Connect with us

Atualidade

Volume de ofertas de emprego no 1º trimestre de 2023 diminui 35% face ao período homólogo de 2022

Insight da Fundação José Neves revela evolução das ofertas de emprego no 1º trimestre do ano

Publicado

on

O mais recente Insight da Fundação José Neves, que analisa os dados das ofertas de emprego, revela que, face ao período homólogo de 2022, as ofertas de emprego no 1º trimestre de 2023 diminuíram 35%. Com exceção do 4º trimestre de 2022, as ofertas do 1º trimestre de 2023 foram mais baixas do que as registadas em qualquer um dos trimestres do ano anterior.

Crescimento mensal das ofertas não foi contínuo no 1º trimestre de 2023

Uma análise ao 1º trimestre de 2023 revela que face a dezembro de 2022, janeiro registou um forte aumento de 56% nas ofertas de emprego. Ou seja, as ofertas do 1º mês de 2023 foram mais de 1,5 vezes superiores às do último mês de 2022.  Voltariam a cair em fevereiro cerca de 21%. Apesar de em março se ter verificado uma ligeira recuperação (ofertas de emprego crescerem cerca de 5% em comparação com fevereiro), o número de ofertas do último mês do 1º trimestre de 2023 ainda foi 17% inferior ao registado em janeiro.

Profissões mais procuradas pelos empregadores no 1º trimestre de 2023

Existem seis profissões no Top 10 das profissões mais procuradas no 1º trimestre de 2023 que também estavam no top do mesmo trimestre de 2022. O ponto comum é que estas profissões envolvem uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Os ‘Programadores de software’ foram os únicos que não alteraram de posição, mantendo-se no 1º lugar do ranking entre as profissões mais procuradas nas ofertas de emprego.

Face ao 1º trimestre de 2022, os ‘Analistas de sistemas’ e os ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ subiram posições entre as mais procuradas, ocupando, no 1º trimestre de 2023, o 2º e 5º lugar do top, respetivamente.

1º – Programadores de software

2º – Analistas de sistemas

3º – Diretores de investigação e desenvolvimento

4º – Pessoal de informação administrativa

5º – Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança

6º – Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

7º – Especialistas em publicidade e marketing

8º – Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados

9º – Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

10º – Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares

Face ao 1º trimestre de 2022, as quatro profissões que saíram do top foram as seguintes: Empregados de mesa e bar; Especialistas em recursos humanos; Programadores Web e de multimédia; Representantes comerciais.

No sentido oposto, entraram no top 10 as profissões: Diretores de investigação e desenvolvimento; Pessoal de informação administrativa; Especialistas em publicidade e marketing; Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares.

Profissões que mais cresceram e decresceram no 1º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022

78% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao trimestre homólogo de 2022. Um decréscimo que não pode ser alheio à diminuição do número de ofertas de emprego do 1º trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior (35%).

Estas foram as profissões mais penalizadas, com decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 75%: Operadores de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais; Trabalhadores qualificados do fabrico e decoração de artigos de vidro e cerâmica; Engenheiros eletrónicos; Trabalhadores de vidro de ótica, salineiros, fogueteiros, revestidores manuais e escolhedores.

Estes e outros dados podem ser consultados no Insight “Como evoluíram as ofertas de emprego ao longo de 2022?”, da Fundação José Neves, através do link: https://www.joseneves.org/artigo/as-ofertas-de-emprego-do-1o-trimestre-de-2023-cresceram-25-face-ao-trimestre-anterior.

Imagem: FJN.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas