Connect with us

Atualidade

Resistência em tempo de pandemia

Documentário com “Os Vocalistas” lançado online

Publicado

on

O documentário Bissexto, realizado por Luís Godinho, estreou online esta terça-feira, dia 9 de agosto. Rodado em plena pandemia, o filme acompanha Os Vocalistas, um dos mais populares grupos de Cante Alentejano, durante várias semanas em que a atividade artística esteve reduzida a zero. Sem concertos, Os Vocalistas responderam à falta de trabalho pago com um projeto de recolha de músicas do cancioneiro tradicional da região.

Da Vidigueira a Pias, da Cuba à aldeia do Rosário ou a Castro Verde, Bissexto segue Bernardo Emídio, José Emídio e Ruben Lameira (Os Vocalistas) ao encontro de velhos cantadores, numa tentativa de “fintarem” a crise que bateu forte no setor da cultura, ensaiarem novas modas e, sobretudo, fazerem o que melhor sabem: cantar.

“É um trabalho que documenta uma afirmação de resistência perante a pandemia e o silêncio”, diz o realizador, Luís Godinho, segundo o qual, o filme demonstra “a obstinação destes três músicos, que se recusaram a cruzar os braços no momento mais difícil das suas carreiras”.

“Sem concertos durante vários meses e sem perspetivas de trabalho, foi com um misto de espanto e de admiração que acompanhámos Os Vocalistas na renúncia ao silêncio que invadiu as suas e as nossas vidas para, no tempo de paragem em que o documentário foi gravado, procurarem novas fontes de inspiração, indo ao encontro de velhos amigos com quem partilham essa imensa aventura que é o Cante Alentejano”, acrescenta.

Momento de pesquisa (Foto: DR)

Ainda de acordo com Luís Godinho, trata-se de um documentário “que reflete sobre as consequências financeiras, pessoais e familiares da crise provocada pela COVID-19 e sobre a difícil tentativa de regresso” à normalidade.

Bissexto é o terceiro documentário do realizador sobre temáticas musicais, depois de Chainho, filmado por ocasião dos 50 anos de carreira do guitarrista António Chainho, e de Marfim, uma viagem pelo património arquitetónico e cultural da cidade de Évora conduzida pelo músico António Bexiga, ambos estreados em 2017.

Produzido pela ALD Produções e pela Setespinhas, com produção executiva de Ana Luísa Delgado e direção de fotografia de Bruno Lino Vassalo, “Bissexto” conta com a participação especial do Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias”, do Grupo Coral Feminino “As Andorinhas do Rosário” e do Grupo Coral “Os Ganhões”, de Castro Verde.

“O documentário fala das dificuldades que a pandemia trouxe para o nosso trabalho. Foi um tempo terrível em que todos os dias eram cancelados espetáculos e em que nos vimos numa situação muito difícil, com todo o nosso trabalho desmarcado”, revela José Emídio.

Ao longo de 2020, quando o documentário foi filmado, Os Vocalistas publicaram, todos os dias, na Internet, uma moda de Cante Alentejano. “É uma peça única, pois nunca ninguém tinha feito um cancioneiro digital. Como o ano teve 366 dias, chamámos-lhe Bissexto de Modas. Daí o nome do filme”, sublinha José Emídio, lamentando que os grupos de Cante Alentejano continuem a passar por “muitas dificuldades” pois “ainda não houve uma retoma completa” dos concertos.

Finalistas do programa “The Voice Gerações”, da RTP1, Os Vocalistas completaram oito anos de atividade. “Durante este percurso, introduzimos diversos instrumentos, como percussão, beatbox, acordeão ou baixo e fomos fazendo arranjos vocais pouco utilizados no Cante Alentejano, dando assim uma nova roupagem à nossa música”, refere Ruben Lameira, recordando que o primeiro CD, com “músicas que fomos encontrando aqui e ali nas nossas pesquisas e pelas quais nos fomos apaixonando”, chegou a estar previsto para este ano, não se tendo concretizado “por força da pandemia”.

Fotos: DR.

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas