Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho revela, amanhã, as mudanças na biodiversidade aquática da região

Workshop River2Ocean conta com responsáveis da Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF e CCDR-N, entre outros

Publicado

on

O que mudou na biodiversidade aquática do Minho em vinte anos e quais são as suas espécies, comunidades e habitats em maior risco? As respostas vão ser conhecidas esta sexta-feira na Universidade do Minho (UMinho), no workshop final do projeto científico River2Ocean. O evento está agendado para as 14h30, no auditório do Instituto para a Ciência e Inovação (IB-S), no campus de Gualtar, em Braga.

“Os resultados do estudo demonstram a urgência de adotar práticas de gestão de território mais sustentáveis, para mitigar por exemplo os impactos das alterações climáticas na quantidade e qualidade de água disponível para atividades humanas”, explica a investigadora coordenadora do trabalho, Fernanda Cássio, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da UMinho.

O workshop, intitulado “Do Rio ao Oceano: Biodiversidade, Bioeconomia e Sustentabilidade”, conta na abertura com o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira. De seguida, Fernanda Cássio vai detalhar o River2Ocean e a importância das soluções socio-ecológicas e biotecnológicas nesta área. Prevê-se ainda intervenções dos cientistas Filipe Costa, Raul Machado e Cláudia Pascoal, do CBMA, a avaliarem as pressões humanas no Minho, a promoção da bioeconomia, bem como a gestão e a conservação da biodiversidade aquática.

O programa inclui, às 15h50, a mesa redonda “Estratégias de valorização da biodiversidade no Minho”. Os convidados são o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado; o presidente da Sociedade Portuguesa de Oceanografia e investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Miguel Piecho-Santos; o diretor do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ARNET) e professor da Universidade de Évora, Pedro R. Almeida; a diretora dos Serviços de Ordenamento do Território da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Alexandra Cabral; e a diretora regional do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Sandra Sarmento.

O projeto River2Ocean é liderado pelo CBMA e tem financiamento da CCDR-N, dos programas Norte2020 e Portugal2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Tem como objetivo criar “uma base de dados da biodiversidade aquática, de habitats e de pressões na região do Minho”, para melhor gerir estes ecossistemas. Estão também a ser desenvolvidos um biobanco de microrganismos marinhos e métodos de DNA ambiental para a deteção e gestão sustentável de peixes com importância comercial nesta região.

Para participar no encontro, as inscrições podem ser feitas gratuitamente em http://bit.ly/3NJuo0B.

Foto e imagem: UM.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas