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Atualidade

Voleibol: Seleção Nacional no Europeu 2023

Terceira presença consecutiva em campeonatos da Europa com um jogo ainda por disputar

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A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, garantiu o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2023, ao vencer, ontem, por 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12), a sua congénere do Montenegro em jogo disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.

Embora falte ainda disputar um último jogo na Pool D – Portugal desloca-se, no dia 21 de agosto, à Islândia –, a seleção de todos nós tem já assegurada (nem que seja como um dos melhores segundos classificados) a sua terceira presença consecutiva, e sétima no total, num Campeonato da Europa, concretizando, assim, o seu grande objetivo para 2022.

A fase final do EuroVolley 2023 ainda não tem organizador(es), nem datas marcadas, mas deverá ser disputado em agosto/setembro do próximo ano.

Portugal vs. Montenegro, 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12)

Após o 2-3 averbado no dia 7 de agosto, em Montenegro, para garantir a qualificação direta para o Campeonato da Europa pela terceira vez consecutiva, a Seleção Nacional, orientada por João José, precisava de vencer o seu adversário de ontem por 3-0 ou 3-1, pois o 3-2 obrigava a fazer contas.

Set

Montenegro entrou bem no jogo (3-1), com os portugueses a sentirem bem a potência dos serviços de Aleksandar Minic, capitão dos montenegrinos. Portugal recompôs-se rapidamente e equilibrou a contenda (3-3, 6-6, 10-10).

Filip Cveticanin, com um ataque ao primeiro toque, conseguiu a primeira diferença de dois pontos (18-16) para Portugal… mas a equipa orientada por Ivan Joksimovic não acusou o golpe e com dois serviços de Marko Bojic voltou a passar para para a frente no marcador (19-18).

Um bloco de Ivan Zvicer, seguido de um ataque do mesmo jogador, aumentou a diferença (21-19).

Portugal respondeu com um ataque de Alexandre Ferreira e um bloco de Filip Cveticanin (22-22), obrigando Ivan Joksimovic a parar o jogo.

Um ataque de segunda linha de Lourenço Martins manteve Portugal no jogo (25-25). Alex Ferreira colocou a turma das quinas a um mero ponto do triunfo, que seria selado com novo ataque do capitão lusitano: 27-25.

Marko Bojic, com 8 pontos, e Ivan Zvicer, com 7, iniciavam um interessante duelo de pontuadores com Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, ambos com 7 pontos neste parcial.

Set

Um monster bloco de Miguel Sinfrónio impulsionou Portugal (3-0) e uma bomba no serviço de Lourenço Martins aumentou a distância pontual (6-2).

Dois erros, no serviço e no ataque, mostraram que Montenegro estava um pouco desorientado com a velocidade e agressividade com que Portugal jogava e o treinador montenegrino viu-se obrigado a reunir com os seus pupilos.

A conversa não surtiu efeitos visíveis (10-3) e Ivan Joksimovic procurou remediar a situação fazendo algumas alterações.

Enquanto isso, os portugueses mantinham a sua caminhada a passos largos para novo triunfo.

Um serviço direto de Marko Bojic ainda fez soar algum alarme no banco de Portugal (13-6).

Alex Ferreira respondeu à altura dos acontecimentos, com um serviço direto (15-6). Um bloco de Tiago Violas empolgou, ainda mais, o (muito) público (17-7).

A Seleção Nacional exalava bom Voleibol e os adeptos agradeciam o espetáculo (19-8).

Montenegro reagiu e um serviço de Djordje Jovovic atenuou um pouco a diferença (20-12), mas o set era dominado pelos portugueses, que fixaram o resultado em 25-15, com um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex Ferreira.

Set

O terceiro parcial começou, como o primeiro, a ser jogado ponto a ponto, mas só até aos 4-4. Depois, os portugueses começaram a crescer. Um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex levaram o público ao delírio (9-5). Novo bloco, este de Miguel Sinfrónio, afastaram, ainda mais, Portugal (14-7).

O capitão Alex era o timoneiro da confiança portuguesa e dava o exemplo no ataque (17-8), no bloco (19-8) e no serviço (20-10).

Lourenço Martins e um serviço direto garantiram o triunfo que deu o apuramento europeu: 25-12, por números que não deixam dúvidas quanto à superioridade de Portugal.

Alexandre Ferreira, com 21 pontos, cotou-se como o melhor pontuador do jogo, seguido de Lourenço Martins (12) e Filip Cveticanin (10).

O Selecionador Nacional, João José, sublinhou que “o jogo acabou por ser muito intenso devido à importância que tinha. Da forma como estão a evoluir os outros grupos, se ganhássemos 3-2, até poderia ser complicado ser um dos cinco melhores segundos classificados. Mesmo no rácio de pontos eles estavam melhores do que nós”. Sobre a equipa, para João José, esta “esteve muito bem, ou seja, leram bem o que o adversário ia fazer e corrigir praticamente tudo o que não tínhamos conseguido fazer no jogo anterior“.

No entender do capitão Alexandre Ferreira, “não se constrói nada do dia para a noite. É um grupo que teve muitas mudanças e precisava de algum tempo para se adaptar. Para além disso, tivemos alguns jogadores com limitações físicas ao longo do percurso, o que também motivou algumas alterações na equipa, mas hoje [Ndr: ontem] voltámos àquela que era a nossa estrutura base desde início e correu bem, com cada um a fazer o seu trabalho”, sendo que assumiram “o favoritismo desde início, tivemos altos e baixos, como em Montenegro, mas hoje mostrámos que somos bem superiores”. Já sobre o apuramento, Alex salientou que “estamos pela terceira vez consecutiva no Europeu e sinto um enorme orgulho, pois sinto que o nosso País está a crescer na modalidade e isso é o mais importante: levar bem alto o nome do nosso País noutra modalidade sem ser só o Futebol. Vamos estar três vezes consecutivas e espero estar a quarta vez”.

Foto: FPV.

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Autódromo do Estoril recebe a 6ª edição do “Estoril Classics”

Clássicos prometem entusiasmar os amantes dos bólides de hoje até domingo

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Entre hoje e domingo, está a decorrer, no Circuito do Estoril, o “Estoril Classics”, evento dedicado ao automobilismo, no caso, aos Clássicos.

Com o objetivo de “trazer até ao Circuito do Estoril, os carros e as competições de clássicos mais importantes do mundo”, o “Estoril Classics”, criado em 2017, tornou-se, muito rapidamente, numa “paragem obrigatória no roteiro de todos os amantes de automóveis clássicos”, conforme salienta a organização.

Para além do impacto económico direto do evento, motivado pelas viagens e estadias de todos aqueles que acompanham as corridas, este terá, também, um efeito multiplicador, “pelo aumento de notoriedade e prestígio da região de Cascais dentro do segmento dos ‘Gentleman Drivers’”, continua a organização. “Será expectável que isto conduza ao aumento de atividades realizadas ao longo de todo o ano relacionadas com o evento, como por exemplo”, conclui.

A sexta edição do “Estoril Classics” reúne quatro disciplinas das corridas de clássicos no mesmo palco: Fórmula 1, Sports Cars, GT´s e Turismos.

As grelhas da PETER AUTO e da RACE READY são dedicadas a diferentes períodos da história do desporto automóvel e categorias: GTs, protótipos e carros de turismo de 1950 a 2000.

Competições:

Classic GP

Uma grelha repleta de monolugares de Formula 1 que preencheram o imaginário de muitos até 1986. Carros que outrora foram conduzidos por James Hunt, Keke Rosberg ou Niki Lauda. A oportunidade ideal para rever as máquinas que fizeram as delícias nos principais circuitos mundiais, regressando, uma vez mais, ao Circuito do Estoril.

Greatest’s Trophy

The Greatest’s Trophy é uma competição aberta aos carros excecionais que marcaram os principais eventos do automobilismo de resistência dos anos 1950 e 1960.

Classic Endurance Racing

Com grelhas repletas de carros de GT e Protótipos de sonho, entre os quais Porsche 935, BMW M1, Lola T70, Ferrari 512 BBLM – e pilotos que desejam honrar a fabulosa história das suas máquinas, o espetáculo é garantido.

Endurance Racing Legends

Os carros mais modernos que competem em eventos de circuito organizados por PETER AUTO podem ser encontrados nesta série. Reúne máquinas que jovens espectadores se lembram bem: os GTs e Protótipos das décadas de 1990 e 2000.

Group C Racing

Os regulamentos do Grupo C, que estiveram em vigor entre 1982 e 1993, levaram à produção destes exuberantes Sport-Protótipos que escreveram algumas das páginas mais gloriosas da história das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato do Mundo FIA de Endurance.

Heritage Touring Cup

A Heritage Touring Cup faz-nos recordam os tempos dourados do Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC) entre 1966 e 1984, aonde o ponto alto da temporada eram as 24 Horas de Spa-Francorchamps.

Sixties’ Endurance

A Sixties’ Endurance, para a viaturas de Sport pré-63 e de GT pré-66, oferece uma oportunidade maravilhosa para admirar alguns dos ícones do Campeonato do Mundo de resistência de uma das épocas mais aclamadas do automobilismo.

2.0L Cup

A 2.0L Cup é a única competição monomarca da PETER AUTO. Está reservada para os primeiros Porsche 911, de chassis curto e motores 2-litros, preparados de acordo com os regulamentos FIA anteriores a 1966.

Fifties’ Legends

A competição The Fifties’ Legends acomoda automóveis dos anos 1950 e início dos anos 1960. Esta série apresentará os carros mais antigos do evento.

Iberian Historic Endurance

O Iberian Historic Endurance reúne um grupo exclusivo de “Gentleman Drivers” que querem competir com as suas esbeltas máquinas de Turismo ou Grande Turismo até 1976. A maior e mais variada grelha de partida de viaturas clássicas da Península Ibérica.

Concurso de Elegância ACP

O Concurso de Elegância ACP destaca os automóveis clássicos que mantêm intacto o seu rigor histórico em termos de estética, mecânica e desporto.

Horário:

Foto e imagem: PA e RR.

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PSP reforça vigilância devido a Peregrinação a Fátima 2022

Deixa conselhos a peregrinos e condutores

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Com a aproximação do dia 13 de outubro e o subsequente aumento de peregrinos nas estradas, que se deslocam rumo ao Santuário de Fátima, a Polícia de Segurança Pública (PSP) intensifica a sua presença e visibilidade nas vias rodoviárias urbanas que, usualmente, registam maior afluência de peregrinos, contribuindo para o aumento destes e da segurança rodoviária.

A partir de hoje, e até 13 de outubro, a PSP assegura ações de visibilidade policial e acompanhamento dos peregrinos, com o duplo propósito de promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos.

As vias habitualmente utilizadas pelos peregrinos serão também, nesta janela temporal, especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel.

Também com o intuito de explicar a importância da adoção sistemática e voluntária de comportamentos de segurança rodoviária organizamos, a nível nacional, em coordenação com as autoridades eclesiásticas, edilidades, grupos informais de cidadãos e demais parceiros, sessões de informação/sensibilização dirigidas aos peregrinos, nas quais os Polícias abordam as medidas de autoproteção e de segurança rodoviária no contexto da deslocação apeada de grupos, com ou sem viaturas de apoio.

Especialmente nesta janela temporal a PSP aconselha a todos os condutores:

· Pratique uma condução defensiva, antecipando permanentemente a necessidade de, repentinamente, ter de imobilizar o veículo, mudar de direção ou desviar-se de um obstáculo;

· Diminua a velocidade de circulação nos centros urbanos;

· Ao visualizar um grupo de peregrinos e/ou um carro de apoio, diminua a velocidade e antecipe a necessidade/dever de deixar uma distância de segurança de, pelo menos, 1,5 metros;

· Circule com os médios ligados para ver e ser visto;

· Ao cruzar-se com peregrinos, não faça sinais de luzes nem use os máximos.

A PSP aconselha a todos os peregrinos, especialmente na circulação em contexto urbano:

· Use sempre roupas claras e materiais retrorrefletores (p.e. coletes);

· Circule pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas;

· Caminhe no sentido contrário ao trânsito e sem ocupar a faixa de rodagem;

· Em grupo, caminhe em fila única;

· Evite o uso do telemóvel e de auscultadores que impeçam que ouça um alerta ou pedido de auxílio;

· Desde o entardecer até ao nascer do sol, a primeira pessoa da fila deve ser portadora de uma lanterna com luz branca apontada para o chão (para não encadear os condutores) e, a última, uma luz vermelha;

· Prefira as vias de menor tráfego automóvel, nomeadamente os denominados Caminhos de Fátima;

· Informe os seus familiares do planeamento da viagem (etapas, locais de paragem e/ou pernoita, outras pessoas em peregrinação);

· Hidrate-se e faça pausas para descansar. O cansaço diminui as capacidades físicas e de perceção e prejudica a vigilância, a atenção e a reação, muito importantes para quem anda na estrada.

· Informe a PSP local sobre obstáculos na via ou comportamentos perigosos por qualquer peregrino ou automobilista (contactos no sítio oficial da PSP, separador “Onde Estamos”);

· Em caso de emergência (médica ou policial) utilize o 112: descreva de forma breve que tipo de auxílio necessita e forneça a informação solicitada (tipo de problema; localização; nº de pessoas e/ou viaturas …);

· O Número Europeu de Emergência 112 é o único número de emergência em qualquer país da União Europeia que pode ser usado a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. Constituem emergências a reportar pelo 112:

– Pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica;

– Crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada;

– Incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação);

– Descoberta de crianças e seniores perdidos, aderentes aos programas da PSP Estou Aqui Crianças e Estou Aqui Adultos, para comunicar a sua localização e número da pulseira.

Em qualquer outra situação o cidadão deverá contactar diretamente a Esquadra ou corpo de bombeiros local.

Imagem: PSP.

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Sintra: Obra clássica de Ésquilo para ver no Museu de Odrinhas

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O Teatro Tapa Furos apresenta “Prometeu Agrilhoado”, de Ésquilo, uma obra da literatura clássica que irá estar em cena no MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, de 15 a 30 de outubro e 5 e 6 de novembro.

A obra fala da soberba rebeldia do Titã Prometeu, que foi castigado severamente por muito ter amado os homens. A sua intrépida resistência e inabalável recusa em dobrar a cerviz ao jugo da tirania fizeram do Prometeu um símbolo de tudo quanto implique luta por um ideal de nobreza de alma.

Após Prometeu ter roubado o fogo a Zeus e tendo-o dado aos mortais – que criaram todas as artes através dele – Zeus, irritado, entregou-o a Poder e a Força, seus servidores e também a Hefesto, para o conduzirem até ao monte Cáucaso e aí o prenderem com grilhões de aço.

Esta pena durará 30 mil anos. Sabemos que o Titã será libertado, mas por quem? Terá Prometeu a resposta para esta questão?

As sessões realizam-se de 15 a 30 de outubro e 5 e 6 de novembro, aos sábados e domingos pelas 18h00. As reservas podem ser efetuadas por telefone 968 610 106 – 219 238 608 ou producao@tapafuros.com .

Com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Foto: DR.

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