Connect with us

Atualidade

Sandra Baía expõe “Cicatriz” na zet gallery, este sábado, às 16h00

Com duração até 17 de fevereiro

Publicado

on

A zet gallery inaugura, este sábado, em Braga, dia 16 de dezembro, às 16 horas, a exposição “Cicatriz”, que resulta do trabalho artístico de Sandra Baía, numa exploração de infinitas possibilidades, de matérias-primas e processos industriais.

A mostra da artista, nascida em Lisboa em 1968, que conta com a curadoria de Helena Mendes Pereira, procura suavizar e desconstruir, questionando os limites da nossa própria perceção, bem como os estereótipos de beleza ainda enraizados na sociedade atual.

Convidando-nos a visões deformadas, e confrontando-nos com a possibilidade da imperfeição e da cicatriz, palavra que dá mote a este trabalho, a autora incita à nossa reflexão sobre as inúmeras pressões exercidas pelas redes sociais e pelas novas tecnologias de comunicação.

Nas 13 obras que Sandra Baía expõe, há uma delas, a “Vanity Splendor”, que se foca na vulgarização das videochamadas aquando da pandemia. Passamos a ver-nos a toda a hora, enquanto falamos com os outros, o que ampliou um mercado de produtos e de aplicações, que têm como objetivo melhorar a perceção da nossa imagem.

O teletrabalho vulgarizou os Ring Lights, lâmpadas led em forma de anel que melhoram a aparência à luz de qualquer câmara. Na já mencionada “Vanity Splendor”, produzida no enquadramento das conversas que mantivemos enquanto pensávamos esta exposição, Sandra Baía utiliza 24 destes anéis de luzes, numa estrutura em alumínio à imagem dos espelhos de camarim das estrelas de cinema de Hollywood. A rebeldia do objeto contrasta com o esplendor da vaidade que elogia e/ou critica.

Outra das obras, a “Wandering amidst the hush”, resulta de uma parceria com a Inteligência Artificial. Sandra Baía promoveu um diálogo com a máquina e, de uma troca de perguntas e respostas sobre pensamentos da artista, resulta esta frase: “vagueando pelo meio do silêncio”.

Esta obra, outro dos inéditos de “Cicatriz”, abre o debate sobre a Inteligência Artificial, nas suas múltiplas variações, enquanto ferramenta. Ela apela à reflexão sobre os novos desafios e hipóteses que se colocam à produção artística, nunca substituindo o que é único do Ser Humano, mas abrindo possibilidades.

“A minha geração teve de se adaptar a esta nova era de tecnologia. Comecei a ouvir falar na inteligência artificial e no AI. Instalei a aplicação e comecei a trabalhar, ou a criar, trocando mensagens entre mim e o AI. Acabei por fazer esta colaboração com a inteligência artificial e é uma das obras que estará exposta na zet gallery”, conta Sandra Baía.

Esta exposição termina a 17 de fevereiro do próximo ano.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas