Atualidade
Universidade do Minho representa Portugal em nova rede da UNESCO
A Universidade do Minho (UMinho) – através do seu Instituto de Educação e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) – é uma das 33 instituições fundadoras da rede internacional “UNITWIN Health and Education: Innovating for Sustainable Development”, apadrinhada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O objetivo é reunir recursos e conhecimentos para melhorar a saúde e educação dos cidadãos, sobretudo as crianças, os jovens e os mais vulneráveis, promovendo assim a mudança social e suportando os objetivos da Agenda 2030 da ONU.
A rede foi formalizada há dias, em Paris, com a presença do diretor-geral da UNESCO, Audrey Azoulay. A professora catedrática Graça Simões de Carvalho, da UMinho, representa Portugal nesta comunidade global. “Vamos procurar responder aos desafios societais e suportar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, contribuindo particularmente para a melhoria da saúde e da educação dos menores e dos mais fragilizados”, refere. A presença da UMinho no consórcio “afirma as suas mais de quatro décadas de trabalho nesta área a nível de ensino, investigação e interação com a sociedade”, acrescenta. O trabalho efetivo da rede vai começar no início de 2023.

A Europa está aqui representada pelas universidades de Brescia e La Sapienza (Itália), Bordéus, Saboia Monte Branco, Sorbonne Paris Nord (todas em França), Chrétienne e Titu Maiorescu (ambas na Roménia), Edimburgo (Escócia), Leuphana (Alemanha), Neuchâtel (Suíça), Minho (Portugal), Maastricht e Wageningen (ambas nos Países Baixos), bem como pelos hospitais universitários de Basileia (Suíça), Hamburgo-Eppendorf (Alemanha) e Tours (França), pela Escola de Estudos Superiores de Saúde Pública (França) e pela Associação Europeia de Saúde Pública.
O continente americano conta com as universidades Cayetano Heredia (Peru), Central e Metropolitana de Caracas (ambas na Venezuela), Quebeque em Montreal (Canadá), Renaissance d’Haiti (Haiti), São Paulo (Brasil) e Toronto (Canadá).
Por seu turno, a Ásia aparece com as universidades de Osaka e Metropolitana de Osaka (ambas no Japão), Pequim (China), S. José de Beirute (Líbano) e Shahid Beheshti (Irão). Já África surge através das universidades de Cheikh Anta Diop (Senegal), Félix Houphouët-Boigny (Costa do Marfim) e Oran 1 (Argélia).
O Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO foi criado em 1992 com o fim de contribuir para o fortalecimento da cooperação interuniversitária, com base na transferência de conhecimento entre instituições de ensino superior e na promoção da solidariedade académica internacional. No mundo, existem 45 redes UNITWIN.
Fotos: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca