Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: 306 toneladas de biorresíduos alimentares convertidos em apoios prioritários para o GAF e Methamorphys

Publicado

on

Esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, entregou bens necessários e prioritários a duas instituições do concelho, o GAF – Gabinete de Atendimento à Família e a Methamorphys. Esta doação apenas foi possível com a ajuda de todos os vianenses que aderiram ao projeto Viana Abraça e que contribuem para o desvio de resíduos orgânicos do aterro através da compostagem doméstica e recolha seletiva de orgânicos na zona urbana. 

Os vianenses separaram, em 2021, um total de 306,5 toneladas de biorresíduos alimentares, descarregando-as nos contentores castanhos da via pública e estes biorresíduos foram para valorização, dando origem a um composto fertilizante de altíssima qualidade.

A Presidente do Conselho de Administração dos SMVC, Carlota Borges, revelou que esta foi a quinta entrega solidária realizada no âmbito da componente social do projeto Viana Abraça, tendo já sido apoiadas mais de uma dezena de instituições vianenses. “Isto só é possível porque os vianenses têm contribuído de forma massiva para este projeto. Claro que neste ano e no ano anterior, devido à pandemia, se notou um pequeno decréscimo na participação, mas isso não nos fez parar e não fez parar o papel preponderante dos vianenses”, revelou a responsável.

Assim, ao GAF foi atribuído um forno doméstico, uma arca congeladora e um frigorifico. Já à Methamorphys foram entregues dois computadores portáteis e um computador de secretária. “É a primeira entrega que fazemos este ano, mas é uma boa entrega. Esperamos que no próximo ano possamos fazer muitas mais entregas”, indicou Carlota Borges, solicitando aos munícipes “para que continuem a participar, para que este projeto seja um sucesso, já que esta é uma oferta dos vianenses para os vianenses”.

João Ferreira, vice-diretor do GAF, referiu que a instituição “existe para servir a comunidade e apoia-se também nestes apoios da comunidade”. O responsável explicou que os três eletrodomésticos vão ser instalados na Casa Abrigo, que foi criada há 21 anos e que corresponde à primeira estrutura deste género criada a nível nacional. Nesta valência estão, atualmente, 15 pessoas, pelo que a Casa Abrigo se encontra “com lotação esgotada”.

Jorge Viana, Presidente da Methamorphys, assegurou que os dois portáteis que foram adquiridos vão apoiar uma equipa de rua que vai trabalhar a problemática dos sem-abrigo a nível distrital.

Portáteis doados (Foto: CMVC)

Recorde-se que, por cada euro poupado com a compostagem doméstica e a recolha seletiva de orgânicos na zona urbana no âmbito do projeto Viana Abraça, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro. O total do valor arrecadado reverte a favor da atribuição de benefícios sociais, como a aquisição de bens que ajudam a melhorar o funcionamento das instituições de solidariedade social de Viana do Castelo.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas