Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo anuncia criação da “maior política pública municipal de apoio aos jovens e famílias vianenses no domínio da habitação”

Publicado

on

Na Sessão Solene Comemorativa dos 175 anos de Elevação de Viana do Castelo a Cidade, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu a Habitação como uma das prioridades do executivo. Na cerimónia, que aconteceu esta sexta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o autarca referiu que, “para muitos vianenses, mas essencialmente para os jovens, conseguir uma habitação condigna e a preços acessíveis é cada vez mais difícil”.

Luís Nobre declarou que “esta é, talvez, a mais preocupante realidade a reter neste dia de celebração de elevação de Viana do Castelo a cidade: a dificuldade de acesso a habitação é um fator de reprodução de desigualdades sociais”. “Bem sabemos que existem programas estatais que pretendem mitigar esta realidade. Contudo, os mesmos têm-se revelado claramente insuficientes”, assegurou.

O autarca indicou, ainda, que, no município, “temos 24 milhões de euros em execução no 1º Direito, com a isenção de taxas para autoconstrução para jovens até 35 anos, 12 áreas de reabilitação urbanas com um sério e denso regime de incentivos, mas não é suficiente, pelo que assumo, hoje, o compromisso da criação da maior política pública municipal de apoio aos jovens e famílias vianenses no domínio da habitação”.

Luís Nobre disse que “a política fiscal do município para as famílias e para os investidores continua a ser a nossa maior ferramenta de trabalho”. Por isso mesmo, neste ano, o Regime de Incentivos continuará a incorporar e a disponibilizar um conjunto de isenções (em áreas como a Regeneração Urbana, Acolhimento Empresarial, Setor Tecnológico, Criativo e Serviços Partilhados, Empreendimentos Turísticos e Equipamentos), e a redução significativa de taxas e impostos.

De acordo com o autarca, para o ano de 2023 a estratégia assenta sobretudo num reforço do investimento, destacando-se o Ambiente e Qualidade de Vida, a Educação, a Coesão Territorial, a Habitação e Urbanização e o Desporto e Lazer, num expressivo e estratégico apoio à consolidação da qualidade de vida do território (aumentando dos fatores de competitividade), ascensão das competências e capacitação de todos, aprofundamento do desenvolvimento das freguesias, disponibilização de soluções à necessidade de habitação e implementação de hábitos saudáveis.

Ontem, Dia da Cidade, ficou também online o novo portal institucional da Câmara Municipal de Viana do Castelo, ferramenta mais funcional e acessível.

Na cerimónia foram entregues 33 títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito, Instituição de Mérito e Empresas de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.

Com o título de Cidadão de Honra, foram homenageados José Alves Martins (a título póstumo), Ernesto Galeão Roma (a título póstumo), João Manuel Branco Rocha Ferreira e José Domingos Alves Cachadinha (a título póstumo).

Em representação dos galardoados, João Rocha Ferreira destacou o facto de os quatro homenageados com o título de Cidadão de Honra serem “pessoas que se dedicam a causas e que se entregaram igualmente à docência”. “Trabalhamos com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor para todos”, realçou, assegurando que o “voluntariado” permitiu a todos ajudar a comunidade no qual estiveram ou estão ainda inseridos.

Como Cidadão Honorário, foi distinguido Manuel Rui Azinhais Nabeiro. Num vídeo enviado para a cerimónia, o comendador garantiu ser “extraordinariamente importante” receber o título, agradecendo “com o coração” e afirmando ser “um homem que luta pela causa humana”. “Viana do Castelo é uma terra bonita e quero agradecer este gesto do senhor Presidente e dos vereadores”, considerou.

Receberam a medalha de Cidadão de Mérito Brígida Teresa Costa (a título póstumo), Serafim Afonso da Silva Baganha (a título póstumo), Laureano Alves Pereira, Tiago Filipe Oliveira Fernandes Prieto, Maria Manuela Correia Vieira da Silva, Flávio Jácome da Cruz, David de Matos Vaz, Manuel Domingos de Lima Barros, Cândido da Costa Miranda, Óscar Sousa Carvalho Costa, Francisco Rodrigues Gonçalves, Graciano Sousa Fernandes, Francisco Enes Franco (a título póstumo) e António Rui Viana Fernandes da Ponte.

Em representação dos homenageados com o título de Cidadão de Mérito, Cândido Miranda afirmou que “ficarmos ligados ao 175º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade é, para nós, motivo de enorme regozijo” destacando a diversidade das áreas representadas pelos galardoados.

A cerimónia distinguiu como Instituições de Mérito a Ordem dos Carmelitas Descalços, Confraria de Nossa Senhora do Rosário, Corpo Nacional de Escutas- Agrupamento 374 – S. Miguel de Alvarães, Corpo Nacional de Escutas- Agrupamento 423 – S. Romão de Neiva, Movimento de Caridade Cristã, Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes e Clube de Basquete de Viana do Castelo.

Em nome das instituições destacadas, o representante do Clube de Basquete de Viana, Vítor Viana, garantiu receber o galardão com dupla satisfação por ver o clube distinguido e por ser destacado no ano que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto.

Já como Empresas de Mérito, a distinção foi entregue a Casa Meira’s, Artur Rego – Artigos de Madeira, Lda., Óptica Cruz, Santoinho – Arraial Minhoto, Laboratório de Análises Clínicas Dr. José Manso, Neves & Neves, SA e ainda Restaurante Pizzaria Dolce Vianna.

Em representação das Empresas de Mérito, José Manso destacou a “a longevidade das empresas galardoadas, que contam com 40 a 65 anos de atividade”, demonstrando “resiliência para enfrentar os períodos menos bons” e permitindo-lhes serem, hoje em dia, “uma referência nos seus setores de atividade”.

Foto: CMVC.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas