Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo participa na FIA – Feira Internacional de Artesanato de 25 de junho a 3 de julho

Publicado

on

O Município de Viana do Castelo participa, entre 25 de junho e 3 de julho, na 34ª Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre na FIL, em Lisboa, naquela que é a maior mostra de artesanato nacional e internacional na Península Ibérica e a segunda maior na Europa.

Assim, Viana do Castelo apresenta-se no Pavilhão 1 da FIL, num stand promocional de 18 metros quadrados (Nº 1B10) que aposta na divulgação turística do concelho. Esta participação vianense integra apresentação da oferta de alojamento, restauração, serviços de animação turística, artesanato, património natural e cultural, lazer, entre outros, para além de incluir uma mostra do Bordado Certificado de Viana do Castelo.

No Espaço Workshop’s FIA serão promovidos dois workshops de iniciação à arte de bordar pela artesã Conceição Pimenta: dia 27 de junho com “Bordados de Viana do Castelo”; e dia 28 de junho com “Lenços de Namorados do Minho”. Nos dias 25, 26, 29 e 30 de junho serão ainda realizados momentos de degustação de doces tracionais de Viana do Castelo no stand do Município.

Esta edição conta com mais de 400 expositores de 31 países, tendo contado nos 9 dias da edição de 2021 com mais de 22.000 visitantes, naquela que foi uma edição realizada ainda em situação de pandemia.

Para a edição de 2022, a Feira Internacional do Artesanato irá preencher três pavilhões diferentes, num total de 30.000 m² de área expositiva. No Pavilhão 1, estará presente o Artesanato Nacional; no Pavilhão 2, o Artesanato Internacional; e no Pavilhão 3, a Gastronomia e os Vinhos. Os Pavilhões de Exposição (1 e 2) estarão abertos entre as 15h00 e as 24h00. Já o Pavilhão da Gastronomia (3) funcionará das 12h30 às 24h00, com entrada gratuita até às 15h00.

A FIA Lisboa é uma plataforma de excelência para a promoção da identidade e desenvolvimento dos territórios nacionais e estrangeiros designadamente ao nível económico, cultural e turístico. Apoia o desenvolvimento regional e as culturas locais, através de várias vertentes do património cultural material e imaterial – artesanato, gastronomia, recursos naturais, atividades culturais e turísticas, entre outras, procurando evidenciar micro, pequenas e médias empresas nacionais, entidades e organismos oficiais ligados a projetos que visam a promoção e divulgação dos territórios, bem como a venda dos produtos regionais.

Imagem: DR.

Atualidade

Câmara de Sintra requalifica Centros de Saúde de Rio de Mouro e Pêro Pinheiro

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para as empreitadas de conservação e beneficiação dos Centros de Saúde de Rio de Mouro e de Pêro Pinheiro, num investimento superior a 660 mil euros

As empreitadas têm como objetivo garantir as boas condições de funcionamento dos equipamentos com um conjunto de intervenções com que visam melhorar o conforto térmico do edifício, a sua eficiência energética e conforto no interior do seu espaço.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que “a saúde é e sempre foi a nossa grande prioridade. E pode ver-se pela maneira como temos investido no concelho neste setor”. “Estas são mais duas empreitadas em equipamentos de saúde que visam dar melhores condições não só à população, mas também aos profissionais de saúde que lá trabalham” e acrescenta que “a aposta da autarquia está centrada no desenvolvimento da saúde pública, sinónimo disso mesmo é o investimento que a Câmara está a fazer na construção do novo hospital de Sintra, superior a 45 milhões de euros.”

A empreitada do Centro de Saúde de Pêro Pinheiro, no valor de 388 mil euros, tem como principais intervenções a reabilitação de pavimentos existentes, reparação de parede e tetos, reabilitação de portas interiores, substituição da caixilharia, pintura exterior e isolamento térmico do edifício.

Já as principais intervenções no Centro de Saúde de Rio de Mouro, no valor de 388 mil euros, são a execução de cobertura nos telheiros de acesso ao edifício, pintura exterior, isolamento térmico do edifício, substituição da caixilharia, pintura de muros exteriores, substituição e reparação de gradeamentos, montagem de proteção e instalação de Sistema Fotovoltaico para Autoconsumo, para atingir uma redução de pelo menos 30% das necessidades de energia primária.

Recorde-se que, em 2017, a autarquia realizou obras de beneficiação das instalações do Centro de Saúde de Rio de Mouro num investimento de 50 mil euros.

Estes investimentos em equipamentos de saúde, têm o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e integram obras de conservação e beneficiação que visam garantir um bom funcionamento dos serviços prestados, a segurança e o conforto de utentes e profissionais e a melhoria da eficiência energética.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Semana Santa de Valença arranca este domingo

Publicado

on

As celebrações da Semana Santa, em Valença, começam este domingo, 26 de março, com a Procissão dos Passos, e prolongam-se até 10 de abril, com o Lanço da Cruz.

A Procissão dos Passos é a primeira grande cerimónia da Semana Santa de Valença e percorrerá as várias Capelas dos Passos, da Fortaleza. Esta procissão reconstitui os passos de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário, com saída programada para as 16h00.

Na Coroada, em frente a capela do Senhor do Encontro, decorrerá um dos pontos altos da celebração, o emblemático “Sermão do Encontro”. Esta manifestação religiosa é organizada pela Santa Casa da Misericórdia e Paróquia de Santa Maria dos Anjos de Valença.

No fim de semana de 1 e 2 de abril o destaque vai para a recriação histórica dos vários capítulos, da vida de Cristo com o “Via Crucis” e Mercado Nazareno, na Fortaleza, numa iniciativa da Câmara Municipal.

Também no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, decorre a bênção dos ramos na Capela do Bom Jesus, na Coroada, seguida de procissão para a Igreja de Santo Estêvão.

Entre 6 e 8 de abril destacam-se, na programação, a Eucaristia com o “Lava Pés”, a Oração de Noa, a Narração da Paixão e Adoração da Cruz, a Procissão do Enterro do Senhor, a Exposição do Senhor do Túmulo e a Vigília Pascal.

Domingo, 9 de abril, é dia do Compasso Pascal percorrer as casas dos valencianos mantendo uma tradição secular de anunciar a boa nova da ressurreição de Cristo.

Uma manifestação que se prolongará, na segunda-feira de Páscoa, 10 de abril.

As celebrações da Semana Santa de Valença encerram com o emblemático “Lanço da Cruz”, segunda-feira de Páscoa, em Cristelo Covo, por volta das 17h00.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Valença prepara-se para viver esta época tão simbólica, tradicional e com elevado sentido de família e comunidade. Aos valencianos e quem nos visitar a Câmara Municipal de Valença deseja Boa Páscoa“.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

SAGALEXPO leva a Lisboa 1000 compradores internacionais para aumentar exportações

Publicado

on

O maior encontro internacional de negócios apresenta milhares de produtos e marcas portuguesas aos importadores distribuidores e grandes cadeias internacionais incluindo a Diáspora

O maior encontro internacional de negócios apresenta milhares de produtos e marcas portuguesas aos importadores distribuidores e grandes cadeias internacionais incluindo a Diáspora. Tradição e inovação são os temas da nova edição.

O evento, direcionado à exportação de produtos portugueses, está de regresso e leva a Lisboa cerca de 1000 visitantes internacionais, vindos de mais 95 países, através de convite personalizado com diversos incentivos concedidos.

Ao longo dos últimos 12 meses, a equipa de 15 profissionais do setor das feiras, contactou com mais de 26 mil agentes de negócio do mercado externo, nomeadamente 14 500 empresas de países que falam espanhol e inglês; 8 500 empresas de países com idioma francês e 3 000 empresas de países que falam português (incluindo Diáspora).

A segunda edição da SAGALEXPO – Sabores de Portugal conta com a participação de mais 300 empresas portuguesas, com incremento de 40% de novos expositores.

Esta é uma oportunidade essencial para os produtos nacionais chegarem aos quatro cantos do Mundo. “A SAGALEXPO afirma-se como o maior encontro internacional de negócios, permitindo que centenas de empresas nacionais reforcem e aumentem a sua atividade de exportação; conhecerem novos potenciais compradores do mercado externo, realizarem reuniões com os clientes internacionais e ganhar conhecimento acerca do trabalho feito pelo setor”, afirma a organização.

“Nesta segunda edição, conseguimos atingir todos os objetivos que tínhamos delineado. Estamos a um mês do evento e os números que apresentamos são bastante animadores e dão-nos provas da importância do evento”, referiu José Frazão, CEO da Exposalão e promotor do certame.

Além da promoção de produtos e marcas portuguesas, a SAGALEXPO é um motor para o Turismo e restante atividade económica, promovendo durante três dias a hotelaria, restauração e lazer.

A SAGALEXPO – Sabores de Portugal é a maior montra internacional para os produtos e marcas portuguesas. Sabor, tradição, reconhecimento e inovação marcam os eixos da nova edição do certame que acontece de 27 a 29 de março, na FIL, em Lisboa.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas