Connect with us

Atualidade

São João do Porto: operação especial da STCP garante uma mobilidade fácil e sustentável

Publicado

on

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto volta a fazer parte das festas da cidade do Porto com uma operação especial para a noite de São João. Em 2023 a maior operadora de transportes públicos do Grande Porto oferece aos seus passageiros um serviço ágil e de confiança para as deslocações de ida e vinda da cidade, com a garantia de viagens toda a noite e madrugada e em segurança, através do reforço das linhas de autocarro que servem as zonas mais tradicionais das festividades na ‘cidade invicta’.

A STCP convida, assim, a população a optar pela deslocação em transportes públicos, dado que a operação especial de S. João assegura o aumento da frequência e dos lugares nos autocarros das linhas que chegam ao epicentro das festas, com ajuste de alguns términos e paragens devido aos condicionalismos de trânsito — com a salvaguarda de que as viaturas STCP terão acesso a vias exclusivas e corredores especiais para responderem, da melhor forma, às necessidades dos seus clientes e poderem chegar a zonas da cidade onde, nessa noite, os automóveis não vão poder circular.

A operação da STCP estará em curso entre o início da noite de sexta-feira (23 de junho) e a manhã de sábado (feriado de 24 de junho), e consiste num reforço nos principais eixos de chegada à Baixa do Porto, aumento de frequência e utilização de viaturas de grande capacidade, permitindo uma mobilidade eficaz entre os seis concelhos onde a STCP tem operação (Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e VN Gaia). No Grande Porto, a rede STCP é a que oferece maior cobertura territorial durante toda a madrugada, possibilitando ligações de maior proximidade, diretas ao destino ou complementares a outros modos de transportes.

Autocarros – términos especiais e reforços

Términos na Rua da Restauração (junto ao Hosp. Sto. António) para as linhas 200/ 501/ 507/ 601/ 602/ 1M/ 12M/ 13M

  • Linhas 200 (Bolhão-Cast. Queijo) + 1M (Aliados-Matosinhos Praia) – eixo do Campo Alegre – frequência de 30 minutos toda a noite e madrugada, com autocarros articulados.
  • Linha 602 (Cordoaria-Aeroporto Via Padrão Moreira) – eixo Carvalhido/Monte dos Burgos/Moreira da Maia – oferta de 30 em 30 minutos toda a noite até cerca da 1h00, até às Guardeiras.
    • Regresso de madrugada pela linha 3M, com partida da Trindade.
  • Linhas 501, 507, 601 e 13M – eixo da Av. AEP, no horário habitual.
  • Linha 12M (Aliados-Sto. Ovídio) – eixo do Campo Alegre até Junta Massarelos, no horário habitual.

Términos na TRINDADE para as linhas 600/ 4M/ 3M

  • Linha 600 + 4M (Aliados-Maia Barca) – eixo de Antero de Quental/ Amial/ Ponte da Pedra – no serviço noturno e até às 3h00 da manhã, frequência de 12,5 minutos, entre a Ponte da Pedra e o centro do Porto. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 4M (Aliados-Maia Câmara) – a partir das 0h30 e até as 2h30, de 15 minutos entre Ponte da Pedra e Aliados. Entre as 3h00 e as 6h00, o reforço da 4M passa a 30/30 minutos entre Aliados e Maia. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 3M (Aliados-Aeroporto) – eixo de Carvalhido/ Monte dos Burgos/ Maia – no serviço de madrugada, a partir da 1h00, tem frequência de 30 minutos até ao Araújo, e de 60 minutos até ao Aeroporto até cerca das 3h00. Entre as 3h00 e as 6h00, frequência de 30 minutos até ao Aeroporto. Afetação de autocarros articulados.

Términos no BOLHÃO (Rua do Bolhão) para as linhas 502/ 701/ 702/ 5M

  • Linhas 701 (Bolhão-Codiceira) + 702 (Bolhão-Travagem) – eixo de Sta. Catarina/ Costa Cabral/ Afonso Henriques/ Alto da Maia – frequência reforçada para 15/15 minutos no eixo comum durante o serviço noturno, até à estação de Ermesinde. Serviço com autocarros articulados.
  • Linha 5M (Aliados-Ermesinde) – frequência de 15 minutos durante a madrugada (após a 1h00).

Términos no BOLHÃO (Rua Sá da Bandeira) para as linhas 401/ 700/ V94/ 800/ 801/ 305/ 7M/ 8M

  • Linhas 305, 401 e 700 efetuam o horário noturno habitual.
  • Linha 800 (Bolhão-Gondomar) + 801 (Cordoaria-São Pedro da Cova) – eixos Baixa/ S. Roque/ Sta. Eulália – frequência combinada no eixo comum de 15 minutos até à 1h00. A partir dessa hora permanece a linha 800 com partidas alternadas com a linha 8M a cada 30 minutos até ao centro de Gondomar. Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 8M (Aliados-São Pedro da Cova) – eixo de Fernão Magalhães/ Areosa/ S. Roque/ Sta. Eulália) – oferta de 30 em 30 minutos na madrugada (combinada com a 800). Afetação de autocarros articulados.
  • Linha 7M (Aliados-Valongo) eixos Bonfim/ S. Roque/ Alto da Serra/ Valongo – oferta de 40 em 40 minutos toda a madrugada. Afetação de autocarros articulados.

Alterações nas linhas provenientes de Vila Nova de Gaia 901/ 905/ 906/ 907/ 10M (a partir das 22:00)

  • Linhas 901 (Trindade-Valadares) e 906 (Trindade-Madalena)As linhas provenientes de Vila Nova de Gaia em operação terminarão na Avenida da República, junto à Câmara de Gaia, a partir das 22:00, pela R. General Torres, R. Daniel Serrão, Av. República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 905 (Bolhão-Monte da Virgem) – Frequência de 40 minutos até à Avenida da República. Entre as 19h e as 22h terminam na R. Alexandre Herculano, no Porto.
  • Linha 907 (Boavista-Vila D’Este) – eixo (Vila d’Este/ Sto. Ovídio/ Gaia Shopping) – reforço da frequência para um intervalo de 15 minutos entre autocarros até à meia-noite, entre Vila d’Este e Sto. Ovídio, mantendo o serviço normal de 45 minutos ao Gaia Shopping.
  • Linha 10M (Aliados-Vila D’Este) – eixo Av. República/ Sto. Ovídio/ Vila D’Este – Frequência de 20 minutos até cerca das 2h00 e de 40 minutos após essa hora.

Linhas que serão suprimidas

Devido aos impedimentos de trânsito, algumas linhas não irão operar no período noturno e madrugada, devendo a população optar pelas alternativas mais próximas.

  • Linhas 500 e 900 – terminam o serviço às 19h30.
  • Linha 904 – termina o serviço às 20h30.
  • Linha 11M – Não circula na noite de São João.

Todas as paragens localizadas na Cordoaria, Carmo Pr. Liberdade, Aliados, S. Bento, D. João I, Ribeira e, em VN Gaia, na parte final da Av. da República e acessos à Ponte do Infante, estão, em face das alternativas acima explicadas, desativadas.

As demais linhas de autocarro operam conforme oferta habitual, quer no serviço noturno, quer no serviço de madrugada.

Elétricos

Em relação aos Elétricos, o serviço da linha 1 (Infante-Passeio Alegre) irá terminar mais cedo na sexta-feira, véspera de S. João, às 18h10. A linha 18 (Clérigos-Passeio Alegre) funciona sem alterações.

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no site www.stcp.pt ou através da Linha Azul STCP linhaazul@stcp.pt / 226 158 158.

  • Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:
  • Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios
  • site explore.porto.pt
  • QR Code na paragem
  • Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.

Títulos de Transporte / Tarifário

Recomenda-se a compra antecipada do título de transporte para todas as viagens necessárias, na ida e regresso. O título Bilhete de Bordo pode ser adquirido à entrada dos autocarros (2,50€), em dinheiro ou através de MB WAY, válido para uma viagem na STCP. Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento também pode ser feito com VISA.

Títulos válidos

– Títulos ocasionais Andante;

– Tarifa de bordo Agente Único (2,50€);

– Assinatura Andante que inclua as zonas a utilizar.

Imagens: STCP.

Atualidade

Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

Publicado

on

O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

Publicado

on

Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

Publicado

on

Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

Continuar a ler

Mais lidas