Connect with us

Atualidade

SMAS de Sintra investem mais de 8 milhões de euros em Algueirão – Mem Martins

Publicado

on

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimentos na Freguesia de Algueirão – Mem Martins, no valor de 8 milhões e 788 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra na freguesia de Algueirão Mem-Martins, foram apresentadas as diversas intervenções em curso para a resolução de problemas e necessidades detetadas, como a remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins e do Algueirão, requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, requalificação da ETAR da Cavaleira e remodelação do Reservatório da Rinchoa.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “continuamos a reforçar o investimento em todo o concelho e Algueirão – Mem Martins é um exemplo disso, é a maior freguesia do concelho e onde vive mais gente e como tal, nós temos de ter uma prioridade acrescida porque o nosso trabalho é para as pessoas e para as famílias”.

Os SMAS de Sintra têm em curso a remodelação da rede de abastecimento de água de Mem-Martins com origem no reservatório de Ouressa e a empreitada abrange a renovação de todas as condutas em fibrocimento, numa área de intervenção de 5,5 quilómetros, que inclui, ainda, a substituição dos ramais domiciliários e implementação de uma Zona de Medição e Controlo (ZMC).

Os trabalhos compreendem, ainda, a substituição dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos, com a instalação de 234 contentores enterrados (75 para resíduos indiferenciados, 53 de plástico/metal, 53 de papel/cartão e 53 de vidro), implementados em 53 pontos de deposição.

“Esta empreitada é mais uma na estratégia do município de renovação das infraestruturas da rede de abastecimento de água, com o objetivo de melhorar o desempenho e eficiência do sistema, assim como reduzir a ocorrência de ruturas, beneficiando cerca de 13.360 habitantes”, refere o autarca.

Apostados em prosseguir a renovação das infraestruturas de abastecimento de água mais antigas, com maior índice de roturas, os SMAS estão também a proceder à remodelação da rede de abastecimento de água na zona do Algueirão, numa extensão de 18,8 quilómetros, incluindo a substituição de ramais domiciliários (1.139 unidades) e a implementação de três Zonas de Medição e Controlo (ZMC), no sentido de reduzir as perdas de água.

Os trabalhos compreendem, ainda, a execução de uma ciclovia entre Ouressa e a Igreja do Algueirão, numa distância de 2,8 km, estabelecendo a ligação entre as sedes dos agrupamentos de escolas Ferreira de Castro e Domingos Saraiva.

A requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares é uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS e os trabalhos contemplam uma área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, abrangendo a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Pangim, de Damão e Nau São Rafael, numa intervenção municipal que ascende a 2 milhões e 344 mil euros, com as obras a cargo dos SMAS a ascenderem a 436 mil euros.

Em termos de contentorização, o município tem associado a requalificação do espaço público e a renovação de contentorização de recolha de resíduos urbanos, numa ótica de articulação com vista a minimizar os incómodos para a população resultantes da realização de trabalhos e de otimização dos meios afetos e disponíveis no terreno. Exemplo dessa articulação ocorreu na sequência da intervenção de requalificação da Rua Dr. João de Barros, nas Mercês, com instalação de 16 contentores, divididos por quatro pontos de deposição.

Para investimentos futuros nesta freguesia, a Câmara aprovou, recentemente, a abertura de concurso para a remodelação da ETAR da Cavaleira, numa intervenção que irá dar resposta às necessidades da população local e, em particular, ao futuro Hospital de Proximidade de Sintra. Com um prazo de execução de 600 dias, o investimento dos SMAS de Sintra vai ascender a 1 milhão e 250 mil euros.

A empreitada vai permitir a implementação de uma solução de tratamento constituída por uma primeira etapa de pré-tratamento que vai beneficiar da instalação de equipamentos mais atuais, com o objetivo de otimizar a eficiência como complemento do tratamento biológico.

As obras vão abranger ainda a beneficiação dos edifícios que integram a ETAR, ao nível de obras de construção civil (betão, pinturas, caixilhos), arranjos exteriores e alimentação elétrica, incluindo a instalação de um novo quadro elétrico, assim como a construção de edifício próprio para albergar dispositivos de doseamento de reagentes e a instalação da hidropressora já existente.

Os SMAS de Sintra vão avançar com a remodelação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, uma unidade que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e Mem Martins. A intervenção a realizar no Reservatório da Rinchoa abrange a câmara de manobras e as tubagens e acessórios do sistema de adução e distribuição, uma vez que já apresentam sinais de desgaste e corrosão, o que poderá dar origem a roturas e consequente perturbação no fornecimento de água à população.

Assim, na União de Freguesias Algueirão – Mem Martins, foi apresentado o plano de investimentos que totaliza mais de 8 milhões de euros.

Foto: CMS.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Filomena Ribeiro

    Fevereiro 9, 2023 at 4:22 pm

    Os políticos ligados à camara de Sintra e freguesia de Rio de Mouro que dizem fazer obras de requalificação na Rinchoa . Fazem a 1ª, 2ª, 3ª e 5ª fase saltam a 4ª fase que abrange duas escolas e um polidesportivo .
    Fazem contentores subterrâneos nas fases mencionadas e na 4ª fase mantém tudo na mesma com agravante de não fazerem a manutenção, limpeza e desinfestação dos mesmos .
    Nem limpeza de ruas há nesta 4ª fase .
    Promessas há muitas, impostos tb, e nós (4ª Fase) tb paga

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas