Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Museus municipais e Elevador de Santa Luzia gratuitos para celebrar Dia Mundial do Turismo

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.

A arrancar as celebrações, no dia 23 de setembro, acontece a Caminhada “Passos de Memória”, PR 7 – Trilho do Forte de Paçô, a partir das 9h00, num evento de participação gratuita, mas com limite de inscrições.

Já a 27 de setembro, o programa é variado e com iniciativas para os mais variados gostos. O Dia Mundial do Turismo é marcado pela entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, nomeadamente Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação e Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino     , Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia.

Nesse dia, também as viagens no Elevador de Santa Luzia serão gratuitas. Já a visita ao navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso, que fica a 2,5 euros por pessoa ou 6 euros para bilhete familiar.

As comemorações incluem, ainda, visitas guiadas diversas: 11h00, visita temática orientada ao Ciclo do Linho e Workshop “Sustentabilidade no Traje” no Museu do Traje (gratuita), às 11h30 acontece uma visita pedonal guiada Welcome City Tour, pela cidade (10 euros por pessoa), para as 15h00 está agendada visita temática orientada “Viana uma Vocação Marítima e Viana na Rota do Oriente” no Museu de Artes Decorativas (gratuita), às 15h30 a Bianinha Bike Tour, visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” (20 euros por pessoa), seguindo-se, às 16h30, uma visita guiada ao Gil Eannes no âmbito do turismo industrial (gratuita). No dia, serão, também, promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia mediante marcação.

No que toca a outras experiências, no Dia Mundial do Turismo, o munícipe ou visitante poderá aproveitar descontos de 50% nos passeios de barco no Rio Lima, preço especial em experiência de surf e preço especial em passeio de barco Mar de Ardora.

Já a 30 de setembro, encerrando as comemorações, às 9h00 será inaugurada a Rede de Aderentes ao “Selo Equestre” com um passeio equestre da Praia Norte até ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.

Nessa manhã, na Praia Norte, das 9h30 às 12h30 serão, também, promovidos Passeios de Charrete abertos ao público em geral. O programa deste último dia inclui, às 11h00, inauguração do Ponto de Acolhimento Equestre do Parque Ecológico Urbano e, de seguida, apresentação da Rede de Aderentes ao Selo Equestre de Viana do Castelo no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

Desde 1980 que o dia 27 de setembro celebra o Turismo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2023, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo & Investimentos Verdes”.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Barcelos abre ano escolar com presença do Ministro da Educação

No seminário para docentes “Educamos Juntos”

Publicado

on

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, marcou presença, na manhã de 06 de setembro, em Barcelos, no “Seminário de Abertura do Novo Ano Letivo – Educamos Juntos”, promovido pela autarquia barcelense, destinado aos professores que lecionam nas escolas de todo o concelho.

Na sessão de boas-vindas, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, após agradecer a presença do governante, referindo-se-lhe como “um amigo de Barcelos”, que antes de integrar o Governo havia “ajudado o Município nas áreas da formação e educação”, salientou que a Câmara Municipal coloca a Educação como “prioridade central e aposta decisiva para o desenvolvimento dos nossos jovens e do Concelho”.  Vincando que “a escolha das escolas e da educação dos filhos é central na preocupação dos pais e dos encarregados de educação”, o autarca salientou: “é muito importante que além da melhoria das condições físicas dos equipamentos, haja um pleno envolvimento de toda a comunidade educativa na implementação de projetos que combatam a exclusão e contribuam para o sucesso educativo”.

Mário Constantino Lopes terminou a sua intervenção elencado um conjunto de obras a realizar, neste e nos próximos anos, em diversos estabelecimentos de ensino, para cujas empreitadas já estão a ser preparados os respetivos procedimentos concursais.

Com o auditório municipal completamente lotado, o Presidente da Câmara terminou a desejar aos professores um bom ano letivo, sublinhando que a realização deste seminário pretende ser mais uma motivação para o corpo docente, motivação que é fundamental para o exercício de um bom trabalho.

Ministro assume compromisso de acabar com o problema de alunos sem aulas

O Ministro da Educação, Fernando Alexandre, que falou depois do momento “O Livro Negro das Cores”, em que todos os presentes tiveram a oportunidade de ouvir uma história de olhos vendados (uma réplica de um dos muitos programas educativos que o município coloca à disposição das escolas), abordou as políticas do Governo para a Educação, considerando que o principal problema do setor neste momento é a existência de um elevado número de alunos que no início de cada ano escolar fica sem aulas.

“A nossa prioridade é garantir a universalização do acesso à Educação e combater o problema dos alunos em aulas”, disse, adiantando: “o compromisso do Governo é até ao final da legislatura resolvermos o problema dos alunos sem aulas. Isto é uma falha grave da escola pública que nós temos de corrigir, mas que nos últimos anos foi simplesmente ignorada”.

Painel de especialistas debateu desafios da Educação

A segunda parte dos trabalhos do Seminário Educamos Juntos foi preenchida com a participação de um painel de especialistas, moderado pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos.

Mariana Carvalho fez uma contextualização do panorama estatístico, relativamente ao número de alunos de cada ciclo escolar, e fez uma súmula dos diversos projetos e programas educativos que o Município coloca à disposição das escolas, visando não só combater a exclusão e o insucesso nas aprendizagens, como contribuir decisivamente deste o ensino pré-escolar até ao final do secundário para a formação dos jovens do concelho.

De resto, estes foram os motes para a contribuição dos diversos especialistas convidados a pronunciarem-se sobre os principais desafios que se colocam à escola.

Depois de uma abordagem para os problemas e possíveis respostas relativamente à integração e aprendizagem face ao cada vez maior número de estudantes filhos de emigrantes, Luísa Loura, Diretora da PORDATA, apontou como principal desafio no setor da Educação, “a criação de mecanismos de diagnóstico das ineficiências e medição dos resultados”, bem como “esbater a diferença de médias de notas entre alunos do sexo feminino e do sexo masculino”, já que os dados revelam que as alunas têm notas bastante mais altas do que os alunos, o que se tem vindo a repercutir no acesso ao ensino superior”.

Por seu lado, Mónica Vieira, Diretora Geral da Iniciativa Educação, apontou como principal objetivo, colocar o foco “na melhoria da capacidade de leitura, condição essencial para que os alunos tenham bons resultados ao longo de todo o percurso escolar”.

Já na opinião de Pedro Freitas, Investigador na Universidade de Oxford e Nova SBE, depois de referir que “Barcelos, à semelhança do resto do país, vai precisar até 2030 de mais 40% de professores”, tendo em conta as aposentações, os abandonos e o crescimento do número de alunos, considerou que o sistema não está a formar professores para as necessidades, pelo que é necessário atacar esse problema e começar a sanar rapidamente essa lacuna.

O “Seminário de Abertura do Novo Ano Letivo” encerrou com a atuação do comediante e artista de rua Pedro Tochas, que apresentou ‘Ser sisudo não é sinal de competência, é só sinal que se é sisudo’, motivando grandes momentos de boa disposição.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana Bate Forte regressa ao centro histórico dias 13 e 14 de setembro

Publicado

on

É já no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de setembro, que o Viana Bate Forte promete voltar a encher o centro histórico de Viana do Castelo de música e animação. A Praça da República, a Praça da Liberdade e a Praça da Erva acolhem a sétima edição do evento de entrada livre e gratuita que quer dinamizar o casco histórico.

Mais uma vez, serão 16 os artistas distribuídos por três palcos. Na primeira noite, sexta-feira, o Palco da Liberdade recebe Ala dos Namorados (21h30), Quinta do Bill (23h15) e Linda Martini (01h00). O Palco da República recebe Ricardo Ribeiro (22h15) e Blind Zero (00h15). Já o Palco da Erva acolhe Picas (21h00), Khiaro (22h45) e Klin Klop (01h00).

No sábado, o Palco da Liberdade recebe Ana Bacalhau (21h30), Tiago Bettencourt (23h15) e Drenchill (01h00). O Palco da República vai receber Cláudia Pascoal (22h15), LEO2745 (00h15) e o Palco da Erva acolhe Malva (21h00), João Gil (22h45) e Skinny Wolf (01h00).

Recorde-se que o festival promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural. Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.

Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretende contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização faz questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação.

Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.

O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, prolongar o Verão e a magia festiva até meados do mês de setembro, conquistando principalmente os mais jovens e assumindo-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho e da região, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Presidente da Câmara entrega carrinha de transporte escolar à União de Mazarefes e Vila Fria

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, entregou, ontem, uma nova carrinha de transporte escolar à União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria. Na cerimónia, que incluiu a bênção da viatura pelo pároco local, o autarca indicou que este foi um investimento de cerca de 50 mil euros por parte do município que visa “servir as crianças, as famílias e a comunidade local”.

A carrinha que a União de Freguesias utilizava para transporte escolar teve de ser substituída por imperativo legal, tendo Luís Nobre considerado que este novo veículo “é um equipamento fundamental para apoio às crianças, às famílias, às coletividades e a toda a comunidade”, que vem contribuir para o desenvolvimento “harmonioso” de todo o concelho.

O Presidente da Câmara Municipal recordou que, em 2023, o pilar da Educação foi mesmo a maior prioridade de investimento do Município, assegurando que esta é uma área “absolutamente determinante”.

Pela primeira vez, no ano passado, o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros (17,2%).

Também o Presidente da União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, Manuel Barreto, afirmou que esta carrinha “fazia falta para ser utilizada pelas crianças de Mazarefes, de Vila Fria e de Darque que frequentam a escola de Mazarefes [EB1/Jardim de Infância de Mazarefes], que é uma escola de qualidade e que estava necessitada deste apoio”.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas