Atualidade
Guimarães recebe V Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro

A quinta edição do Ciclo de Cinema Galego, Português e Brasileiro “Mulheres, Património, Sociedade” realiza-se de 23 a 25 de novembro, na Sociedade Martins Sarmento (SMS), em Guimarães. A cada dia, a partir das 21h00, vão ser exibidas curtas e longas-metragens, seguindo-se uma conversa com cineastas, atores ou produtores desses filmes, a par de um membro da organização do evento para moderar o debate com o público. A entrada é livre.
A abertura oficial prevê esta quinta-feira a presença da presidente do Conselho da Cultura Galega, Rosário Álvarez, da vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, da vice-reitora para a Cultura e Sociedade da Universidade do Minho, Joana Aguiar e Silva, da diretora do Laboratório de Paisagens, Património e Território, Fátima Ferreira, do diretor da SMS, Antero Ferreira, e ainda de Rebeca Blanco-Rotea, cocoordenadora do evento e do congresso “Uncertain Landscapes“, que integra este ciclo de cinema e decorre em simultâneo na cidade-berço, com participantes de 17 países.
O primeiro filme em exibição é o drama rural “O que arde”, do galego Óliver Laxe, que foca um ex-presidiário incendiário e que soma já 18 prémios, como no Festival de Cannes. No final, a atriz Benedicta Sánchez junta-se ao debate. Já a sexta-feira vai ser dedicada às curtas-metragens: “Amas da Terra”, de Xisela Franco e Lúcia Freitas; “O amor é água que corre”, de Claudia Pineda (ambas da Galiza); “O homem do lixo“, de Laura Gonçalves; “Vita”, de Joana Mafalda Gomes; “Catraias”, de Tânia Dinis (as três de Portugal); e “Irun Orí”, de Juh Almeida (Brasil). Quatro daquelas realizadoras ficam depois à conversa com o público.
Para sábado há dois documentários de 30 minutos. “A festa do emigrante”, de Sara Traba (Galiza), traz a paisagem rural de Arcos de Valdevez, enquanto “A revolución (é) probable”, de María Ruido, Paula Barreiro e Lee Douglas (Espanha), evoca o processo revolucionário do 25 de Abril. A tertúlia posterior conta com Sara Traba e Rebeca Blanco-Rotea.
Após Braga (2018), Vigo (2019), Arcos de Valdevez (2021), Verín e Salvador da Bahia (2022), esta quinta edição tem o tema “Paisagens culturais, patrimónios femininos” e continua a aprofundar o intercâmbio cultural entre Galiza, Portugal e Brasil. Além das entidades presentes na sessão de abertura, a iniciativa conta com o apoio do Centro de Estudos Galegos, do Instituto Camões, do Museo do Pobo Galego, da Universidade Federal de Salvador de Bahia e do Cineclube de Guimarães.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca