Connect with us

Atualidade

São Miguel (Açores): Prisão Preventiva por roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física

Publicado

on

A Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu à detenção, de um homem, de 21 anos, fortemente indiciado da prática de crimes de roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física cometidos nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Na sequência das diligências de investigação efetuadas pela brigada de serviço permanente da PSP, foi possível a esta recolher vários elementos de prova que apontavam no sentido de o arguido ter sido responsável por agredir uma vítima, de 80 anos, à porta da respetiva residência, tendo-se apropriado de quantias monetárias que a idosa tinha na sua posse.

De acordo com as diligências concretizadas pelos investigadores da PSP, foi, ainda, possível perceber que o arguido figurava como o principal suspeito de vários outros crimes, recentemente ocorridos, na ilha de São Miguel, tendo sido recolhidos indícios, suficientemente, sólidos que implicam o suspeito como o principal autor, de uma tentativa de roubo sobre outra pessoa, especialmente vulnerável, em função da sua idade avançada, tendo alcançando o seus objetivos, aquando da prática de outro crime de roubo praticado sobre outra vítima, de nacionalidade brasileira, permitindo-lhe apoderar-se do telemóvel desta.

A destabilização causada pelo arguido foi ainda comprovada, pelos investigadores da PSP, com base noutros indícios da prática de crime recolhidos e apontam, igualmente, o suspeito como único responsável, não apenas de um assalto ocorrido num estabelecimento comercial, situado na avenida do mar, em Ponta Delgada, mas também do furto de um veículo, ocorrido na freguesia do Pico da Pedra e, posteriormente, recuperado pelas autoridades na freguesia de Rabo de Peixe.

Considerando a intensa atividade criminosa por parte do arguido, agravada pelo facto de ter sido recentemente detido em outras duas ocasiões, por crimes de roubo e furto qualificado, a PSP, tal quadro de urgência acabou por impulsionar a detenção, fora de flagrante delito, do suspeito, por ordem de autoridade policial.

O arguido, sem qualquer antecedente criminal, após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada aguardará os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores salienta a importância da detenção do arguido em virtude de ter permitido cessar o prosseguimento do significativo número de crimes que vinha a praticar, designadamente por se tratar de mais um cidadão fortemente dependente de drogas sintéticas subsistindo a convicção de que levaria por diante a prática de novos crimes visando a obtenção de rendimentos destinados à aquisição de substâncias ilícitas para seu consumo.

Imagem: PSP.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas