Temos como ambição expandirmos a nossa rede através das estações de amarração dos cabos submarinos de fibra ótica. Portugal tem uma posição cada vez mais privilegiada para assegurar o desenvolvimento das comunicações à escala mundial. Seja pelas rotas das comunicações terrestres que permite e potencia ligando a Península Ibérica ao Norte da Europa, seja porque possui vários centros de amarração dos cabos submarinos que garantem as comunicações da Europa com as Américas, a África e a Ásia. Recentemente anunciámos a consolidação da nossa presença na Península Ibérica com o novo ponto de ligação na Barcelona Cable Landing Station da AFR-IX Telecom, e hoje anunciámos a expansão da nossa rede nas regiões da Escandinávia e Alemanha, reforçando as ligações ao norte da Europa e do Norte da Europa com o resto do mundo. Desta forma, também as empresas portuguesas e as estrangeiras que operam em Portugal passam a beneficiar destes acessos e de mais e melhores ligações a estas rotas e PoPs,” acrescenta Carlos Jesus.

Sustentabilidade, política de inclusão e diversidade, atração e retenção de talento são prioridades para 2023, a par do crescimento do negócio

Para 2023, a Colt Portugal está, igualmente, empenhada em prosseguir com as suas iniciativas de sustentabilidade, com as políticas de inclusão e diversidade que traçou, bem como com as suas iniciativas para atrair e reter talento.

No que diz respeito à sustentabilidade, a subsidiária portuguesa tem como metas para este ano a eletrificação da sua frota automóvel até 100% até ao final do primeiro semestre de 2024 e a otimização das redes de comunicações, através da utilização de tecnologias verdes que permitam reduzir a emissão de gases poluentes de forma substancial. A Colt Portugal utiliza energia 100% verde no seu Data Center e nó de comunicações de Carnaxide desde 2019.

A subsidiária portuguesa irá, igualmente, continuar a implementar e desenvolver as suas políticas de inclusão e diversidade de modo a ampliar ainda mais a contratação de mulheres para as suas equipas em 2023 e aumentar a atual quota de 32%.

“Este é mesmo um grande objetivo para nós. Numa área tipicamente masculina como a nossa, e onde é difícil recrutar mulheres, já conseguimos que o ano passado 45% dos novos contratados fossem mulheres. Na Colt temos uma política de igualdade não só de acesso às carreiras, mas também a nível da paridade salarial e dos benefícios. Um aspeto muito importante se tivermos em conta que em Portugal, apesar das grandes mudanças que temos tido, a maioria das mulheres continua a receber salários substancialmente inferiores aos que recebem os homens”, explica o Country Manager da Colt Portugal, sublinhando que “a par deste objetivo, iremos manter a nossa política salarial que valoriza o talento. Isto reflete-se em níveis salariais superiores à média do mercado nacional, acrescidos de benefícios e bónus.”

A Colt possui, em Portugal, 3 centros de competência, 2 Redes de área Metropolitana (MAN – Lisboa e Porto), 830 km de rede de fibra ótica, e disponibiliza também 1.700km adicionais de rede de longa distância através da sua IQ Network, ligando 13 data centros de dados, mais de 777 edifícios e 8 parques industriais em Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe festival de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza

Publicado

on

O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, está de volta para a 8ª edição, de 30 de novembro a 1 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.

Durante o próximo fim de semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe novamente dois espetáculos selecionados para representar a Galiza e o Norte de Portugal.

No sábado, pelas 21h30, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no domingo, pelas 15h30, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.

O certame engloba, também, a atribuição dos Prémios Palco de Terra. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.

Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.

Imagem: TB.

Continuar a ler

Atualidade

“Viana Coração do Natal” de 6 de dezembro a 5 de janeiro com uma centena de atividades

Publicado

on

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.

Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade.

Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada. Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense (12.000 sacos de pano).

Os bilhetes para a Pista de Gelo (eco) e para o Minicomboio estarão à venda no Museu do Traje, por um custo de 1 euro por equipamento. As animações estão programadas para crianças dos 3 aos 12 anos e vão funcionar sexta e sábado das 12h00 às 22h00 e, de domingo a quinta, das 15h00 às 19h30.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que tem existido “esforço e dedicação para preparar este período especial, envolvendo a cidade com o ambiente e espírito natalício”, num investimento direto que, este ano, ascende a 400 mil euros por parte da autarquia.

“Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade”, garantiu.

Também o Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, assegura que a parceria entre o município e a AEDVC “corre muito bem desde 2019 e tem trazido muita gente à cidade”. Este ano, a cidade conta com mais de 30 ruas, seis praças e quatro rotundas iluminadas, abrangendo, em jeito de novidade, o Largo Maestro José Pedro, o Jardim D. Fernando e a Avenida Campo do Castelo, dando resposta aos pedidos dos comerciantes.

O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que, este ano, o Mercado de Natal acontece em três espaços da cidade, convidando à circulação de vianenses e visitantes: Porta Mexia Galvão, Largo Maestro José Pedro e Praça da Liberdade, com cerca de três dezenas de artesãos do concelho vianense.

No dia 6 de dezembro, inaugura a exposição “O Presépio tradicional” no Antigos Paços do Concelho, que ficará exposta até final do ano.

De 6 de dezembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.

Todos os dias, de 6 a 23 de dezembro, existem Atividades Infantis de Natal, distribuídas entre os três espaços (consultar programa completo), cativando os mais novos e convidando a momentos em família.

O programa inclui diversos momentos de Animação de Rua, com a participação de grupos e coletividades locais. Na sexta-feira, dia 6, as arruadas arrancam com a Filarmónica de Vila Nova de Anha, pelas 18h00, seguindo-se um momento musical com Viana D’Arcus nos Antigos Paços do Concelho, às 18h30.

Sérgio Carvalhosa, Tuna de Veteranos, Escola de Música de Perre, Banda de Gaitas de Cardielos, Azeituna, DIXIE Band (ZEPAM) e Hinoportuna são nomes que integram esta programação natalícia.

Sábado, 7 de dezembro, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz.

Sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h00 e 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Seiva Trupe com “Himalaya: A Invenção do Sol”.

Sábado, dia 14, às 15h00, o Feirão do Mel promete animar a Praça da República. Nesse dia, entre as 14h30 e as 16h30, o convite, também na praça rainha, é para a atividade “Carta ao Pai Natal – escreve a tua”.

Nesse fim de semana, dias 14 e 15, das 15h00 às 16h00, será também dinamizado o workshop “Funny Cook – Os miúdos também cozinham!”, na tenda da Praça da Liberdade.

No sábado, 14, às 21h00, e domingo, 15, às 17h00, a Igreja de São Domingos recebe Concertos de Natal com Orquestra Sinfónica | ARTEAM e Coro VianaVocale.

Sábado, dia 14, às 21h30, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na semana de 16 a 23 de dezembro, o Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA, sempre das 15h00 às 20h00.

Nos dias 17, 22 e 23, sempre às 17h00, O Bicho Papelão promove o teatro “O Primeiro Natal do Pai Natal e Corre Corre Cabacinha” pela cidade.

Sexta-feira, dia 20, Oldies But Goldies – Dos 60 aos 90, com DJ Vítor Coutinho, das 21h00 às 23h00, no Largo Maestro José Pedro (ou Praça da Liberdade).

Na tarde de sábado, 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30. A Chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. Nessa noite, às 21h30, o Teatro Municipal recebe 5.º JAZZ, projeto musical em quinteto instrumental, com piano, bateria, baixo, guitarra e saxofone/clarinete.

No domingo, 22, às 16h00, Canções de Natal (A Casa-Viana) na Praça da República.

Terça-feira, 24 de dezembro, das 10h00 às 20h00, a Praça da República é palco do popular evento “Viana, Moscatel e Banana”.

Dias 27 e 28 de dezembro, das 21h00 às 23h00, a Praça da Liberdade acolhe Moonrise.

A Passagem de Ano está a ser programada para o Centro Cultural.  O novo ano arranca como habitualmente, a 1 de janeiro, às 17h00, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

A AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, volta a promover o concurso “Viana é Natal”. Este concurso tem como objetivo a promoção e a revitalização do comércio local em Viana do Castelo, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes.

Terá início a 30 de novembro e término a 07 de janeiro de 2025, podendo participar todas as pessoas singulares que façam compras nos estabelecimentos aderentes. Serão atribuídos 12 prémios, num total de 1.500€ em Vales de Compras, num sorteio a realizar no dia 09 de janeiro de 2025, pelas 15h00, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República.

É, ainda, promovido o habitual concurso de montras de Natal, que irá distribuir três prémios no valor total de 650 euros. A partir de 6 de dezembro, será também garantida a sonorização das ruas, promovendo o espírito natalício com músicas festivas.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Em dezembro, Vagos volta a sentir a magia do Natal

Publicado

on

Vagos prepara-se para um mês de dezembro pleno de espírito natalício, com a realização de muitas iniciativas que visam celebrar esta época tão marcadamente sentida por todos.

Logo no início do mês, iremos ter instalada a iluminação de Natal, emprestando um colorido muito especial ao Largo da Biblioteca Municipal João Grave, às Praças da Corredoura e da República, ao Museu do Brincar, às rotundas da Vila de Vagos e ao Largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.

De 9 a 13 de dezembro, o único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai ao encontro das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos para lhes levar a mensagem de Boas Festas, conjuntamente com uma prendinha didática.

Cumprido este roteiro, a partir do dia 14, tem início o evento “Vagos, o Nosso Natal” que volta a ser o ex-libris das comemorações natalícias vaguenses. A abertura do evento ficará marcada pela sempre apoteótica chegada do Pai Natal, acompanhado pela Minnie, pelo Mickey e pela mascote do Museu do Brincar, o Biskinho. O desfile será encabeçado pela Banda Vaguense, com guarda de honra dos Pais Natais motorizados dos Bombeiros Voluntários de Vagos e percorrerá as três praças onde o evento estará centralizado, ou seja: o Largo da Biblioteca Municipal de Vagos, a Praça da Corredoura e a Praça da República. Logo no primeiro dia, grande destaque para o concerto da Banda Vaguense, a partir das 21h00.

A Casa do Pai Natal estará ao dispor de todos no Museu do Brincar e, ao longo dos 15 dias do evento, teremos concertos, espetáculos, animação de rua, pinturas faciais, teatro, artesanato, histórias à fogueira, um mega-carrossel na Praça da Corredoura, outro na Praça da República e muito mais motivos de atratividade para que o “Vagos, o Nosso Natal” possa ser plenamente vivido pela comunidade.

Do programa destacam-se vários momentos como a edição de Natal da FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos que acontecerá durante todo o dia 15 de dezembro.

Nos dias 16 e 17 de dezembro teremos a oficina de artes “É Natal”, a oficina de teatro “Diverte-te”, o teatro interativo “Falta uma peça”, a peça teatral “Por favor! Ajuda!” e a dança interativa “Ou é ou Noel”, que se repetirão numa base diária.

No dia 18, o destaque vai para duas apresentações do Somnium Circus – Especial Natal, numa performance circense que não vai deixar ninguém indiferente.

Para 19 de dezembro, as pinturas faciais vão, decerto, fazer as delícias dos mais pequenos, com o ponto alto a serem as celebrações do IX aniversário da Biblioteca Municipal João Grave, com o contador de histórias Rodolfo Castro, a música de Nuno Cipriano e a presença da artista plástica Edna Larião.

O dia 21 vai ser aproveitado para uma sessão de cinema de Natal no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos e terá como ponto forte o concerto do Coral de Santa Cecília de Calvão.

No dia 22, Edna Larião é a protagonista da atividade “Retrata o teu Natal”. Iremos ter o concerto com o Grupo Coral S. Salvador de Covão do Lobo e a atuação da Escola de Música “Música Convida” de Ponte de Vagos, como grandes destaques.

No dia 23, saliência para a atuação da Escola de Música da Filarmónica Vaguense. A véspera de Natal será mais leve, em termos de programação: prepararemos a consoada com teatro, dança e pinturas faciais.

Esta será também a receita para o dia 26 de dezembro, sendo que no dia 27 voltam os destaques com a atuação de Zé Mágico, interpretando o espetáculo “Nem eu sei como fiz isto!”.

No dia 28, a não perder a atuação da Escola de Música de Calvão e o concerto com o vencedor do The Voice Portugal, Gustavo Reinas.

O “Vagos, o Nosso Natal” despede-se com a performance de fogo “Christmas Fire”, no dia 29.

Também com enquadramento na programação, o Pai Natal vai estar no Museu do Brincar de 17 a 20 de dezembro, que também acolherá a exposição “Tradições de Natal”. Acontecerão, igualmente, diversas oficinas de Natal e apresentações de livros na Biblioteca Municipal.

Iremos ter os sempre convidativos passeios de moliceiro pelo Rio Boco nos dias 21 e 28 e visitas guiadas aos Moinhos e Azenhas, no dia 21 e à Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos, nos dias 22 e 29 de dezembro, dias que também acolhem a exposição “Retratos de Vidas das Companhas da Arte Xávega” que estará patente no Espaço Museológico da Praia da Vagueira.

Vão ser imensos motivos para não perder nada do “Vagos, o Nosso Natal”.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas