Atualidade
Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água
O município de Viana do Castelo assinala, esta segunda-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Floresta e, amanhã, 22 de março, o Dia Mundial da Água.
Assim, hoje, no Dia Mundial da Floresta, a Câmara Municipal promove, no Monte Galeão, uma ação de erradicação de espécies vegetais exóticas com comportamento invasor, que ameaçam de dia para dia o equilíbrio ecológico e a paisagem identitária do nosso território.
Esta ação desenvolve-se no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação Ecológica das áreas classificadas do concelho, programa para o qual foram assinados protocolos de cooperação entre o Município Viana do Castelo e 18 empresas e 3 associações do concelho, envolvendo o tecido social e empresarial, no contexto da responsabilidade ambiental das instituições. Desta forma, estas entidades responsabilizaram-se pela manutenção das 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais através de pelo menos duas intervenções anuais, por parte de cada uma, na área do Monumento Natural que apadrinham.
Esta será a primeira ação deste ano 2022, e contará com a presença de 15 colaboradores da Painhas PAGROUP, em colaboração com técnicos do Geoparque, do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Gabinete Técnico-Florestal, que integram a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em conjunto, irão proceder ao controlo de Acácia longifólia (Acácia-de-espigas) através de técnicas manuais de arranque, corte e descasque, promovendo à reabilitação da paisagem característica e identitária do Monte Galeão, que integra o Monumento Natural Local das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.
Amanhã, Dia Mundial da Água, o Município integra a campanha “H2Off”, que visa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da Água. Promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, pretende-se que, no próximo dia 22 de março, às 22h00, seja a “Hora de fechar a torneira”.
Paralelamente, o Município participou no Projeto NOR-WATER “Poluentes Emergentes nas águas da Galiza e Norte de Portugal: Novas ferramentas para a Gestão do Risco”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), onde se desenvolveu uma exposição itinerante que iniciará um percurso pelos agrupamentos de escolas do concelho até de maio de 2022.
Foto: CMVC.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca