Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo concretiza Diagnóstico Social do concelho

Publicado

on

A Câmara Municipal já concluiu o Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo, considerado um “instrumento de extrema relevância para o processo de planeamento de intervenção e desenvolvimento social no âmbito concelhio e revestindo-se como um primeiro instrumento de planeamento cuja atualização sistemática é essencial para uma atuação eficaz face à realidade do território”, refere o Município.

Este documento resulta de um processo de maturação e reflexão no seio da Rede Social que tem sido realizado nos últimos dois anos para a sua atualização e renovação. Desencadeou-se através de um conjunto de processos de recolha de informação e de contributos recolhidos junto dos diversos ‘stakeholders’ locais que foram mobilizados para este processo, cruzados e complementados por um leque alargado de indicadores que foi possível recolher junto dos parceiros do Conselho Local de Ação Social de Viana do Castelo – CLAS, bem como de outras fontes oficiais.

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, na última reunião de executivo, informou que, “com a implementação deste processo de planeamento pretende-se que o Município de Viana do Castelo e as entidades parceiras que constituem a Rede Social de Viana do Castelo passem a ter um Diagnóstico Social que seja resultado da reflexão e participação dos parceiros locais e onde todos se revejam, seja um instrumento de suporte a candidaturas a programas e medidas, que demonstre com a devida clareza estratégica o percurso do desenvolvimento social do concelho e por fim, que seja um instrumento de trabalho que potencie o aproveitamento das oportunidades de financiamento e apoio para projetos e respostas na área social”.

Carlota Borges (Foto: CMVC)

Está, ainda, concluído o Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Viana do Castelo, que foi elaborado no âmbito do Programa Rede Social e representa definição do quadro estratégico do concelho de Viana do Castelo para 2021-2025, no âmbito do desenvolvimento e intervenção social, permitindo orientar os processos de desenvolvimento social local, conferindo-lhes uma racionalidade estratégica.

Este irá dotar o território e os seus agentes de um instrumento de planeamento útil que permita enquadrar e justificar novos projetos e candidaturas a fontes de financiamento externas. O Plano de Desenvolvimento Social, para além de ser a materialização de uma definição conjunta de objetivos prioritários para a promoção do desenvolvimento social local, é um instrumento de planeamento onde se encontram definidas as etapas e as estratégias a desenvolver em resposta às necessidades identificadas pelos agentes locais e onde se encontram previstos processos de mudança, com vista à melhoria das condições de vida da população.

Este documento resulta de sucessivas reuniões com todas as IPSS do Concelho, Juntas de Freguesia, Agrupamentos Escolares e entidades como: ULSAM, IEFP, ISS. Para além destas reuniões, o documento foi enviado para consulta, discussão e alteração de acordo com as sugestões dos parceiros, assim como aprovado em plenário no âmbito do Conselho Local de Ação Social.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Barcelos: “Fé e Folia em Barro” em exposição no Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria volta a ser a casa do Figurado de Barcelos, essa ancestral arte representativa de uma das atividades artesanais mais importantes do concelho. “Fé e Folia em Barro” é o nome da exposição que abriu ao público no sábado (18/03) e que estará patente até 21 de janeiro de 2024.

A exposição mostra-nos as criações de barristas de Barcelos que sempre representaram temas do quotidiano: o trabalho, os animais, a religião e as festas, mostrando como a Religião e a Festa foram e são representados e como evoluíram os olhares e as formas do Figurado de Barcelos.

Inicialmente, faziam-se figurinhas, de pequenas dimensões, produzidas particularmente para os mais pequenos, às quais lhes adicionavam assobios e orifícios. As primeiras enquadram-se na função lúdica, sendo oferecidas/vendidas como brinquedo; às segundas, o povo inventivo e engenhoso conferiu-lhe uma função prática, a de paliteiro.

Os modeladores e pintores eram mulheres e crianças e só a crescente procura em feiras e festas fez com que o homem, artífice de louça utilitária, começasse também a contribuir para o processo de fabrico de figurado. Assim, utilizando a roda de oleiro, mas também moldes, entre outras tecnologias à disposição, o figurado começou uma nova etapa. Mantendo orifícios e/ou assobios, começaram a surgir peças de maiores dimensões feitas no torno, como galos, gigantones, cabeçudos, bonecas. Ao mesmo tempo, surge uma policromia mais rica, um brilho característico conferido pelo vidrado e pela utilização de novas tintas .

As transformações apareciam em catadupa e o reconhecimento de mestres das Belas-Artes do Porto, de onde se destacou o pintor António Quadros, viria a colocar na história da Arte Popular nomes como Ana Baraça, Rosa “Ramalho”, Rosa Côta, Teresa Carumas, entre outros. 

As dimensões das peças aumentaram e os acessórios foram-se perdendo.

A exposição “Fé e Folia em Barro” pode ser visitada até 21 de janeiro de 2024, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Nova Plataforma de Emissão de Plantas de Localização e Enquadramento dos Planos Especiais de Ordenamento do Território

Publicado

on

A Câmara Municipal de Castro Marim disponibiliza, desde anteontem, o GeoPortal, acessível na ligação https://mapas.cm-castromarim.pt/ e também nos menus “município” ou “serviços”.

A plataforma permite a emissão online de plantas de localização e a consulta a instrumentos de gestão do território, tendo sido desenvolvida com recursos a software licenciado para o efeito.

A emissão de plantas de localização é necessária para a instrução de pedidos de licenciamento de obras e importante no apoio a tomadas de decisão sobre imóveis a transacionar.

Na nova plataforma, as plantas podem ser emitidas de forma gratuita e com enquadramento nos planos de ordenamento em vigor, cujo zonamento também pode ser consultado no portal.

No entanto, sempre que acompanharem instrução de processos a submeter à Câmara Municipal, aplica-se a taxa correspondente em vigor, em função do número de plantas, e nesse ato liquidada.

Em alternativa à utilização do portal, as plantas de localização continuam a poder ser solicitadas à Câmara Municipal.

A entrada em funcionamento do portal de informação geográfica integra-se no processo de modernização dos serviços de planeamento e urbanismo, cujo objetivo é tornar o atendimento aos cidadãos e empresas mais eficaz, eficiente e transparente.

Com o mesmo desígnio, em breve, disponibilizará formulários e requerimentos online de vários serviços do Município.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Conselho Geral da ANAM reúne em Anadia

Publicado

on

O Conselho Geral da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), do qual faz parte o presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Manuel Pinho, vai reunir os seus membros, no próximo dia 25 de março, pelas 9h30, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.

A reunião abordará vários assuntos, a saber: o Relatório de Atividades e Contas de 2022; o IV Congresso da ANAM; a proposta da perda da qualidade de associado da ANAM; e a apresentação do curso “Literacia Política e Cidadania”.

Aproveitando a presença dos elementos da ANAM em Anadia, no dia anterior, 24 de março, pelas 18h30, o auditório do Museu do Vinho Bairrada, acolhe uma palestra subordinada ao tema “O Governo de Portugal na perspetiva Local”, com a presença do Jurista e Politólogo, Pedro Silveira.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas