Connect with us

Atualidade

Recolha de biorresíduos já abrange todo o concelho de Sintra

Publicado

on

O Município de Sintra continua a aumentar a área de recolha seletiva de biorresíduos, abrangendo agora a totalidade do território.

Com o alargamento do sistema de recolha de biorresíduos, que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) lançaram para o terreno em outubro de 2020 através de um projeto piloto, passa de 200 mil para 385 mil potenciais aderentes correspondentes a toda a população do concelho de Sintra.

Para assinalar a expansão da recolha seletiva de resíduos alimentares a todo o concelho de Sintra no 1 de outubro, os SMAS promoveram uma ação de divulgação na Feira de Monte Abraão.

Os SMAS de Sintra completam assim missão de implementar a operação “Sintra e os Biorresíduos”, em todo o território do concelho. Com um pequeno gesto, os munícipes têm assim a oportunidade de contribuir ativamente para a sustentabilidade do ambiente, bastando para isso efetuarem a triagem dos resíduos alimentares.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este projeto é muito importante porque se prende diretamente com o objetivo de reduzirmos a quantidade resíduos enviados pelo município para aterro e continuar a melhorar a nossa pegada ecológica. Este projeto é também o nosso contributo à escala local para mitigar as alterações climáticas à escala global”.

Representando um investimento de cerca de 670 mil euros e com financiamento do POSEUR, a operação “Sintra e os Biorresíduos” arrancou em 2020 e abrangia inicialmente 75 mil pessoas, no território da Freguesia de Colares e algumas localidades da União das Freguesias(UF) de Queluz e Belas, Freguesia de Rio de Mouro, Freguesia de Algueirão-Mem Martins e UF de Sintra.

Ao longo de 2022, o sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares foi alargado à UF de Agualva-Mira Sintra, totalidade do território da UF de Sintra, UF de Massamá e Monte Abraão e totalidade da Freguesia de Algueirão-Mem Martins, e agora expandido a todo o concelho de Sintra.

O Município de Sintra afirma-se, assim, na linha da frente da recolha de biorresíduos, que correspondem a mais de 40 por cento do total da produção de resíduos, desviando-os do encaminhamento para aterro e valorizando-os através da produção de energia ou de um composto orgânico para fertilização dos solos agrícolas.

Para aderir ao sistema, os munícipes apenas necessitam de preencher um formulário, disponível no site dos SMAS de Sintra, em https://www.smas-sintra.pt/adesao-a-recolha-seletiva-de-biorresiduos/.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas