Connect with us

Atualidade

“Quantos direitos da Mulher Cabem na Agenda Ecologista?”

“Os Verdes” promovem debate no Porto

Publicado

on

No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, “quando, infelizmente, continuamos, ainda, a ter que exigir e lutar pela garantia de direitos, a igualdade salarial, contra a precariedade e pelo fim da violência sobre as mulheres”, sublinha o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

“Muitas são, pois, as razões de sempre para as mulheres irem à luta, a que acresce, nos dias de hoje, os impactos do aumento do custo de vida e a degradação da situação económica e social, e bem sabemos que são as mulheres as primeiras a senti-los e muitas vezes de forma avassaladora”, continua.

O Partido Ecologista “Os Verdes” considera “que os direitos das mulheres não apenas cabem na Agenda Ecologista, como são dela parte fundamental e indissociável”.

Assim sendo, “Os Verdes” promovem, no dia 23 de março, quinta-feira, às 21h00, na sede do Porto, uma Conversa Ecologista cujo mote é “Quantos direitos da mulher cabem na Agenda Ecologista?”.

Para este debate, contará com a presença de convidadas, de diferentes áreas, “que vão enriquecer a discussão, apresentando as dificuldades que as mulheres enfrentam no dia a dia e as medidas para as solucionar. Vamos falar de investigação, de alterações climáticas, de agricultura, de associativismo, de poder local, e tantos outros aspetos da dimensão social e ambiental em tempos de grandes desafios para a ação ecologista”, sublinha.

Imagem: PEV.

Atualidade

Câmara Municipal realiza I Meet Up sobre “Como Comunicar e Promover um Negócio desde Viana do Castelo”

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar o I Meetup de 2024 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno de “Como Comunicar e Promover um Negócio desde Viana do Castelo”. O encontro acontece dia 21 de maio, das 10h00 às 11h30, e tem como objetivo proporcionar um espaço de partilha de experiências e conhecimentos, promovendo a inovação nos serviços turísticos oferecidos no território.

O encontro acontece através dos meios digitais e vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, que fará a intervenção inicial. Contará, ainda, com contribuições de Frederico Carvalho, fundador e CEO da DIGITAL FC, João Freitas, Chief of Growth & Marketing na Host Hotel Systems, Maurício Ribeiro, fundador da Maumau Mia Produções, e Mariana Duarte, Head of Digital Marketing na Message in a Bottle.

A participação neste evento é gratuita, porém requer inscrição prévia através do link: https://us06web.zoom.us/j/87525447580 .

O I Meetup de 2024 dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Fórum Turismo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo é responsável pelo desenvolvimento e promoção do turismo do Município, trabalhando em estreita colaboração com entidades locais e regionais para potencializar o setor turístico e promover a cidade como um destino de excelência.

Já a Associação Fórum Turismo, parceira da Rede Municipal de Turismo, é uma entidade dedicada à promoção do turismo e ao desenvolvimento sustentável do setor, através de iniciativas que visam a qualificação dos serviços turísticos e a valorização dos destinos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Sintra: PetSintra – Feira de Adoção e Bem-Estar Animal está de volta

Publicado

on

O Parque Salgueiro Maia, em Massamá, recebe a PetSintra – Feira de Adoção e Bem-Estar Animal, nos dias 18 e 19 de maio, das 10h00 às 18h00.

A iniciativa de entrada livre e organizada pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, pretende promover a adoção responsável e as boas práticas para com os animais de estimação.

O evento contará com um espaço dedicado à adoção dos animais atualmente acolhidos no Sítio dos Animais de Sintra e nas diversas associações de bem-estar animal do concelho.

Durante dois dias a animação estará garantida com a realização de diversas atividades como ateliês, pinturas faciais, jogos, animação de rua, demonstrações realizadas por cães de trabalho (cães detetores, cães utilizados em terapias assistidas e cães guias), entre outras.

No evento é permitida a entrada de cães com trela que terão ao seu dispor um parque canino, banhos e tosquias, sessões de reiki e fisioterapia para cães.

O Município de Sintra tem vindo a desenvolver políticas de promoção do bem-estar animal, em especial, no que respeita aos animais acolhidos no Sítio dos Animais de Sintra, o Centro de Recolha Oficial de Animais do concelho.

A entrada no evento é gratuita, mas os visitantes são convidados a doar um bem para os animais, como alimentação, trelas ou mantas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Jacobeus querem unir associações em defesa do Caminho de Santiago

Publicado

on

A Associação Espaço Jacobeus (AEJ) defende o “estreitamento das relações com todas as entidades” comprometidas com o Caminho de Santiago, “especialmente com as restantes associações”, trabalhando em conjunto para potenciar a peregrinação a Compostela.

O presidente reeleito da AEJ, António Devesa, afirmou, na cerimónia de tomada de posse, no sábado, dia 11 de maio, que a associação “é uma instituição que existe com um único propósito: estar disponível e trabalhar para dentro do Caminho, no Caminho e para o Caminho, e para os peregrinos”. E, como tal, “só pode ser local para quem queira” respeitar este princípio.

O dirigente, que se “orgulha” da reeleição e reconhece a “responsabilidade” do cargo, destacou que a AEJ, “a maior associação jacobeia portuguesa, tem tido possibilidade de crescer de forma sustentável”, dando como exemplo o facto da sessão de tomada de posse decorrer na sua sede social, propriedade de “todos os sócios”.

“Mas este crescimento deve ser, primeiro, sinal de responsabilidade: ao nível de organização, comunicação e discussão de ideias entre todos, e na gestão das expectativas dos peregrinos, que veem na AEJ a entidade que deve defender, intransigentemente, o superior interesse do peregrino e do Caminho Português de Santiago”, alertou António Devesa.

Por outro lado, desejou que “a AEJ possa, continuamente, fomentar o culto e a peregrinação jacobeia, estreitando relações com a Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago e com todas as entidades relacionadas com o Caminho, especialmente as restantes associações, trabalhando em conjunto para potenciar a devoção a Santiago, o culto, a formação jacobeia, e a respetiva peregrinação”.

A direção da AEJ ficou assim composta, depois das eleições intercalares para o tempo restante do biénio 2023-2024, realizadas a 4 de maio: António Devesa (presidente), Nuno Rodrigues, Leonel Pereira e Albino Marques (vice-presidentes); Manuel Fernandes (tesoureiro), Carina Frazão e Paulo Silva (secretários), Arlindo Parra, Francisco Grilo e Avelino Ribeiro (suplentes).

A AEJ conta com 800 associados, tem sede em Braga e quase 30 delegações em Portugal e no estrangeiro. Fundada há 20 anos, os seus objetivos consistem em fomentar o culto e a peregrinação a Santiago de Compostela, preparar e informar peregrinos, e promover os diversos itinerários do Caminho Português de Santiago.

É uma organização católica que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas atividades pessoas de diferente fé e fundamentação humanística”. Em 2006 foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

Foto: AEJ.

Continuar a ler

Mais lidas