Connect with us

Atualidade

Ordem dos Advogados de Braga é a primeira no país a indicar um porta-voz para os advogados brasileiros

Publicado

on

A Delegação da Ordem dos Advogados de Braga anunciou que dará voz aos advogados brasileiros inscritos pela instituição através de um porta-voz. O indicado é o advogado luso-brasileiro, Bruno Gutman. A decisão foi deliberada por unanimidade em reunião ordinária da Delegação da Ordem dos Advogados de Braga e comunicada pela Presidente da entidade, Ana Santos, que pretende aproximar e integrar os advogados brasileiros, que representam aproximadamente 10% dos profissionais registados em Braga.

“É uma deliberação com vista a transmitir e a receber as principais preocupações e a resolver os principais problemas que afetam estes advogados”, afirma Ana Santos.

De acordo com o novo porta-voz, Bruno Gutman, a iniciativa é uma forma exemplar de integração e cooperação com os advogados brasileiros que são inscritos na Ordem dos Advogados Portugueses. “Os brasileiros representam, aproximadamente, 10% de todos os profissionais inscritos na Ordem, em Portugal. É fundamental integrá-los na cultura profissional local, conhecer as suas necessidades e colaborar para que possam exercer a sua atividade de forma plena. A Delegação de Braga destaca-se pela excelência do trabalho desenvolvido em favor dos advogados da região. Aceitei este desafio com imenso gosto e muita honra”, conclui.

A comunidade brasileira, que reside oficialmente em Portugal, chegou a 393 mil pessoas em 2023, de acordo com dados da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), órgão responsável por controlar a entrada no país e emitir autorizações de residência. No fim de 2022, o número era de 240 mil. Braga é considerada uma das cidades mais populares entre brasileiros que procuram fixar residência em Portugal. A estimativa da agência é que cerca de 8% da população da cidade seja constituída por imigrantes brasileiros.

Mais sobre Bruno Gutman

Bruno Gutman é advogado luso-brasileiro com mais de 20 anos de experiência e atuação jurídica no Brasil e em Portugal, membro do Conselho Diretor da Funcex Europa e residente em Braga. Formado em Direito no ano de 2002, atua como advogado desde os 22 anos. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro sob o nº 118.768 e na Ordem dos Advogados Portugueses, Conselho Regional do Porto, sob o nº 59.189, iniciou a carreira jurídica na área do Direito Desportivo, quando prestou assessoria para diversas entidades (Federações, Confederações e clubes), atletas e empresários. Exerceu o cargo de Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno durante oito anos. Fundador do escritório Gutman e Silva Advogados, construiu uma carreira sólida no Brasil, com atuação nas mais diversas áreas, em especial no Direito Civil, Consumidor e Direito do Desporto.

Em Portugal, trabalhou com o reconhecimento de diplomas estrangeiros, questões de nacionalidade, investimentos, internacionalização de empresas e start-ups. Possui amplo conhecimento das relações e temas que envolvem o Brasil e Portugal, participa ativamente das causas relacionadas à comunidade luso-brasileira e também na promoção e divulgação da cultura brasileira em Portugal. É, ainda, apresentador do programa “Nove em Ação”, pela Rádio Antena Minho, onde entrevista convidados que tenham relação com algum dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Desde 2022, é membro do Conselho Diretor da Funcex Europa, a representação europeia da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), entidade responsável pelo maior banco de dados do comércio exterior brasileiro.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas