Connect with us

Atualidade

Salário médio dos diplomados dos Cursos Superiores Profissionais aumentou mais de 5% entre 2019 e 2020

Plataforma Brighter Future da Fundação José Neves revela que número de diplomados do CTeSP quase duplicou desde 2017

Publicado

on

Reforçando a tendência que se verifica desde 2017, e apesar da crise pandémica, o salário médio dos trabalhadores diplomados dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) aumentou 5,2% em 2020 face ao ano anterior. Registou-se, igualmente, uma forte tendência de crescimento dos trabalhadores com CTeSP: em 2020, eram já mais de 2.280 as pessoas com esta formação a trabalhar em empresas portuguesas, o que corresponde a um aumento de 23% face a 2019, e de 94% face a 2017 (quase o dobro). O Insight lançado pela Fundação José Neves, que pode ser consultado através do link https://brighterfuture.joseneves.org/insight/diplomados-ctesp-no-mercado-de-trabalho-quase-duplicaram-desde-2017, apresenta estas e outras conclusões sobre a evolução dos Cursos Superiores Profissionais, relacionando-a com as tendências do mercado laboral.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) foram criados em 2014, estando, nessa altura, apenas disponíveis nas escolas do ensino politécnico, com o objetivo de alargar e diversificar a oferta de ensino superior, bem como de atrair novos públicos, designadamente, jovens oriundos do ensino secundário profissional e adultos que procuram adquirir conhecimentos mais técnicos e direcionados para o mercado de trabalho.

O Insight agora publicado demonstra que completar um CTeSP compensa. Em 2020, o salário médio dos diplomados destes cursos foi de 1154€, o que significa que estes trabalhadores ganhavam, nesse ano, mais 4,1% do que quem concluiu o ensino secundário. Quando comparado com o ensino básico, os ganhos são ainda mais acentuados, registando-se uma diferença salarial de aproximadamente 25%.

Os trabalhadores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, que possuem este tipo de formação, auferiram um salário médio de 1092€, um valor 12,5% superior ao auferido por um trabalhador que tenha completado o ensino secundário. É nesta faixa etária que mais compensa completar um CTeSP.

As vantagens salariais e de empregabilidade têm contribuído para esbater o preconceito relativamente ao Ensino Profissional, mas, apesar deste forte crescimento, os diplomados destes cursos ainda representavam, em 2020, uma fatia bastante pequena dos trabalhadores (0,07%) e dos que continuaram a estudar após o ensino secundário (0,32%).

Disponíveis em instituições de ensino politécnico, os CTeSP são cada vez mais procurados por alunos que pretendem adquirir conhecimentos mais técnicos e direcionados para o mercado de trabalho. Desde o ano letivo de 2017/2018 que o número de diplomados destes cursos tem registado um aumento continuado sempre superior a 11% (valor que apenas não se verificou no ano letivo 2020/21, em que o aumento foi de 8%).

O Insight divulgado pela Fundação José Neves revela, ainda, que, no ano letivo 2020/2021, mais de 6% dos diplomados do ensino superior tinham concluído cursos TeSP, a maioria optando pela área das ciências empresariais (21,7%), mas destacando-se, também, as áreas de engenharia e técnicas e afins (15,7%) e a informática (15,6%). Serviços pessoais, serviços sociais e artes concentraram, individualmente, cerca de 10% do total de diplomados.

No que diz respeito aos setores de atividade que empregaram, em 2020, mais trabalhadores com CTeSP, a lista é liderada pelo comércio (17,6%), as atividades de saúde humana e apoio social (13,7%), as atividades de consultoria, científicas e técnicas (12,9%), os serviços de informação e de comunicação (9,1%), as indústrias transformadoras (8,9%), a construção (6,3%) e o alojamento e a restauração (5,5%).

Geograficamente, as regiões que concentram mais trabalhadores com Cursos Superiores Profissionais são a região Norte (31%) e a Área Metropolitana de Lisboa (28%), seguindo-se o Centro (21%), os Açores (10%), o Alentejo (5%), o Algarve (3%) e a Madeira (2%).

Os CTeSP, para além de abrirem portas para o mercado de trabalho, permitem que os diplomados ingressem nos ciclos de licenciatura e mestrado integrado, através de concursos especiais de acesso, existindo assim outros caminhos para alunos que queiram alargar conhecimentos e aumentar as suas qualificações.

Na Plataforma Brighter Future é possível pesquisar os diferentes CTeSP, de acordo com área de formação e regiões, no ensino público e privado.

Os dados revelados pela plataforma Brighter Future, da Fundação José Neves, surgem depois do lançamento do “Guia sobre o Ensino Profissional: uma escolha com futuro”, que pretende combater o preconceito geralmente associado a este tipo de ensino, e apresentando sugestões para quem pretende enveredar por esta via.

O Guia, lançado em janeiro, faz o diagnóstico da atual situação, a partir de indicadores que demonstram a importância desta via de ensino, nomeadamente que 14 meses depois de concluírem um curso profissional, 51% dos jovens estavam a trabalhar e 9% estavam simultaneamente a trabalhar e a estudar. Adicionalmente, é possível constatar que, no início da vida profissional, um jovem com o ensino secundário que tenha optado pelo ensino profissional terá uma maior probabilidade de obter emprego e uma remuneração mais elevada do que quem tenha optado pelo ensino científico-humanístico.

O “Guia sobre o Ensino Profissional: uma escolha com futuro”, da Fundação José Neves, está disponível para consulta ou download através do link https://joseneves.org/pt/guia-ensino-profissional.

Imagem: FJN.

Atualidade

Intensify World

Publicado

on

A Intensify World – Associação Tecnológica e Recreativa é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação e sem fins lucrativos, com sede na freguesia de Macieira de Rates, concelho de Barcelos.

Esta associação foi fundada em 19 de fevereiro de 2019 por três jovens licenciados na área de engenharia, os quais, cientes da realidade social, decidiram juntar o “melhor dos dois mundos”: a tecnologia e a solidariedade.

Contudo, o âmbito de atuação da Intensify World vai mais além, sendo quatro os pilares base da sua atividade, concretamente: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente e Tecnologia.

Na verdade, quem acompanha a associação, percebe o seu ensejo e ambição em querer crescer a nível nacional, mas também, é percetível a sua visão projetada para a atuação e cooperação além-fronteiras. Promover o bom ambiente e o desenvolvimento sustentável aliado à tecnologia, aumentando a rede de envolvidos nos projetos é o foco e, para o efeito, dá primazia aos valores de lealdade, eficiência, sustentabilidade e cooperação, cujos princípios são a base do seu sucesso e crescimento.

No entanto, é na partilha de conhecimentos e recursos entre os elementos da associação, voluntários/as e organizações parceiras que a sua missão se consegue.

Se na gíria, vulgarmente se entende que “a idade é um posto”, rapidamente essa ideia se desconstrói quando se é confrontado com esta associação, onde o esforço, dedicação e firmeza são a prova de que se pode atingir qualquer meta, independentemente da sua tenra idade (entenda-se, constituição).

Tanto assim é que esta associação, em apenas 4 anos de existência, conta já com mais 300 sócios, mais de 30 voluntários e ascende a 75 parcerias estabelecidas com diversos organismos/instituições/associações públicos e privados. Portanto, limites aqui não existem!

A verdade é que é indiscutível o seu progresso desde 2019 a esta parte. Com apenas um 1 ano de existência, nomeadamente, no ano de 2020, e em plena pandemia, a Intensify World contava já com a abertura de dois espaços sociais situados em duas freguesias do concelho de Barcelos, a saber: o espaço social situado na freguesia de Macieira de Rates e o espaço social localizado na freguesia de Pedra Furada.

Porém, e porque a tecnologia foi o mote para a sua constituição, a Intensify World, também em 2020, inaugurou o laboratório de robótica no espaço social de Macieira de Rates, o qual é composto por material que permite às crianças, jovens e adultos vivenciar, de perto, a magia da tecnologia que, por vezes, não é acessível, quer em termos monetários, quer em termos de oportunidades de contacto às zonas periféricas das cidades.

Já no plano do meio ambiente, há que realçar a abertura dos Centros de Reciclagem de Material Elétrico, onde é depositado o material que se encontra “em fim de vida”, material este que é recolhido por esta associação, ou entregue nos seus espaços, e que, após uma triagem, é consignado naquele centro. Contudo, não é só o material eletrónico que merece uma reutilização, dedicando, também, esta associação à reutilização e reciclagem de roupas, calçado, brinquedos e de material escolar. A título de exemplo, no último ano foram recicladas 12 toneladas de roupa, 7 toneladas de material eletrónico e reutilizado cerca de 1 tonelada de material eletrónico.

Ademais, a vertente de educação é dos principais focos da Intensify World. Esta associação tem disponível um leque de serviços que permitem apoiar os jovens que se encontram ainda a estudar e, até mesmo, prestar auxílio aos pais. Para o efeito, dispõe de um gabinete de apoio a candidaturas a bolsas de estudo do ensino superior; prestam apoio em teses de mestrado e trabalhos académicos; nos seus espaços sociais tem disponíveis salas de estudo; recebem alunos de Erasmus, tendo, no último ano, recebido alunos provenientes de 7 países diferentes; frequentemente são, também, dadas palestras/workshops em escolas e instituições destinando-se o conteúdo das mesmas a qualquer cidadão, desde crianças até aos idosos. Nesta modalidade, a associação vai, inclusive, mais longe, dispondo da iniciativa “educação para a saúde” que, juntamente com uma voluntária licenciada em medicina, apresenta, mensalmente, um tema sobre uma doença, apelando e informando aqueles que seguem a associação acerca dos cuidados a ter.

Contudo, é de facto na solidariedade cuja sua atuação é mais premiada. Por exemplo, a Intensify World,em 2021, acolheu o projeto de uma das suas voluntárias, com o lema “Abrace em Troca de um Sorriso”, tendo, nesse mesmo ano, prestado apoio a 53 famílias de diversos concelhos do país, e em 2022 prestado o auxílio a 75 famílias. Além disso, desde o Natal de 2021 que é organizada a campanha intitulada de “Prendas para Todos”, tendo, no passado Natal de 2022, distribuído 326 prendas por crianças e jovens em risco de várias instituições de Barcelos e municípios vizinhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Já em 2023, e perante o cenário de destruição provocado pelo sismo na Síria e Turquia, a associação “pôs mãos à obra”, tendo recolhido mais de uma tonelada de bens doados para serem enviados para os locais afetados pela tragédia.  

Por sua vez, e se dúvidas ainda houvessem quanto ao cariz multifacetado de atuação desta associação, sublinha-se que em 2021, esta associação aderiu ao CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Barcelos e, já em 2022, aderiu ao CLAS de Esposende. Tendo, por conseguinte, ainda no ano de 2022, aderido à Comissão Alargada da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Barcelos, bem como, aderido ao GOI (Grupo Operativo do Idoso) de Barcelos.

Portanto, em face das diversas áreas que, prontamente, a associação se disponibiliza e atenta aos inúmeros pedidos solicitados, é toda uma dinâmica diária que exige uma grande capacidade de gerir e assegurar meios de resposta. Contudo, e como qualquer trabalho tem a sua devida recompensa, o esforço e cooperação de todos os envolventes da associação tem sido premiado em diversos âmbitos. Desde logo, a Intensify world, em 2020, foi vencedora da 1ª Edição do Orçamento Participativo promovido pela Câmara Municipal de Barcelos; em 2021 foi vencedora do prémio Santander Mais Comunidade e, nesse mesmo ano, conquistou, ainda, o 2º lugar da Semana Europeia da Mobilidade; foi vencedora, em 2020 e 2021, respetivamente, da 1ª e 2ª Edição do Prémio Bairro Feliz do Pingo Doce de Barcelos, bem como vencedora, em 2022, da 3ª Edição daquele Prémio, quer no município de Barcelos, quer no município da Póvoa de Varzim; em 2022, conquistou o 1º lugar do Festival Nacional da Robótica; conquistando, também em 2022, o ambicionado Estatuto de IPSS e Utilidade Pública. Mais recentemente, em 2023, recebeu a Menção Honrosa no projeto nacional “Junta-te ao Gervásio”, que reconhece o trabalho de entidade no âmbito da reciclagem e economia circular.

É, portanto, em prol de toda a dedicação despendida e reconhecimento obtido que a associação Intensify World pretende continuar a crescer nas suas várias áreas e ter um papel, cada vez mais ativo na comunidade, continuando certa e firme no alcance do seu lema “Juntos, vamos continuar a obter grandes resultados”.

Sobre o Espaço no Jornal a Nação

O Espaço de Opinião no Jornal “A Nação” irá contar com publicações de 2 em 2 meses e serão convidados autores de diversas áreas com contribuições relevantes para a associação ou para a sociedade de diversas áreas de conhecimento.

Por: Luís Dias (Engenheiro e Presidente da Direção da Intensify World)

Imagem: ORIGAMI.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município promove “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023

Publicado

on

Com o objetivo de ocupar, de forma salutar e enriquecedora, a pausa letiva das crianças e dos jovens, o Município de Anadia vai levar a efeito o programa de “Férias Desportivas e Culturais” Páscoa 2023 que vai decorrer, entre 03 e 6 de abril e entre os dias 11 e 14. A atividade é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade.

As atividades vão ser desenvolvidas, entre as 9h00 e as 13h30, nos vários espaços municipais, nomeadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Biblioteca Municipal, Museu do Vinho Bairrada, Ecoparque de Anadia e Parque Urbano da Cidade (Anadia), abrangendo as áreas do ambiente, cultura, desporto, expressão artística e outros domínios de relevante interesse para as crianças e jovens.

Este projeto tem como principais objetivos criar a oportunidade para que as crianças e os jovens experimentem um conjunto de modalidades desportivas e atividades de âmbito sociocultural, sensibilizando-os para a continuidade da sua prática e para a transmissão de valores coincidentes com uma forma de vida saudável; promover a formação integral das crianças e jovens, bem como reforçar os laços de amizade e de intercâmbio, o conhecimento do meio e da realidade e fomentar a cooperação e o trabalho de equipa; e colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação em arranjar contextos de ocupação adequados, para a frequência dos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares.

As inscrições podem ser efetuadas a partir desta sexta-feira, 24 de março, na Secretaria das Piscinas Municipais de Anadia. O valor é de 20,00€/semana. A organização fornece a todos os participantes o almoço, contudo, as crianças devem trazer o lanche para o período da manhã.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Santa Marta de Penaguião adere à Hora do Planeta 2023

Publicado

on

O Município de Santa Marta de Penaguião vai, mais uma vez, associar-se à Hora do Planeta, que se assinala no dia 25 de março, desligando as luzes de diversos edifícios e equipamentos durante uma hora.

Assim, para além de ações de sensibilização junto de toda a comunidade escolar durante o dia, com a plantação de diversas árvores de frutos para promover uma alimentação mais saudável, equilibrada e variada, o Município compromete-se a, entre as 20h30 e as 21h30, apagar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho e de alguns monumentos do concelho.

Considerando que, mais do que um apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, o município desafia todos os munícipes a aderirem também à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em https://horadoplaneta.pt/cidadaos/  ou simplesmente aderir no conforto das suas casas.

“Junte-se a esta iniciativa! Façamos mais pela nossa “casa”!”, apela o Município.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas