Atualidade
Viana do Castelo recebe MRMI – Major Response to Major Incidents
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia as ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento.
No âmbito do plano de formação da Unidade de Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Comando Distrital da Proteção Civil, vai ser desenvolvido um curso de larga escala Major Response to Major Incidents (MRMI).
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi o local eleito para a sua realização, que decorrerá em dois momentos de avaliação: o primeiro, de 30 de maio a 1 de junho, e o segundo, de 2 a 4 de junho de 2022.
O Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), com o apoio da Secretaria Regional da Saúde da Madeira, são os precursores deste curso, cujo principal objetivo consiste na promoção da resposta à catástrofe, proporcionando à estrutura hospitalar e a todas as entidades e profissionais com responsabilidade de gestão, de comando e controlo num incidente de multivítimas, uma importante componente formativa e de treino.
Este é o único curso no país com certificação internacional para este tipo de formação e contará com o envolvimento de aproximadamente 110 formandos e 25 formadores.
O processo de formação procura a interação entre todos os formandos no desempenho das suas funções normais, e baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a um cenário de catástrofe, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possam ser utilizadas na resposta a um grande incidente.
De um modo geral, com este curso, a organização pretende treinar todas as unidades envolvidas (ULSAM, Bombeiros, INEM, PSP, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, Cruz Vermelha, Proteção Civil, entre outros), na tomada de decisões a todos os níveis, de modo a tornar mais eficaz a coordenação e comunicação entre as mesmas, preparando-as para uma eventual situação de catástrofe.
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: Duas detenções por tráfico de droga
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias
No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].
O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Aveiro: Homem de 56 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes
A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 14h35, em Aveiro, deteve um homem, de 56 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.
Foram-lhe apreendidas 19 doses de cocaína, bem como 1 telemóvel, 100 euros, 1 nota estrangeira, 1 powerbank (bateria portátil para telemóvel), recibos de pagamentos de portagens, 1 bilhete de comboio e 1 chave de um automóvel.
No decorrer da diligência, foi ainda identificado um homem, de 35 anos, por suspeita de envolvimento no ilícito.
O detido irá ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro, amanhã, pelas 14h00, para primeiro interrogatório judicial e possível conhecimento de medida de coação.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação