Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Feminina de Sub-21 ruma a Montenegro para o Europeu

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-21 Femininos viaja, hoje, para Podgorica, capital de Montenegro, onde vai disputar, de 19 a 21 de maio, a Pool E de Qualificação para o respetivo Campeonato da Europa.

Na Pool E, a disputar no SC Verde de Podgorica, a Seleção Nacional, liderada por João Santos, vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia.

O Selecionador Nacional faz o ponto da situação: “Durante a semana transata, conseguimos observar 20 atletas e decidir quais as 12 que seguirão para a competição. Fazemos hoje [ndr: ontem] o último treino em Portugal com o grupo alargado e viajamos amanhã [ndr: hoje] para Montenegro com o grupo final. Não foi, de todo, a preparação desejada, mas a possível, tendo em conta todas as circunstâncias. Atendendo ao período competitivo e académico, não foi possível ter o grupo completo reunido em estágio como gostaríamos, mas, por outro lado, as atletas chegarão à prova com bastante ritmo e acreditamos no trabalho que desenvolveram durante a época nos clubes“, salienta João Santos, acrescentando: “Julgo que este grupo é bastante heterogéneo em relação à experiência das atletas, e foi um fator a ter em conta na escolha das 12 que vão à competição. Algumas das atletas, como é o caso da Amanda Cavalcanti, da Alice Clemente e da Maria Reis Lopes, já têm bastante experiência, quer em equipas seniores na Liga Lidl, quer nos trabalhos da Seleção Sénior em anos transatos, contudo, tentámos também integrar algumas atletas que não têm tanta experiência e que acreditamos que possam fazer parte das próximas gerações“.

Quanto a expectativas relativamente à fase de qualificação para o Europeu, o primeiro na categoria de Sub-21 Femininos, “o objetivo é conseguir uma das sete vagas que dão acesso à fase final do Europeu. O primeiro lugar do grupo assegura a qualificação, os três melhores segundos também se qualificam. Portugal nunca conseguiu estar presente numa fase final do Europeu em escalões de formação femininos, e isso só por si revela a dificuldade da missão, mas o grupo acredita que é possível e iremos, jogo a jogo, lutar pelo nosso objetivo. A Turquia é a favorita ao primeiro lugar do grupo, pois grande parte das atletas foram campeãs da Europa de Sub-19 em 2020 e é um país com bastante tradição no Voleibol mundial. Montenegro, ao ser organizador de uma das pools, seguramente também acredita na qualificação para a fase seguinte. Não conseguimos reunir as informações que pretendíamos acerca das seleções que vamos defrontar, pelo que tentaremos conhecer e estudar os adversários com o decorrer da competição“, conclui João Santos.

A comitiva para Podgorica

Boavista FC

Rita Benídio

Castêlo da Maia GC

Matilde Mouta

GC Vilacondense

Bruna Guedes

Marlene Pereira

Leixões SC

Beatriz Cerveira

Lusófona VC

Raissa Cassamá

PV2014 – Ac. Vol. Colégio Efanor

Ana Monteiro

Bruna Correia

Maria Reis Lopes

SL Benfica

Alice Clemente

Marisa Pardal

Sporting CP

Amanda Cavalcanti

…………………

Team Manager – Arnaldo Rocha

Treinador Principal – João Santos

Treinadora Adjunta – Beatriz Santos

Fisioterapeuta – Jhony Gomes

A Seleção Nacional de Sub-21 vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia, na Pool E, a disputar em Montenegro, de 19 a 22 de maio.

Pool A (Sérvia) – Dinamarca, Letónia e Sérvia

Pool B (Polónia) – República Checa, Hungria, Polónia e Ucrânia

Pool D (Áustria) – Áustria, Bulgária, Ilhas Faroé e Israel

Pool E (Montenegro) – Islândia, Montenegro, PORTUGAL e Turquia

A fase final será realizada em Cerignola e Andria, na Itália, de 12 a 17 de julho de 2022.

Imagem: FPV.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas