Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo anuncia criação da “maior política pública municipal de apoio aos jovens e famílias vianenses no domínio da habitação”

Publicado

on

Na Sessão Solene Comemorativa dos 175 anos de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu a Habitação como uma das prioridades do executivo. Na cerimónia, que aconteceu esta sexta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o autarca referiu que, “para muitos vianenses, mas essencialmente para os jovens, conseguir uma habitação condigna e a preços acessíveis é cada vez mais difícil”.

Luís Nobre declarou que “esta é, talvez, a mais preocupante realidade a reter neste dia de celebração de elevação de Viana do Castelo a cidade: a dificuldade de acesso a habitação é um fator de reprodução de desigualdades sociais”. “Bem sabemos que existem programas estatais que pretendem mitigar esta realidade. Contudo, os mesmos têm-se revelado claramente insuficientes”, assegurou.

O autarca indicou, ainda, que, no município, “temos 24 milhões de euros em execução no 1º Direito, com a isenção de taxas para autoconstrução para jovens até 35 anos, 12 áreas de reabilitação urbanas com um sério e denso regime de incentivos, mas não é suficiente, pelo que assumo, hoje, o compromisso da criação da maior política pública municipal de apoio aos jovens e famílias vianenses no domínio da habitação”.

Luís Nobre disse que “a política fiscal do município para as famílias e para os investidores continua a ser a nossa maior ferramenta de trabalho”. Por isso mesmo, neste ano, o Regime de Incentivos continuará a incorporar e a disponibilizar um conjunto de isenções (em áreas como a Regeneração Urbana, Acolhimento Empresarial, Setor Tecnológico, Criativo e Serviços Partilhados, Empreendimentos Turísticos e Equipamentos), e a redução significativa de taxas e impostos.

De acordo com o autarca, para o ano de 2023 a estratégia assenta sobretudo num reforço do investimento, destacando-se o Ambiente e Qualidade de Vida, a Educação, a Coesão Territorial, a Habitação e Urbanização e o Desporto e Lazer, num expressivo e estratégico apoio à consolidação da qualidade de vida do território (aumentando dos fatores de competitividade), ascensão das competências e capacitação de todos, aprofundamento do desenvolvimento das freguesias, disponibilização de soluções à necessidade de habitação e implementação de hábitos saudáveis.

Ontem, Dia da Cidade, ficou também online o novo portal institucional da Câmara Municipal de Viana do Castelo, ferramenta mais funcional e acessível.

Na cerimónia foram entregues 33 títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito, Instituição de Mérito e Empresas de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.

Com o título de Cidadão de Honra, foram homenageados José Alves Martins (a título póstumo), Ernesto Galeão Roma (a título póstumo), João Manuel Branco Rocha Ferreira e José Domingos Alves Cachadinha (a título póstumo).

Em representação dos galardoados, João Rocha Ferreira destacou o facto de os quatro homenageados com o título de Cidadão de Honra serem “pessoas que se dedicam a causas e que se entregaram igualmente à docência”. “Trabalhamos com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor para todos”, realçou, assegurando que o “voluntariado” permitiu a todos ajudar a comunidade no qual estiveram ou estão ainda inseridos.

Como Cidadão Honorário, foi distinguido Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Num vídeo enviado para a cerimónia, o comendador garantiu ser “extraordinariamente importante” receber o título, agradecendo “com o coração” e afirmando ser “um homem que luta pela causa humana”. “Viana do Castelo é uma terra bonita e quero agradecer este gesto do senhor Presidente e dos vereadores”, considerou.

Receberam a medalha de Cidadão de Mérito Brígida Teresa Costa (a título póstumo), Serafim Afonso da Silva Baganha (a título póstumo), Laureano Alves Pereira, Tiago Filipe Oliveira Fernandes Prieto, Maria Manuela Correia Vieira da Silva, Flávio Jácome da Cruz, David de Matos Vaz, Manuel Domingos de Lima Barros, Cândido da Costa Miranda, Óscar Sousa Carvalho Costa, Francisco Rodrigues Gonçalves, Graciano Sousa Fernandes, Francisco Enes Franco (a título póstumo) e António Rui Viana Fernandes da Ponte.

Em representação dos homenageados com o título de Cidadão de Mérito, Cândido Miranda afirmou que “ficarmos ligados ao 175º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade é, para nós, motivo de enorme regozijo” destacando a diversidade das áreas representadas pelos galardoados.

A cerimónia distinguiu como Instituições de Mérito a Ordem dos Carmelitas Descalços, Confraria de Nossa Senhora do Rosário, Corpo Nacional de Escutas- Agrupamento 374 – S. Miguel de Alvarães, Corpo Nacional de Escutas- Agrupamento 423 – S. Romão de Neiva, Movimento de Caridade Cristã, Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes e Clube de Basquete de Viana do Castelo.

Em nome das instituições destacadas, o representante do Clube de Basquete de Viana, Vítor Viana, garantiu receber o galardão com dupla satisfação por ver o clube distinguido e por ser destacado no ano que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto.

Já como Empresas de Mérito, a distinção foi entregue a Casa Meira’s, Artur Rego – Artigos de Madeira, Lda., Óptica Cruz, Santoinho – Arraial Minhoto, Laboratório de Análises Clínicas Dr. José Manso, Neves & Neves, SA e ainda Restaurante Pizzaria Dolce Vianna.

Em representação das Empresas de Mérito, José Manso destacou a “a longevidade das empresas galardoadas, que contam com 40 a 65 anos de atividade”, demonstrando “resiliência para enfrentar os períodos menos bons” e permitindo-lhes serem, hoje em dia, “uma referência nos seus setores de atividade”.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas