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PRO_MOV: O exemplo de match entre setor público e privado que vai entrar em “aceleração” em 2023
Especialistas em gestão, recursos humanos e formação de várias multinacionais na Europa juntaram-se a entidades públicas numa reunião de trabalho que decorreu esta semana no Porto. O objetivo foi debater e renovar caminhos possíveis para parar a “bomba-relógio” da falta de qualificação dos profissionais a nível europeu: estima-se que mais de 5 milhões de pessoas precisem de se requalificar nos próximos anos para atender às necessidades da economia e das empresas.
Durante a reunião, que decorreu a 8 e 9 de fevereiro e incluiu uma visita ao CESAE Digital, o programa PRO_MOV, braço do R4E em Portugal, foi apresentado como caso de estudo a nível europeu e exemplo de “match” entre setores público e privado. Em Portugal, o PRO_MOV é impulsionado pela SONAE, NESTLÉ e SAP, lado a lado com o setor público, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A Associação Business Roundtable Portugal (BRP), parceiro fundamental deste projeto, cedo se juntou a esta iniciativa trazendo-lhe escala através da entrada de dezenas de empresas portuguesas dos mais variados setores.
Depois de um ano em versão teste, que já conta com resultados práticos – pessoas formadas a trabalhar em empresas – o PRO_MOV irá, em 2023, entrar em “aceleração”, de acordo com João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva da SONAE e porta-voz do PRO_MOV: “A requalificação é fundamental para garantir o futuro da população desempregada ou em risco de desemprego, bem como para garantir a competitividade do país”. Deve, por essa razão, ser vista “como prioritária” e “motivo para a união de esforços do setor público e privado”, afirma.
O PRO_MOV é constituído por sete Laboratórios e vários cursos liderados por empresas de renome: Indústria (NESTLÉ), Agricultura (SOGRAPE), Digital (SAP), Green Jobs (EDP), Vendas (DELTA), Healthcare (HOVIONE, CUF) e, mais recentemente, Business Intelligence (WORTEN). Cada um destes laboratórios inclui formações para inscritos no IEFP. O primeiro destes cursos, que começou com o lançamento da fase piloto, já terminou, e vários formados estão integrados em empresas. O caso resultou tão bem que a segunda turma terá início em março.
“O papel do IEFP é ser o elo de ligação entre quem disponibiliza emprego e quem procura. Com o PRO_MOV falamos a linguagem das empresas, com cursos que se adaptam às suas necessidades. Por outro lado, contribuímos para que os formandos aumentem as suas competências no sentido de ascenderem profissionalmente”, considera Luís Manuel Ribeiro, Chefe de Equipa de Projeto Transição Digital do IEFP.
“Na Associação BRP estamos focados em acelerar Portugal e mudar as vidas das Pessoas. Reconhecendo os méritos do PRO_MOV, esta é uma das apostas do BRP e o nosso contributo visa reforçar a proximidade da formação com a realidade das empresas e dedicando recursos para alcançar a escala que ambicionamos”, considera Pedro Ginjeira do Nascimento, Secretário-geral da Associação Business Roundtable Portugal.
A reunião presencial no Porto promovida pelo Reskilling 4 Employment (R4E) e acolhida pela SONAE, juntou cerca de 50 entidades relevantes como grandes empresas europeias, representantes de entidades públicas de emprego, da European Rountable Industry (ERT) e da MCKINSEY, o parceiro de conhecimento do R4E.
ERT: Normalizar a requalificação na Europa
Inicialmente lançado em maio de 2021 sob a liderança de Paulo Azevedo, presidente da SONAE, o R4E foi desenvolvido pela European Rountable Industry (ERT), fórum de alto nível que junta 60 CEO’s e presidentes de empresas e que tem como objetivo promover parcerias de requalificação entre fornecedores, empregadores e candidatos a emprego.
José María Álvarez-Pallete, Presidente do Comité de Emprego, Competências e Impacto da ERT e Presidente e CEO da Telefónica, destacou o crescimento do R4E em toda a Europa, depois de iniciativas piloto em Portugal, Espanha e Suécia: “Continuamos a aumentar a nossa escala. Mas há ainda muito mais a fazer. A falta de competências é uma bomba-relógio e se vamos difundi-la, temos de construir uma cultura que normalize a requalificação em toda a Europa – para empresas e para indivíduos. É por isso que estamos a trabalhar para envolver mais empresas” e para “a adesão de mais seis países europeus ao esforço R4E ao longo deste ano”, afirmou.
Atualmente, entre as empresas que defendem o programa nos três países do R4E – Portugal, Espanha e Suécia – incluem-se ASTRAZENECA, IBERDROLA, NESTLÉ, SAP, SONAE, TELEFÓNICA e VOLVO GROUP.
Foto: DR.
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PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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