Connect with us

Atualidade

Sintra e Yangsan (Rep. da Coreia) assinam acordo de geminação

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta sexta-feira, um protocolo de geminação com o Município de Yangsan, na República da Coreia, com o objetivo de aprofundar laços no plano institucional entre os dois municípios.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, e do presidente do Município de Yangsan, Dong-Yeon Na, dois municípios que detêm classificações de Património Mundial da UNESCO, Sintra pela Paisagem Cultural que detém e Yangsan com o Templo e Mosteiro de Tongdosa.

Na assinatura deste acordo, Basílio Horta manifestou crer existir, entre Sintra e Yangsan, “grandes aproximações em matérias tão importantes como a cultura, o turismo e a economia”, destacando o interesse em fazer “uma troca de iniciativas culturais e de intercâmbio turístico, mas também levar a cabo parcerias em matéria tecnológica e de energia”. O autarca referiu ainda “o interesse nacional na realização deste protocolo, pela vontade de aumentar os laços de cooperação entre Portugal e a Coreia. Portanto, este ato vai nesse sentido, na aproximação destes dois países”.

Já Dong-Yeon Na confessou ter ficado “bastante impressionado com as diferentes culturas portuguesas, principalmente com o Património de Sintra que me deixou bastante comovido”, mencionando que, após a visita ao Cabo da Roca e o Palácio Nacional da Pena, “os munícipes de Sintra devem ser verdadeiramente orgulhosos da cultura que têm”.

Com esta geminação, pretende-se promover projetos de âmbito cultural, turístico, educativo, económico e de promoção do desenvolvimento, designadamente económico tendo sempre em conta o bem-estar dos respetivos munícipes.

A semelhança entre os dois municípios, que têm uma profunda e reconhecida vocação turística, é bem denotativa do simbolismo e do encontro de culturas entre o Ocidente e o Oriente e ambos têm uma dimensão populacional e geográfica idêntica.

O Cabo da Roca, no extremo da Serra de Sintra é um lugar icónico no extremo ocidental do continente europeu e limite oeste da Eurásia, onde o sol de põe sobre o Oceano Atlântico. Enquanto, na Montanha Cheonseongsan, na Coreia, conhecida com “Pequena Montanha do Diamante”, é possível observar-se o nascer do sol sobre o Oceano Pacífico.

A geminação de cidades é, sobretudo, a oportunidade de contribuir para fomentar a confiança mútua, a amizade e compreensão reforçando laços históricos e culturais, assim como reconhecer um interesse recíproco no comércio, indústria e educação.

Foto: CMS.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas