Connect with us

Atualidade

Como é que o papel da enfermagem pode ter influência nas alterações climáticas?

Entre 28 e 29 de outubro, Congresso MAIEC e Encontro Internacional de Enfermagem

Publicado

on

“A Enfermagem e a Ecossaúde”, “O empoderamento comunitário e o envelhecimento ativo”, “Mudanças Climáticas e o Empoderamento da Comunidade”, “O clima e a saúde”, “A enfermagem e as mudanças climáticas”, e “Envolvimento e empoderamento dos cidadãos & Mudanças Climáticas” são os temas que estarão em debate, entre os dias 28 e 29 de outubro, no Congresso MAIEC e no Encontro Internacional de Enfermagem.

Neste evento, que se realiza online, serão apresentados os principais resultados do “Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário – MAIEC”, um projeto que pretende identificar os contributos da utilização deste modelo na melhoria do estado de saúde de diferentes comunidades e no aumento do seu nível de empoderamento para solucionar os seus problemas. Haverá também uma palestra sobre ”Empoderamento Comunitário e Saúde Pública” de Glenn Laverack, da Universidade de Trento (Itália).

Pedro Melo, docente do Instituto Ciências da Saúde (Porto) e investigador do CIIS da Universidade Católica Portuguesa, destaca que dois dos grandes resultados que serão apresentados são “a identificação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, como uma peça fundamental para garantir com eficiência e efetividade a saúde das comunidades e populações, e a identificação de indicadores de melhoria do estado de saúde de várias comunidades, relacionadas com a melhoria do diagnóstico de enfermagem ‘Gestão Comunitária Comprometida’ em diferentes contextos e comunidades”. Pedro Melo refere, também, que “as temáticas e os oradores convidados traduzem a interdisciplinaridade de que se reveste a Enfermagem”. De salientar que, do painel de oradores nacionais e internacionais, fazem parte Ulisses Miranda Azeiteiro, da Universidade de Aveiro da área da Biologia, Robert Ryan da Universidade de Massachussets, EUS da área de arquitetura; Maria João Costa, bolseira FCT do CIIS, representando a enfermagem, e Inês Sousa Real, deputada do PAN, em representação da política.

“Ao longo do evento vamos deixar tácito como a Enfermagem pode ajudar na promoção da educação para a sexualidade e afetos em comunidades escolares (envolvendo de forma efetiva os professores, alunos, familiares e outros membros da comunidade); na melhoria do estado de saúde de uma comunidade de crianças em Moçambique, relacionada com o seu Status Nutricional; na melhoria do clima organizacional de uma empresa; na melhoria dos casos de stress profissional e burnout numa comunidade hospitalar nos Açores; na criação de Observatórios dos Diagnósticos de Enfermagem em diferentes Agrupamentos de Centros de Saúde, permitindo melhorar a vigilância epidemiológica das populações; e nas competências de três comunidades intermunicipais (Gaia, Porto e Matosinhos), para a adaptação e mitigação às alterações climáticas”, conclui Pedro Melo.

O projeto MAIEC tem como finalidade avaliar o impacto do Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) em várias comunidades, considerando a comunidade como unidade de cuidados e o empoderamento comunitário como processo e como resultado. O projeto surgiu no contexto de doutoramento de Pedro Melo e está sediado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da UCP. O mesmo conta e atua em quatro domínios distintos: “MAIEC e Comunidades Escolares”, “MAIEC e Comunidades Hospitalares”, “MAIEC e Processos Ambientais” e “MAIEC e Observatórios dos Diagnósticos de Enfermagem” e foi desenvolvido no Porto e em Moçambique.

Para mais infoirmações e consulta do programa completo: https://ics.porto.ucp.pt/pt-pt/faculty-research/scientific-events/1o-congresso-maiec-desafios-das-alteracoes-climaticas-enfermagem-como-inovacao .

Imagem: UCP.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas