Atualidade
Resistência em tempo de pandemia
Documentário com “Os Vocalistas” lançado online

O documentário Bissexto, realizado por Luís Godinho, estreou online esta terça-feira, dia 9 de agosto. Rodado em plena pandemia, o filme acompanha Os Vocalistas, um dos mais populares grupos de Cante Alentejano, durante várias semanas em que a atividade artística esteve reduzida a zero. Sem concertos, Os Vocalistas responderam à falta de trabalho pago com um projeto de recolha de músicas do cancioneiro tradicional da região.
Da Vidigueira a Pias, da Cuba à aldeia do Rosário ou a Castro Verde, Bissexto segue Bernardo Emídio, José Emídio e Ruben Lameira (Os Vocalistas) ao encontro de velhos cantadores, numa tentativa de “fintarem” a crise que bateu forte no setor da cultura, ensaiarem novas modas e, sobretudo, fazerem o que melhor sabem: cantar.
“É um trabalho que documenta uma afirmação de resistência perante a pandemia e o silêncio”, diz o realizador, Luís Godinho, segundo o qual, o filme demonstra “a obstinação destes três músicos, que se recusaram a cruzar os braços no momento mais difícil das suas carreiras”.
“Sem concertos durante vários meses e sem perspetivas de trabalho, foi com um misto de espanto e de admiração que acompanhámos Os Vocalistas na renúncia ao silêncio que invadiu as suas e as nossas vidas para, no tempo de paragem em que o documentário foi gravado, procurarem novas fontes de inspiração, indo ao encontro de velhos amigos com quem partilham essa imensa aventura que é o Cante Alentejano”, acrescenta.

Ainda de acordo com Luís Godinho, trata-se de um documentário “que reflete sobre as consequências financeiras, pessoais e familiares da crise provocada pela COVID-19 e sobre a difícil tentativa de regresso” à normalidade.
Bissexto é o terceiro documentário do realizador sobre temáticas musicais, depois de Chainho, filmado por ocasião dos 50 anos de carreira do guitarrista António Chainho, e de Marfim, uma viagem pelo património arquitetónico e cultural da cidade de Évora conduzida pelo músico António Bexiga, ambos estreados em 2017.
Produzido pela ALD Produções e pela Setespinhas, com produção executiva de Ana Luísa Delgado e direção de fotografia de Bruno Lino Vassalo, “Bissexto” conta com a participação especial do Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias”, do Grupo Coral Feminino “As Andorinhas do Rosário” e do Grupo Coral “Os Ganhões”, de Castro Verde.
“O documentário fala das dificuldades que a pandemia trouxe para o nosso trabalho. Foi um tempo terrível em que todos os dias eram cancelados espetáculos e em que nos vimos numa situação muito difícil, com todo o nosso trabalho desmarcado”, revela José Emídio.
Ao longo de 2020, quando o documentário foi filmado, Os Vocalistas publicaram, todos os dias, na Internet, uma moda de Cante Alentejano. “É uma peça única, pois nunca ninguém tinha feito um cancioneiro digital. Como o ano teve 366 dias, chamámos-lhe Bissexto de Modas. Daí o nome do filme”, sublinha José Emídio, lamentando que os grupos de Cante Alentejano continuem a passar por “muitas dificuldades” pois “ainda não houve uma retoma completa” dos concertos.
Finalistas do programa “The Voice Gerações”, da RTP1, Os Vocalistas completaram oito anos de atividade. “Durante este percurso, introduzimos diversos instrumentos, como percussão, beatbox, acordeão ou baixo e fomos fazendo arranjos vocais pouco utilizados no Cante Alentejano, dando assim uma nova roupagem à nossa música”, refere Ruben Lameira, recordando que o primeiro CD, com “músicas que fomos encontrando aqui e ali nas nossas pesquisas e pelas quais nos fomos apaixonando”, chegou a estar previsto para este ano, não se tendo concretizado “por força da pandemia”.
Fotos: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares