Atualidade
Quase um século depois, grupo Algar retorna a Portugal com foco no segmento de tecnologia e inovação

A imigração portuguesa para o Brasil, no século passado, fez história em diferentes setores. O arrojo de europeus que buscavam em território brasileiro um recomeço pós-dificuldades económicas na Europa do começo do século XX, fez surgir no Brasil importantes frentes económicas. Entre tantas trajetórias, uma delas merece destaque pelo novo rumo traçado para 2021: o regresso à “terra natal”. O Grupo Algar, fundado há 90 anos pelo português Alexandrino Garcia, volta os olhos a Portugal e, por aqui, já dá passos firmes no mercado da inovação e tecnologia. O Grupo Algar retorna com uma bagagem de atuação em todo o Brasil e também América Latina, cerca de 19 mil profissionais que atendem 3,5 milhões de clientes. Em balanço do ano de 2020, a receita do Grupo chegou a R$ 3,1 biliões e R$ 810 milhões em investimentos.
Números expressivos ainda mais quando se faz um resgate do começo de toda essa caminhada. Em 1919, Alexandrino Garcia parte para o Brasil com a família. Por lá, os Garcia começam a semear o empreendedorismo. De uma empresa beneficiadora de arroz, a família Garcia atuou em diferentes ramos até chegar a um grupo presente nas áreas que vão desde a Internet de alta velocidade, rede telefónica fixa e móvel, dados, criação de gado de corte, plantação de milho e soja, entretenimento e diversão em parques aquáticos ou resorts à beira-mar, além de gestão de infraestruturas de TIC.
É justamente nessa área de tecnologia que o Grupo Algar seleciona o regresso a Portugal através do “Brain”, o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Criado em 2017, em Uberlândia (estado de Minas Gerais), o “Brain” atua com o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas em produtos e soluções que simplifiquem o dia a dia de clientes e parceiros. Assim como os demais centros de inovação pelo mundo, o “Brain”, resumidamente, existe para incentivar pesquisas científicas e tecnológicas. As áreas de atuação do “Brain” são quatro frentes temáticas: IoT (Internet das Coisas), Cyber Security (Segurança Cibernética), Cloud e SD-WAN.

Em 2021, o “Brain” lançou para o mercado português o Brain Open – Edição Internacional, uma parceria com o TICE.PT (Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica de Portugal) e o Nexus (hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos – Brasil). O Brain Open teve a missão de recrutar startups para trabalhos em conjunto com outras startups e empresas de outros países. Ao todo, 152 startups foram inscritas, representando 17 países, entre eles Argentina, Canadá, Chile, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México e Portugal. Quatro foram selecionadas, entre elas duas portuguesas: a Assetflow, que conta com um software de inteligência artificial que analisa o comportamento e otimiza o fluxo de pessoas, e a Bloq.it, que oferece uma solução de software universal e padrão para smart lockers.
Fotos: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca