Atualidade
Uma declaração transfronteiriça para atravessar o deserto demográfico
Mais de 60 associações luso-espanholas assinaram a Declaração de Urgência da Faixa Celta face à ameaça de colapso demográfico na zona transfronteiriça

Num período de apenas dois meses, e tendo em conta a resposta lenta dos interlocutores institucionais supranacionais para assumir as exigências da população rural do território transfronteiriço da Faixa Celta, mais de 60 entidades rurais assinaram uma Declaração de Urgência para promover ações e medidas que contribuam para contrariar o avanço do deserto demográfico este território luso-espanhol.
Após a subscrição da declaração e várias reuniões para articular uma resposta ao desafio demográfico, as organizações signatárias, para aumentar a força justa da reivindicação, continuarão a reunir mais apoio de empresas, associações e instituições locais, assim como de centros de conhecimento e investigação, instituições regionais e outras organizações de defesa dos territórios ameaçados pelo despovoamento se juntem no futuro.
As 56 associações de desenvolvimento rural e 11 associações dos sectores económico, social e cultural que subscreveram a iniciativa formam uma densa rede de cooperação para superar a adversidade e a desolação deste território transfronteiriço que não merece tal negligência pública, apesar das diretivas europeias que obrigam a uma mudança nas políticas públicas.
As entidades signatárias apenas exigem a colaboração das instituições espanholas e portuguesas para aceder ao que outros territórios europeus, numa situação de ameaça de despovoamento, já conseguiram: a declaração urgente do território da Faixa Celta como catástrofe demográfica e a sua inclusão no Acordo de Parceria, para que possa receber um Investimento Territorial Integrado e outras prerrogativas justas que são especificadas na Declaração de Urgência.
Os próximos passos, neste processo sem precedentes de auto-organização espontânea e democrática, serão a realização de uma reunião de todas as entidades inscritas e das que continuam a aderir. O principal objetivo será a constituição de uma associação ou consórcio transfronteiriço para os representar perante a Comissão Europeia e os Governos Português e Espanhol na defesa dos interesses e necessidades das populações transfronteiriças da Franja Céltica.
Focados na colaboração com as instituições regionais, nacionais e europeias aguardam que os instrumentos financeiros da PRÓXIMA GERAÇÃO e outros fundos estruturais europeus para o período 2021-2027 tenham um impacto positivo na revitalização económica, social e cultural deste território transfronteiriço o que não tem acontecido nas últimas décadas.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca