Connect with us

Atualidade

São Miguel (Açores): Prisão Preventiva por roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física

Publicado

on

A Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, da Divisão Policial de Ponta Delgada, procedeu à detenção, de um homem, de 21 anos, fortemente indiciado da prática de crimes de roubo, furto qualificado e ofensas à integridade física cometidos nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande.

Na sequência das diligências de investigação efetuadas pela brigada de serviço permanente da PSP, foi possível a esta recolher vários elementos de prova que apontavam no sentido de o arguido ter sido responsável por agredir uma vítima, de 80 anos, à porta da respetiva residência, tendo-se apropriado de quantias monetárias que a idosa tinha na sua posse.

De acordo com as diligências concretizadas pelos investigadores da PSP, foi, ainda, possível perceber que o arguido figurava como o principal suspeito de vários outros crimes, recentemente ocorridos, na ilha de São Miguel, tendo sido recolhidos indícios, suficientemente, sólidos que implicam o suspeito como o principal autor, de uma tentativa de roubo sobre outra pessoa, especialmente vulnerável, em função da sua idade avançada, tendo alcançando o seus objetivos, aquando da prática de outro crime de roubo praticado sobre outra vítima, de nacionalidade brasileira, permitindo-lhe apoderar-se do telemóvel desta.

A destabilização causada pelo arguido foi ainda comprovada, pelos investigadores da PSP, com base noutros indícios da prática de crime recolhidos e apontam, igualmente, o suspeito como único responsável, não apenas de um assalto ocorrido num estabelecimento comercial, situado na avenida do mar, em Ponta Delgada, mas também do furto de um veículo, ocorrido na freguesia do Pico da Pedra e, posteriormente, recuperado pelas autoridades na freguesia de Rabo de Peixe.

Considerando a intensa atividade criminosa por parte do arguido, agravada pelo facto de ter sido recentemente detido em outras duas ocasiões, por crimes de roubo e furto qualificado, a PSP, tal quadro de urgência acabou por impulsionar a detenção, fora de flagrante delito, do suspeito, por ordem de autoridade policial.

O arguido, sem qualquer antecedente criminal, após ter sido presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada aguardará os ulteriores termos do processo sujeito à medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

O Comando Regional dos Açores salienta a importância da detenção do arguido em virtude de ter permitido cessar o prosseguimento do significativo número de crimes que vinha a praticar, designadamente por se tratar de mais um cidadão fortemente dependente de drogas sintéticas subsistindo a convicção de que levaria por diante a prática de novos crimes visando a obtenção de rendimentos destinados à aquisição de substâncias ilícitas para seu consumo.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas