Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho em projetos europeus de conservação de água doce

Cientistas do CBMA estudam fungos aquáticos e zonas ribeirinhas com apoio da Biodiversa+

Publicado

on

O Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) participa em dois projetos europeus de conservação de água doce. Chamam-se Funaction e Riparianet, focam-se, respetivamente, em fungos aquáticos e zonas ribeirinhas, e são financiados pela parceria Biodiversa+, da rede BiodivERsA e da Comissão Europeia, que apoia pesquisas sobre biodiversidade com impacto nas políticas e na sociedade. Os dois projetos têm a duração de três anos, envolvem consórcios internacionais e contam com mais de um milhão de euros cada.

Novas áreas protegidas?

O Funaction visa o estudo dos fungos aquáticos que desempenham papéis cruciais nas redes alimentares aquáticas e no funcionamento dos ecossistemas de água doce. Este “projeto pioneiro” pretende estudar o que determina os padrões de diversidade destes fungos aquáticos e se a rede de áreas protegidas da Europa é eficaz na sua proteção. “Queremos criar as bases de conhecimento para que os decisores políticos ou as partes interessadas possam implementar ações para a conservação dos fungos. Vamos avaliar a nível europeu a diversidade dos fungos e dos principais agentes que fazem com que determinadas espécies estejam num local e não noutro”, esclarece a investigadora Isabel Fernandes, ladeada pelo docente Ronaldo Sousa.

A equipa da UMinho vai analisar em especial as espécies existentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês, para permitir novos planos e políticas capazes de atender às metas globais de conservação, com vista ao eventual aumento das áreas protegidas. “Queremos perceber se as atuais áreas protegidas são ideais para a proteção dos fungos aquáticos ou se deveremos sugerir outras ou a expansão das que existem”, avança a cientista. O Funaction reúne cientistas e conservacionistas da Alemanha, EUA, Estónia, Itália, Portugal, Suécia e Suíça.

Impedir o avanço dos plásticos nos rios

Já o Riparianet visa, através de imagens de satélite, estudar dados ambientais e no local sobre as ramificações e a vegetação das zonas ribeirinhas. “Vamos procurar definir critérios para defender a biodiversidade associada aos nossos rios, nomeadamente no Cávado, fornecendo ferramentas para identificar áreas e hotspots de vegetação ribeirinha e percebendo se é necessário acrescentar novas áreas protegidas”, diz o investigador Giorgio Pace. Além da flora, será avaliada a fauna, nomeadamente morcegos, invertebrados, insetos, fungos, entre outros. Será ainda avaliada a capacidade da vegetação ribeirinha para impedir o avanço dos plásticos que ali vão surgindo. “É um problema muito grave. Quase 80% do plástico presente nos rios acaba nos oceanos, mas há muito mais que fica preso na vegetação ribeirinha”, resume Giorgio Pace.

A UE quer aumentar a proteção dos ecossistemas para incluir 30% da sua área total terrestre e marinha. Como os recursos naturais têm sido sobre-explorados, essa zona de proteção tem vindo a diminuir. No caso das zonas ribeirinhas, fazem a transição natural entre ecossistemas aquáticos e terrestres, contribuindo para a biodiversidade regional, mas falta um quadro normalizado de avaliação e proteção, insiste Giorgio Pace. O Riparianet engloba seis bacias hidrográficas na Europa, incluindo os sistemas boreal, continental, alpino, temperado e mediterrânico. O projeto conta com parceiros de Itália, Alemanha, Espanha, Suécia e Portugal.

Fotos: UM.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas