Atualidade
Barcelos: Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril
Sábado à tarde, na Avenida da Liberdade
É já no próximo sábado, dia 6 de julho, pelas 17 horas, que se realiza a grandiosa Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril, que conta com a participação de 17 grupos de teatro, associações e escolas do concelho e mais de 100 atores. O evento, apresentado hoje em conferência de imprensa, percorrerá a Avenida da Liberdade e terminará no Largo da Porta Nova, para onde convergirá o quadro com a representação da grande manifestação popular que se juntou ao Movimento das Forças Armadas, às primeiras horas da manhã do dia 25 de Abril.
Integrada no programa geral das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que o Município de Barcelos tem vindo a promover ao longo do ano, esta iniciativa, segundo o Presidente da Câmara Municipal, pretende ser uma “recriação histórica com um cunho pedagógico, com o objetivo de transmitir à população a ideia de que a democracia é um valor coletivo da maior importância para o progresso humano, e que, por essa razão, deve ser assumido, defendido e aperfeiçoado por toda a sociedade em geral, mas, de modo especial, pelas novas gerações.”
Mário Constantino Lopes referiu que a Câmara Municipal pretende “envolver o maior número de pessoas neste evento” e deixou um desafio aos barcelenses, para que no próximo sábado compareçam e participem nesta importante jornada histórico-cultural.
Fernando Pinheiro, escritor e ator barcelense, e responsável pela encenação da recriação, agradeceu o desafio e a confiança do Município para liderar esta iniciativa, considerando que estamos perante um “grande projeto artístico e cultural. Temos capital humano e artístico para fazer um mega espetáculo de rua”, salientando que talvez nenhum outro município tivesse capacidade para avançar com um evento desta natureza apenas com a prata da casa – os grupos de teatro de todo o concelho.
A fechar a Conferência de Imprensa, a vereadora do pelouro da Cultura, Elisa Braga, elencou os grupos participantes, louvou o trabalho que têm desenvolvido ao longo dos anos, alguns deles quase centenários, e agradeceu o empenho que todos têm colocado para que esta recriação histórico-cultural tenha a grandeza, a dignidade e o sucesso que a evocação do 25 de Abril merece.
Percurso e quadros da Recriação Histórico-Cultural
Na Avenida da Liberdade, e em sentido descendente, serão apresentados os seguintes quadros: “Marcha da Fome”, em contexto das greves operárias na CUF, ocorridas em 1944; “Tortura de Presos Políticos pelo PIDE”; “Assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE,” em 1965; “As Trágicas Cheias do Rio Tejo de 1967”; “Censura dos Órgãos de Comunicação Social”; “A Primeira Emigração Portuguesa para França”; “O Embarque de tropas portuguesas para a Guerra Colonial”; “O Golpe Militar do 25 de Abril”; e “A Primeira Manifestação Popular em Liberdade”. No Largo da Porta Nova, ocorrerão os dois últimos quadros, a saber: “A Última Ação Repressiva da PIDE”; e, finalmente, “Leitura do Auto da Tomada de Posse da Comissão Administrativa de Barcelos”.
Lista completa dos organismos participantes:
Grupo de Teatro Lírio do Neiva, Durrães
Pioneiros da Ucha, Ucha
A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos
TPC – Teatro Popular de Carapeços, Carapeços
Amigos do Pato, Rio Covo Santa Eulália
AVAI – Associação Vamos a Isso, Lama
Teatro de Balugas, Balugães
D’Improviso Teatro, Barcelos
Via 3 – Companhia de Teatro, Viatodos
Oficina de Teatro da Universidade Sénior de Barcelos
Instituto Autodidata de Barcelos
APACI, Barcelos
Associação de Veteranos de Guerra, Barcelos
Associação Lagoa, Cultura e Património, Barcelos
Nova Comédia Bracarense, Braga
Companhia de Teatro de Santo Tirso, Santo Tirso
Escola de Tecnologia e Gestão
Agrupamento de Escolas de Vila Cova.
Foto: CMB.
Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”.
À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.
Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.
No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.
No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.
Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação
Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.
O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.
Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:
– Via3
– Teatro Popular de Carapeços
– Forjães em Cena
– Amigos do Pato,
– D’Improviso
– APACI
– Banda de Oliveira
– Albergue Cidade de Barcelos
– Ás do Saber.
A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.
Imagens: CMB.
Atualidade
Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios
A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.
Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.
Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.
Foto: FAP.
Atualidade
Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente
O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.
O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?
O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.
Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.
O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada