Atualidade
Sintra vai ter nova Loja do Cidadão em Queluz

O projeto da nova Loja de Cidadão de Queluz foi apresentado na passada sexta-feira, durante a Presidência Aberta na União de Freguesias de Queluz e Belas. O projeto corresponde a um investimento de 1 milhão e 47 mil euros por parte da Câmara Municipal de Sintra.
A instalação deste novo equipamento será feita na nave superior do Mercado de Queluz, que se encontra atualmente sem utilidade, e que será alvo de remodelação numa área total de 741m².
Durante a visita ao espaço, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, destacou a “centralidade desta nova loja, que não só irá dinamizar o mercado, mas também toda a área envolvente”, referindo ainda a “divergência de serviços a que população poderá aceder num só lugar”.
Este espaço terá capacidade para 42 postos de trabalho de serviços administrativos de atendimento de frente de loja (front office) e outros de retaguarda (back office), em que estarão disponíveis os serviços do Instituto da Segurança Social (ISS), Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Câmara Municipal de Sintra e duas lojas para outras entidades ou serviços.
Com prazo de execução de 1 ano e 2 meses, os trabalhos previstos para a criação desta nova loja passam pela remodelação da nave superior do mercado, mais concretamente na reabilitação de fachadas e caixilharias; divisórias interiores, tetos, pavimentos e revestimentos; adaptação de acessos a mobilidade condicionada; instalação de novas instalações elétricas e de telecomunicações; substituição das redes de abastecimento de águas e drenagem pluvial e doméstica; instalação de sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), e instalação de sistemas de segurança contra incêndio, intrusão, roubo, acesso e vigilância.
A nova Loja do Cidadão visa a criação de uma maior proximidade entre a administração pública e os munícipes, ao permitir a centralização de serviços públicos onde o cidadão pode tratar de diversos assuntos num só lugar.
Foto: CMS.
Atualidade
Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.
A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.
O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Foto: CMB.
Atualidade
Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.
A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).
Foto: DR.
Atualidade
Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.
A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.
De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.
A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.
O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.
Foto: PSP.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade7 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
A Seca