Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Autarca apresenta projetos no seminário “adapt.local.21” sobre desafios da Adaptação Climática Local

Iniciativa decorre em Amarante

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, hoje, presença no Seminário “adapt.local.21” sobre desafios da Adaptação Climática Local, que decorre em Amarante. O 5.º Seminário Anual “adapt.local.21.”, promovido pela Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, conta com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais em adaptação às alterações climáticas, aos quais se juntam os responsáveis e técnicos das autarquias de vários pontos do país.

No painel de debate sobre Desafios da Adaptação Climática Local, Luís Nobre apresentou as medidas e os projetos que têm vindo a ser promovidas pelo município. Em termos de Eficiência Energética, na Iluminação Pública, o município promoveu a instalação de reguladores de fluxo e lâmpadas LED (entre 2017-2020) em 37 mil pontos de luz, sendo que 17 mil foram substituídos por modelos com programação, o que permitiu 70% redução do consumo. As instalações municipais foram apetrechadas com coletadores solares, nomeadamente, em 3 piscinas, representando uma poupança de 60%, com custos no aquecimento de água, tratamento de águas residuais e painéis fotovoltaicos (piscinas, pavilhões e escolas).

Para produção de energia, no âmbito de parcerias setores públicos e privados, Viana do Castelo conta com dois parques eólicos na montanha e produção de biogás no Aterro Sanitário da RESULIMA (em processo de selagem).

O concelho conta, ainda, com um Parque Eólico no mar com capacidade de fornecimento para 60 mil alojamentos, o que representa uma redução 1,1 milhões toneladas de CO2/ano.

No que toca à Mobilidade Sustentável, a cidade conta com dois autocarros elétricos desde 2004, tendo já transportado mais de 520 mil passageiros. É promovida, igualmente, a recolha de resíduos sólidos urbanos através do projeto Viana Abraça, num investimento de 5 milhões de euros que promove a reciclagem na origem, permitindo a recolha seletiva.

O município conta com 12 viaturas elétricas, 20 bicicletas e 4 trotinetes elétricas, ao dispor dos colaboradores municipais. Viana do Castelo disponibiliza, ainda, uma rede de percursos pedonais e cicláveis (urbana e turística) de 18,7 Km ciclovia e 26 Km ecovia litoral, estando ainda projetados mais 23,4 quilómetros.

O MOBI-E Network, rede urbana de pontos de carregamento de veículos elétricos, integra o Plano Mobilidade Elétrica desde 2009, contando com 11 pontos de carregamento públicos e 10 pontos de carregamento privados. O Funicular de Santa Luzia, gerido pela autarquia, desde 2007, já transportou 1,5 milhões de passageiros, numa média de 295 por dia.

Ontem, a Vereadora com o pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira, participara na Assembleia Geral Constitutiva da Associação “Adapt.local”, num encontro que teve como objetivo, criar uma associação privada sem fins lucrativos  de municípios e outras entidades públicas e privadas para dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal, promovendo a capacidade dos municípios portugueses em integrar as suas políticas de atuação nos seus instrumentos, no planeamento, na conceção e implementação de soluções e projetos de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativos às alterações climáticas, dando continuidade à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Viana do Castelo de 2016.

Foto: CMVC.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas