Atualidade
Voleibol: SL Benfica joga amanhã na Liga dos Campeões
Recebe o Ford Levoranta Sastamala
A equipa de seniores masculinos do SL Benfica recebe amanhã, pelas 20h00, os finlandeses do Ford Levoranta Sastamala, em jogo da primeira mão da 2ª Ronda da Liga dos Campeões.
O jogo, que será arbitrado pelo checo Jan Krticka e pelo alemão Andrea Puecher, disputa-se no Pavilhão Nº 2 do Estádio da Luz e poderá ser seguido em direto na Benfica TV.
Em declarações ao site oficial dos encarnados, o técnico Marcel Matz salientou que esta “é uma equipa mais difícil que o Bigbank Tartu, mais experiente. À medida que a competição vai avançando, as coisas vão ficando mais complicadas. É normal. Espero mais dificuldades: têm um distribuidor muito experiente, centrais grandes… Temos de estar ao nosso melhor nível para conseguir vencer o jogo em casa e depois, fora, conseguir um resultado positivo que nos permita passar“.
O zona 4 André Lopes afina pelo mesmo diapasão, mas defende que têm “crescido jogo a jogo em termos exibicionais. Os índices de confiança estão mais altos do que na altura da Supertaça, confiamos que vamos fazer um bom jogo e passar esta eliminatória“.
A 2ª mão, a disputar no Vexve Areena Sastamala, na Finlândia, está agendada para o dia 27 de outubro.
Se conseguirem o apuramento para a 3ª Ronda, os campeões portugueses defrontarão o vencedor da eliminatória entre o Mladost Zagreb (Croácia) e o Cez Karlovarsko (República Checa).
Entretanto, a Sport TV está a transmitir, em direto, jogos da Liga dos Campeões, sendo o mais próximo o Rieker UJS Komárno (Eslováquia) x Olympiacos Piraeus (Grécia), hoje, às 19h15.
A participação dos benfiquistas na Liga dos Campeões, que não teve campeão na penúltima edição devido à pandemia de COVID-19 e foi vencida sensacionalmente em 2020/2021 pelos polacos do Grupa Azoty Kedzierzyn Kozle, segue-se a várias participações na Challenge Cup, onde chegaram a ser vice-campeões em 2014/2015 e 3ºs classificados na época seguinte.
Nas competições europeias de 2021/2002, as equipas portuguesas estão inseridas na Liga dos Campeões (SL Benfica – masculinos), na Taça CEV (AJM/FC Porto – femininos) e na Challenge Cup (AJ Fonte do Bastardo e Sporting CP, em masculinos, CD Aves/Termolan e Clube Kairós, em femininos).
A AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam os 16 avos-de-final da Challenge Cup.
Os açorianos visitam o KV Peja (Kosovo) no dia 2 de dezembro, jogando em casa no dia 8 de dezembro.
Os leões de Alvalade recebem primeiro os sérvios do OK Nis (30 de novembro), deslocando-se à Sérvia no dia 8 de dezembro.
Em 2019, o Sporting CP foi 3º classificado, após ter sido afastado da final pelos italianos do Vero Volley Monza.
Na Taça CEV, a AJM/FC Porto vai disputar os 16 avos-de-final, onde irá enfrentar um adversário saído das primeiras rondas da Liga dos Campeões: o derrotado do ZOK Ub (Sérvia) x Olympiacos Piraeus (Grécia).
As campeãs portuguesas jogam primeiro no Dragão Arena (17 de novembro) e depois fora (23, 24 ou 25 de novembro).
Na Challenge Cup de femininos, o CD Aves/Termolan vai defrontar, nos 16 avos-de-final, as francesas do RC Cannes, equipa com grande tradição nas competições europeias. As portuguesas recebem as gaulesas no dia 17 de novembro e viajam até França no dia 24 de novembro.
O Clube K vai defrontar, nos 32 avos-de-final, as dinamarquesas do Holte IF (26 de outubro e 2 de novembro), primeiro em casa e depois extramuros.
Na última época, o Clube K passou pela primeira vez da 2ª ronda e só seria eliminado nos quartos de final pelas turcas do Sistem9 Yesilyurt Istanbul, que se sagrariam vencedoras da prova.
Os vencedores das 1ª, 2ª e 3ª rondas da Liga dos Campeões passam, sucessivamente, à fase seguinte, enquanto os derrotados nessas fases descem à Taça CEV, onde irão disputar os 32-avos-de-final ou os 16-avos-de-final.
Na 3ª ronda, passam duas equipas à fase de grupos, que será disputada por 20 equipas.
O vencedor da Liga dos Campeões (masculinos ou femininos) receberá 500 mil euros de prémio, o 2º classificado 250 mil euros e o 3º classificado 125 mil euros.
Na Taça CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 80 mil euros de prémio, o 2º classificado 60 mil euros e os 3ºs classificados 30 mil euros.
Na Challenge CEV, o vencedor (masculinos ou femininos) receberá 50 mil euros de prémio, o 2º classificado 30 mil euros e os 3ºs classificados 10 mil euros.
Árbitros portugueses em ação nas competições internacionais
Pedro Pinto
SVG Lüneburg Geschäftsstelle (Alemanha) x Ribnica Kraljevo (Sérvia), dos 32 avos-de-final da Taça CEV – masculinos, no dia 10 de novembro de 2021.
Nuno Maia
Niedrosterreich Sokol/Post (Áustria) x RSR Walferdange (Luxemburgo), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 27 de outubro de 2021.
Gran Canaria (Espanha) x Branik Maribor (Eslovénia), dos 16 avos-de-final da Taça CEV – femininos, no dia 17 de novembro de 2021.
Raquel Portela
CAI Teruel (Espanha) x Tectum Achel (Bélgica), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – masculinos, no dia 1 de dezembro de 2021.
Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha) x Apollo 8 Borne (Holanda), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 24 de novembro de 2021.
José Caramez
Apollo 8 Borne (Holanda) x Sanaya Libby´s La Laguna (Espanha), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 18 de novembro de 2021.
Nuno Teixeira
Vencedor da eliminatória VKP Bratislava (Eslováquia) x Athens ASP Thetis Voula (Grécia) x Savino Del Bene Scandicci (Itália), dos 16 avos-de-final da Challenge Cup – femininos, no dia 16, 17 ou 18 de novembro de 2021.
Foto: FPV.
Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”.
À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.
Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.
No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.
No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.
Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação
Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.
O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.
Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:
– Via3
– Teatro Popular de Carapeços
– Forjães em Cena
– Amigos do Pato,
– D’Improviso
– APACI
– Banda de Oliveira
– Albergue Cidade de Barcelos
– Ás do Saber.
A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.
Imagens: CMB.
Atualidade
Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios
A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.
Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.
Foto: FAP.
Atualidade
Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente
O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.
O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?
O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.
Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.
O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada