Connect with us

Atualidade

Programa Coreógrafos Emergentes de 2024 é apresentado a 21 de junho em Almada

Publicado

on

Acreditando na importância da experimentação e da liberdade artística, em 2024 a direção da Companhia de Dança de Almada convidou os jovens coreógrafos portugueses Carolina Cantinho e Hugo Marmelada para, de acordo com a suas próprias pesquisas individuais, criarem peças originais, em residência artística com os bailarinos da companhia.

Carolina Cantinho é cofundadora do CAMADA – Centro Coreográfico, em Faro, onde assume a direção artística desde 2020. Recebeu prémios internacionais de coreografia, incluindo Most Innovative Choreography na Dance World Cup (Bucareste, 2015), 1º lugar no Netherlands Choreography Competition (Harlem, 2017) e Best Choreography and Innovation Award na VIBE Dance Competition (Viena, 2019). Em “quanto tempo o tempo tem?”, a autora propõe-se refletir sobre a efemeridade do tempo e a constante pressão que este exerce sobre nós.

Hugo Marmelada tem apresentado os seus trabalhos em diversos espaços e festivais, com destaque para Riksteatern, na Suécia; Dansens Hus de Oslo; e 16th International Solo-Dance-Theatre Festival Stuttgart, Alemanha, no qual recebeu os prémios de 2ª Melhor Performance e Prémio do Público. Inspirado no livro “O Apelo Selvagem”, de Jack London, em “Contido” o autor tem como fonte de desenvolvimento a formatação que a organização da sociedade acaba por ter no indivíduo, e a exploração do que fica de fora, todas as sensações e ações consideradas fora da norma.

Para completar este programa dedicado a coreógrafos emergentes e aproveitando a recente estadia em Portugal do coreógrafo italiano Brian Scalini, foi também nele integrada a criação “Wuthering Days”, reposta com três bailarinos da companhia. Nesta peça o coreógrafo fala sobre transferências de estados emocionais no quotidiano, e de como acontecem entre as pessoas mais próximas.

Brian Scalini tem criado para instituições como o Theater Pforzheim, a Palucca University of Dance Dresden e a Tanzcompagnie Landesbühnen Sachsen, apresentando também as suas próprias criações em festivais e locais como Hellerau – European Centre for the Arts Dresden, Hong Kong International Dance Festival, Machol Shalem Dance House Israel, Istanbul Fringe Festival, entre outros. Ganhou, recentemente, o primeiro prémio no 22º Certamen Internacional de Coreografia Burgos y Nueva York.

O Programa Coreógrafos Emergentes é uma iniciativa continuada da Companhia de Dança de Almada, que pretende dar espaço à criação artística e promoção de autores de dança contemporânea menos conhecidos do público, mas cujo trabalho merece a atenção da sua direção artística, pela qualidade técnica e conceptual, originalidade e profundidade.

Programa Coreógrafos Emergentes | 2024

Criações de Carolina Cantinho, Hugo Marmelada e Brian Scalini

Companhia de Dança de Almada

DIA, HORA: 21 de junho, às 21:00

LOCAL: Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada

INFORMAÇÕES: geral@cdanca-almada.pt ou 212 583 175

RESERVAS: 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt

PREÇO: 8€ | 4€ jovens e seniores.

Imagem: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas