Atualidade
Voleibol: Equipas portuguesas com a mira nos 16 avos-de-final das competições europeias
A equipa de seniores femininos do Sporting Clube de Portugal defronta hoje (19h00 locais), na Dinamarca, o Holte IF no jogo da 2ª mão dos 32 avos-de-final da Challenge Cup.
No primeiro jogo, disputado na semana passada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, as leoas de Alvalade venceram as dinamarquesas pela margem máxima (3-0: 25-16, 27-25 e 25-21), rubricando, assim, o seu primeiro triunfo nas competições europeias.
Para garantir a passagem aos 16 avos-de-final, a equipa orientada por Rui Costa precisa, apenas, de vencer por qualquer resultado, podendo mesmo perder pela margem mínima; se perder por 1-3 ou 0-3, terá de vencer seguidamente um set de desempate (Golden Set).
Se passarem aos 16 avos-de-final, as leoas de Alvalade – que foram as primeiras campeãs nacionais, na época de 1958/1959 – irão defrontar o vencedor da eliminatória entre o ES Charleroi Volley (Bélgica) e o Tent Obrenovac (Sérvia).
Na 1ª mão, disputada, as sérvias venceram, em casa, por 3-0 (25-16, 25-20 e 25-22).
Igualmente para os 32 avos-de-final, o Clube Kairós, que perdeu (0-3: 17-25, 11-25 e 20-25) com o Galatasaray Daikin Istanbul na primeira mão dos 32 avos-de-final da Challenge Cup, disputada na cidade turca de Istambul, recebe as turcas, amanhã, em Ponta Delgada (20h30 locais) e, para passarem à fase seguinte, as portuguesas precisam de vencer por 3-0 ou 3-1 e, depois, ganhar o Golden Set.
Ainda em femininos, mas na Taça CEV, o FC Porto vai defrontar as belgas do VC Oudegem nos 16 avos-de-final. A formação portista vai disputar a 1ª mão com o VC Oudegem, 3º classificado da última Liga da Bélgica, extramuros, no dia 9 de novembro (20h00 locais), e a 2ª mão em 14 de novembro, no Dragão Arena (20h00).
Em masculinos, e na Liga dos Campeões, o SL Benfica, tetracampeão em título, entra diretamente na 4ª Ronda, a chamada fase de grupos, defrontando, fora, no dia 23 de novembro (19h30 locais) o Berlin Recycling Volleys, campeão da Alemanha, na primeira jornada da Pool C, e depois, o Gas Sales Bluenergy Piacenza, vencedor da Taça da Itália – e clube onde milita, este ano, o distribuidor português Buno Dias –, e o Halkbank Ankara, vencedor da Taça da Turquia e semifinalista da Champions na época transata.
A fase de grupos da Liga dos Campeões será disputada entre novembro de 2023 e janeiro de 2024.
Ainda em masculinos, a AJ Fonte do Bastardo e o Sporting CP disputam a Challenge Cup.
Os leões de Alvalade, que saíram do sorteio sem adversário nos 32 avos-de-final, juntam-se, assim, aos açorianos nos 16 avos-de-final, onde vão defrontar, no dia 23 de novembro (19h30, em Lisboa) e 29 de novembro (20h00 locais, em Itália) o Vero Volley Monza.
A AJ Fonte do Bastardo tem os seus jogos agendados para novembro, mas terá de aguardar pelo seu adversário, que será o vencedor da eliminatória entre os sérvios do Spartak Subotica e os noruegueses do Forde VBK, que têm encontro marcado para os dias 25 de outubro e 1 de novembro.
Foto: DR.
Atualidade
Universidade do Minho recebe Encontro Nacional do IN2PAST
Património, artes, sustentabilidade e território juntam 170 cientistas durante quatro dias
O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) vai decorrer de 22 a 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, com cerca de 170 participantes, e no Extremo, em Arcos de Valdevez.
Os trabalhos começam nesta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da Universidade do Minho, que envolve representantes regionais e nacionais nas áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública pretende, mais do que apresentar o IN2PAST, auscultar os representantes das instituições sobre necessidades específicas, a fim de mobilizar parcerias na interação entre os técnicos e os investigadores.
Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e de outras instituições públicas e privadas.
O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar. A abertura é às 9h00, no auditório B2, com intervenções de membros das direções do IN2PAST e do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), organizadores deste Encontro. Até à tarde seguinte estão previstas seis sessões plenárias de debate – Intervir, Reconhecer, Cruzamentos disciplinares, Tecnologias, Pluralidades e Práticas colaborativas –, a par da reunião do Conselho Científico do IN2PAST e da sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.
Saída de campo a Arcos de Valdevez
Para sábado, dia 25, está programada uma saída de campo até ao lugar do Extremo, autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade e que é um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. O momento conta igualmente com a presença de responsáveis do Município arcuense e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.
No Encontro Nacional do IN2PAST cruzam-se diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística ou Bioquímica. É um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.
Estas unidades, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.
Imagem: UM.
Atualidade
Universidade Católica do Porto promove debate “A Felicidade é Lucrativa?”
Dia 30 de janeiro, pelas 18h00, no Porto
Isabel Braga da Cruz (Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto), Ricardo Costa (Chairman do Grupo Bernardo da Costa e autor do livro “A Felicidade é Lucrativa”) e Sofia Mexia Alves (Presidente da Direção da Unificar) são os oradores convidados do debate “A Felicidade é Lucrativa?”. Um evento que se realiza a 30 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório Corticeira Amorim da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e que conta com a moderação de Rui Couceiro (Editor do livro).
Inspirado no livro “A Felicidade é Lucrativa”, de Ricardo Costa, este debate procura trazer a visão de quem lidera organizações em diferentes áreas da sociedade: da academia às instituições públicas, passando também pelas IPSS. No livro, o autor apresenta uma forma nova de olhar para o mundo corporativo – e para o país -, partilhando como se consegue melhorar os espaços de trabalho, mostrando como cada um pode perspetivar a carreira para obter resultados de excelência e ser mais feliz. Ricardo Costa criou, em 2017, o primeiro departamento da Felicidade em Portugal, fez um MBA Executivo e integra o Conselho Consultivo Institucional da Católica Porto Business School.
O debate “A Felicidade é Lucrativa?” é aberto ao público, mas sujeito a inscrição prévia.
Mais informações disponíveis em A Felicidade é Lucrativa? | Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Imagem: DR.
Atualidade
Odivelas: Homem de 28 anos detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 20 de janeiro, na freguesia de Odivelas, procedeu à detenção de um homem de 28 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
A referida detenção ocorreu na sequência de uma ação de fiscalização, tendo o detido, quando exercia a condução de uma viatura, sido encontrado na posse de uma arma branca, devidamente acondicionada numa bolsa de transporte.
O detido foi libertado e notificado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação