Atualidade
Voleibol: Seleção Feminina já treina em Santo Tirso
Seleção Nacional de Seniores Femininos regressa hoje ao trabalho

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Hugo Silva, realiza hoje, de tarde, o primeiro treino em Santo Tirso, no arranque dos trabalhos de preparação da fase de apuramento para a European Silver League 2022, cuja fase preliminar está agendada para o dia 25 do mês corrente.
No âmbito do plano de preparação desta competição, a Seleção Portuguesa parte, na quinta-feira, para França, onde defrontará em Rennes (Salle Colette Besson), nos dias 13 (20h30), 15 (17h00) e 16 de maio (14h00), a sua congénere gaulesa, em jogos de preparação das duas seleções, respetivamente, para a European Silver League e European Golden League.
Relativamente ao estágio de preparação, Hugo Silva considera que “numa preparação tão curta como a que vamos ter para a Silver League e com atletas ausentes por não terem acabado, ainda, todas as competições, a opção de jogar será a forma indicada para preparar uma equipa de maneira a apresentar-se nas melhores condições possíveis na competição. Serão três jogos com uma excelente seleção e que irão permitir montar uma equipa para iniciar a nossa desafiante e ambiciosa caminhada no feminino. Num primeiro contacto com algumas atletas, sinto que estão reunidas condições para encararmos as competições em que estamos inseridos de forma confiante e – quem sabe? – este poder vir a ser o momento de viragem do Voleibol feminino que todos tanto ambicionam”.
Na European Silver League de femininos, a Seleção Nacional vai enfrentar, na Pool A, a Estónia, sua adversária na edição da ESL de 2021, a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo.
Hugo Silva, que durante vários anos foi o responsável técnico pela Seleção Nacional de Seniores Masculinos, e se estreia, este ano, à frente da Seleção Nacional de Seniores Femininos, antevê: “Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino. Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma seleção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer seleção“.

Em 2021, a Seleção Nacional fez história na European Silver League ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção, a vencer a ESL 2021.
Como a presente edição da Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de julho.
O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.
A Pool A da ESL arranca no dia 25 de maio (quarta-feira/Viana do Castelo), com o Estónia vs. Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de junho. V
Convocatória de 16 atletas
Ana Couto – AJM/FC Porto – Distribuidora
Eliana Durão – Leixões SC – Distribuidora
Kátia Oliveira – Clube K – Central
Carina Moura – Leixões SC – Central
Aline Rodrigues – Sporting CP – Central
Amanda Cavalcanti – Sporting CP – Central
Bárbara Gomes – Sporting CP – Zona 4
Marta Hurst – USC Munster (Alemanha) – Zona 4
Gabriela Coelho – Leixões SC – Zona 4
Margarida Maia – GC Vilacondense – Zona 4
Maria Leonor Coelho – SC Braga/U. Minho – Zona 4
Júlia Kavalenka – Tenaglia Altino Volley (Itália) – Oposta
Maria Reis Lopes – PV2014/Ac. Voleibol Colégio Efanor – Oposta/Zona 4
Alice Clemente – SL Benfica – Oposta/Z4
Joana Resende – AJM/FC Porto – Líbero
Daniela Loureiro – Sporting CP – Líbero.

Na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023, a Seleção Nacional de Seniores Femininos vai defrontar, na Pool C, a Ucrânia, a Hungria – respetivamente 12ª e 16ª classificadas no EuroVolley 2021 – e o Chipre.
Os jogos da fase de qualificação são disputados entre 15 de agosto e 15 de setembro de 2022.
O Selecionador Nacional analisou a Pool C: “Tendo em consideração a posição no ranking que ocupamos, já sabíamos que íamos encontrar duas seleções fortes, no caso Ucrânia e Hungria, que chegaram aos oitavos de final no último Europeu, revelando, assim, a força e os argumentos destas seleções. Mas nós sabemos que para fazer algo histórico temos de ficar à frente de alguma destas seleções e é para isso que vamos trabalhar, procurando, acima de tudo, formar um grupo coeso e ambicioso. Obviamente, neste grupo destacam-se os embates com a Ucrânia, que terão sem dúvida um significado especial, não só por ser uma seleção que no masculino já se cruzou comigo em muitas batalhas, mas principalmente, por saber que vamos jogar com um adversário que revela bem a bravura do seu povo e que é um exemplo para todos nós. Têm demonstrado muita coragem enquanto povo, ainda para mais tendo em conta o poderio do seu adversário… Acho justo e legítimo que estas minhas palavras sirvam de uma modesta homenagem ao povo ucraniano, desejando ao mesmo tempo que a paz regresse ao mundo… e que no fim se apurem a Ucrânia e Portugal“.
Fotos: FPV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca