Atualidade
Viana do Castelo: Nova lingueta de encalhe para embarcações artesanais instalada para apoiar pescadores vianenses
Investimento na ordem dos 50 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou, anteontem, presença na inauguração da nova lingueta de encalhe para embarcações artesanais, que irá servir os pescadores vianenses. O equipamento representa uma reivindicação da Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana, correspondendo a uma antiga aspiração dos homens do mar. O investimento municipal, na ordem dos 50 mil euros, permitiu ainda a aquisição de dois novos carrinhos para encalhar embarcações para manutenção e resolução de avarias, bem como de um guincho elétrico para subir os barcos.
O edil vianense referiu a importância desta “parceria tripartida” entre Município, União de Freguesias e Associação de Pescadores. “Vocês [pescadores] identificaram uma necessidade, a Junta fez chegar à Câmara e a Câmara assumiu a sua resolução. Tal como existiu um compromisso para concretizarmos o equipamento, agora também precisamos que vocês se comprometam, nomeadamente no que toca à organização do espaço, o que contribui para o respeito pela vossa atividade”, declarou o autarca, referindo que é necessário que o espaço esteja cuidado e apelativo para vianenses e turistas. “É quase como ter uma casa. Temos de a manter organizada, para nos sentirmos confortáveis a utilizá-la”, frisou.
“A pesca é uma atividade extremamente exigente e terem em terra ainda dificuldades acrescidas para que possam dedicar-se à atividade é algo que não pode acontecer”, reforçou Luís Nobre.
Sobre a necessidade de haver maior limpeza na área da lota do porto de pesca, Luís Nobre referiu que irá articular com a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, entidade responsável pelo espaço, para “todos juntos, encontrarmos soluções que facilitem a atividade, de uma forma organizada”.
Na inauguração do novo equipamento de apoio à comunidade piscatória, a Presidente da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Helena Brito, entregou, oficialmente, as chaves do guincho elétrico à associação.
De acordo com o Presidente da Ribeirinha de Viana, António Coimbra, esta nova lingueta “vem substituir as travessas antigas, que estavam muito desgastadas” e, neste momento, os pescadores aguardam pela instalação de água e eletricidade na zona, para que o equipamento que foi instalado pela União de Freguesias, com financiamento garantido pelo Município, possa entrar em funcionamento.

António Coimbra referiu que esta era uma velha aspiração, referindo que “já podíamos ter mais sócios, mas alguns pescadores não se associam porque não têm onde encalhar os barcos”. Indicou ainda a necessidade de, “com a máxima urgência”, retirar as embarcações de pesca desportiva daquela zona. “Estas plataformas foram construídas para embarcações de pesca artesanal, mas por cada barco de pesca artesanal estão aqui atracados 8 ou 9 de pesca desportiva ou lúdica”, considerou.
A Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana foi criada a 7 de dezembro de 2021 e é uma associação de pesca artesanal, sem fins lucrativos, constituída essencialmente por pescadores da Ribeira de Viana do Castelo e dos Ancoradouros de Darque e Senhora das Areias. A criação da associação resultou da necessidade que a comunidade piscatória sentiu no acesso ao diálogo com as diversas entidades locais e associadas à pesca, bem como no acesso a concursos e candidaturas de apoio ao setor.
Fotos: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca