Atualidade
23ª Meia Maratona Manuela Machado leva “festa do atletismo” a Viana do Castelo

Viana do Castelo é palco, a 6 de março, da JSC 23ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, evento que deverá levar cerca de 3.000 pessoas à cidade, para participar na corrida e na caminhada solidária.
A partida acontece na Praça Marques Júnior, às 10h30 de domingo, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, espaço que servirá de apoio logístico à prova organizada pelas Cyclones Sanitop e Câmara Municipal de Viana do Castelo. A par da meia-maratona de 21.095 metros, realiza-se a 21ª Caminhada, com uma extensão de 5.000 metros e com os 2 euros da inscrição a reverter a favor da Junta Regional dos Escuteiros e Comissariado Regional de Viana do Castelo das Guias de Portugal.
Para a meia-maratona estão já garantidos 2.000 atletas de Portugal, Espanha, França e Brasil, mas as inscrições continuam abertas até à próxima sexta-feira. Já a caminhada deverá contar com 800 a 1.000 participantes, estando as inscrições abertas até meia-hora antes do início da prova.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que “é um prazer continuarmos a ser parceiros da Manuela, que é uma referência como atleta e como cidadã deste nosso grande concelho, quer na área do desporto quer noutras áreas”.
“De facto, 23 edições é uma longevidade considerável e sendo a Manuela uma atleta de fundo, não é com surpresa que chegamos a este número de edições, sempre num processo de aprendizagem, crescimento e consolidação de uma prova que integra o nosso programa de provas desportivas”, frisou o autarca.
Além da perspetiva desportiva, a prova tem também “uma perspetiva de promoção da cidade e do concelho”. “Ao sermos visitados por milhares de atletas, o nosso concelho está também a apresentar-se a todos esses atletas e às suas famílias, convidando-os a visitarem novamente a nossa cidade numa perspetiva turística ou até de investimento”, referiu o autarca.
Já a ex-atleta olímpica Manuela Machado, impulsionadora da prova, explicou que a prova arranca junto ao Centro Cultural e “irá até Meadela, Santa Marta de Portuzelo, Serreleis, Cardielos, regressando ao ponto de partida”. Este é “um ano diferente”, após dois anos de pandemia, o que tem condicionado o número de inscrições, mas a cardielense diz que o mais importante “é que a prova volte a acontecer”.
“Para mim, neste momento o importante é o pelotão, é a festa. O povo gosta de ver esta festa de atletismo, a cidade cheia de gente a correr, as famílias que acompanham os atletas e que enchem os nossos cafés, restaurantes e hotéis”, considerou ainda.
O Vereador do Desporto e da Promoção da Saúde, referiu que esta é “uma prova extremamente importante para nós” e “mítica” para a cidade que integrou e valorizou o dossier de candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023.
A realização da XXIII Meia Maratona Manuela Machado implica o condicionamento do trânsito rodoviário da seguinte forma:
- Trânsito proibido entre as 09:00h do dia 05 de março e as 14:30h do dia 6 de março na Praça Marques Júnior, arruamento norte;
- Trânsito nos dois sentidos entre as 09:00h do dia 05 de março às 08:00h do dia 06 de março na Praça Marques Júnior, arruamento poente;
- No dia 06 de março e durante o período compreendido entre as 09:45h e as 13:00 horas, estará encerrada ao trânsito a Estrada Nacional 202, entre o cruzamento de Nogueira e Meadela – Alto de S. Vicente (Viana do Castelo).
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca