Connect with us

Atualidade

Sintra: Plano de Resiliência e Recuperação em debate no Conselho Estratégico Empresarial

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra realizou esta quinta-feira o Conselho Estratégico Empresarial, onde a reprogramação do PRR – Plano de Resiliência e Recuperação foi o ponto central do debate.

António Pires de Lima, presidente do Conselho Estratégico Empresarial, deu início à sessão começando por dizer que o PRR é o maior instrumento da União Europeia fundamental para a recuperação da economia.

Este Conselho Estratégico, que se realizou no Centro Cultural Olga Cadaval, teve como convidada a ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, que tutela a pasta dos fundos europeus e apresentou o ponto de situação do PRR e a sua reprogramação. O objetivo desta reprogramação é dar resposta ao incremento de custos provocado pela atual conjuntura económica e aumentar a ambição de medidas já em curso.

Além da apresentação do PRR e da sua reprogramação, a ministra da presidência aproveitou o momento para felicitar a Câmara de Sintra, que considera um dos melhores exemplos da estreita relação entre governo e autarquias locais. “Sintra é uma das autarquias que melhor representa esta dinâmica entre poder central e local”, disse.

Durante a reunião foi apresentada pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, a caracterização socioeconómica atual de Sintra, com referência a indicadores que permitem medir o potencial do concelho. Neste sentido, verificou-se que Sintra mantêm o segundo lugar como município mais populoso do país, com cerca de 388 mil habitantes, apresentando uma evolução positiva.

Quanto à classificação etária da população, Sintra destaca-se pela juventude, sendo o segundo município do país no setor etário abaixo dos 25 anos, com um total de 103 mil habitantes (57.941 munícipes com menos de 15 anos e 45.544 com idades entre os 15 e os 24 anos).

Em 2020/2021, Sintra apresenta-se, juntamente com o Porto, como o segundo Município de Portugal com mais estabelecimentos de ensino (total de 233, tendo Sintra um maior n.º de estabelecimentos de ensino não superior).

Sendo um concelho com uma população tão jovem e para fazer face às evidentes lacunas de Sintra ao nível da oferta no Ensino Superior o autarca salientou que “a Câmara de Sintra desenvolveu diligências junto de várias entidades, que resultaram na instalação da Faculdade de Medicina no “Campus de Sintra”, em São Marcos, pela Universidade Católica, já com atividade iniciada e a instalação da Escola de Ciências e Tecnologias Digitais Aplicadas ISCTE-SINTRA”.

Quanto à taxa de desemprego, Basílio Horta, referiu que “no final de 2022, a taxa de desemprego estimada em Sintra foi de 5,0%, o que representou um decréscimo de menos 19,4% em relação ao ano anterior, mantendo-se assim uma tendência de descida desde janeiro do presente ano”.

A nível de preço por habitação, no contexto dos últimos 5 anos, a evolução do preço por m2 em Sintra é de 106,6%, sendo consideravelmente superior à evolução média verificada em Portugal Continental (59,9%). Perante estes dados, Basílio Horta mencionou os esforços que a autarquia tem feito nesta área, “um investimento superior a 18,5 milhões de euros centrado na habitação, na emergência social, no apoio a famílias e grupos vulneráveis e no fortalecimento das instituições de setores sociais e a Estratégia Local de Habitação que tem um orçamento global previsto de 179 milhões de euros e reflete no orçamento municipal 6,1 milhões de euros”.

Para terminar esta apresentação Basílio Horta indicou os valores que a autarquia tem recebido de fundos comunitários que têm contribuído para o desenvolvimento económico do concelho.

Em setembro de 2023, Sintra apresenta um total de comparticipações de 32,8 milhões de euros, para um total de investimentos de 47,6 milhões de euros.

No âmbito do PORLISBOA 2020 e na comparação com os restantes Municípios da Área Metropolitana de Lisboa, Sintra apresenta-se como o maior beneficiário, quer no valor de despesas elegíveis, quer no valor de fundos aprovados.

Sintra tem, à data, candidaturas aprovadas que englobam um total de investimentos de 27 milhões de euros. Destas, destaca-se a área social (que engloba um investimento superior a 13,9 milhões de euros) e da saúde (com um investimento superior a 8,5 milhões de euros).

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.

Foto: CMS.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais

Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].

Segue, na íntegra, o esclarecimento:

«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:

1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.

Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.

2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.

Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.

Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.

Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel. 

De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.

Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.

Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.

O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas