Connect with us

Atualidade

Póvoa de Varzim: Quinquagenário detido por violência doméstica

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através do efetivo da Esquadra da Póvoa de Varzim da Divisão Policial de Vila do Conde, no âmbito do combate ao crime de violência doméstica, no dia de anteontem, pelas 15h40, na Rua do Clube Naval, na Póvoa de Varzim, efetuou a detenção de um homem, de 56 anos de idade, desempregado e residente nessa cidade.

No local, os polícias lograram a interceção do suspeito na sequência da prática de ameaças e injúrias sobre a sua companheira.

O suspeito foi presente junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Alunos de escola do Porto vencem MEDEA com estudo sobre efeitos dos campos eletromagnéticos

Publicado

on

Uma equipa de quatro alunos da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, foi a vencedora da 14ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física – SPF e da REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

O primeiro lugar, entregue à equipa “Faraday”, foi divulgado ontem numa cerimónia realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que atribuiu, ainda, uma menção honrosa à equipa “Rádio Infante” da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Infante D. Henrique, também do Porto.

O trabalho vencedor realizou várias experiências e respetiva divulgação, com destaque para o estudo do campo magnético na vizinhança de uma linha de média/alta tensão, verificando se obedecem às normas impostas pela Organização Mundial de Saúde além de pequenas experiências na escola, de forma a sensibilizar os alunos para o eletromagnetismo.

A equipa, composta por Afonso Sousa, Chantal Falcón, Daniel Neuforge e Rodrigo Marques, alunos do 12º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, com a coordenação do professor Carlos Carvalho, estudou, também, o campo magnético na vizinhança de uma sala de ressonância magnética/TAC, entrevistando profissionais de saúde e debruçou-se ainda sobre as causas e as consequências das alterações dos padrões das Auroras Boreais na Escócia.

Já os “Rádio Infante” optaram por construir um protótipo de medidor de campo eletromagnético baseado no Arduíno, uma placa eletrónica de código aberto e hardware livre que permite o desenvolvimento de projetos de automação.

A equipa, composta por Gabriel Barbosa, Maria Ferreira e Pedro Silva, sob orientação dos professores Osvaldo Ribeiro e Catarina Silva, aplicaram os conhecimentos adquiridos de eletrónica e programação e foram também premiados durante a cerimónia.

José António Paixão, da SPF, faz um balanço positivo desta edição, afirmando que ‘tivemos, mais uma vez, uma boa adesão das escolas a este projeto, o que nos deixa muito satisfeitos. Para todos os participantes no MEDEA esta foi, certamente, uma experiência enriquecedora, sendo certo que a oportunidade de realizar medições do campo eletromagnético com equipamento que habitualmente não existe nas escolas, e de aliar o conhecimento teórico à prática investigando um problema relevante para a sociedade, torna este projeto uma mais-valia no ensino da Física, pelo que estamos muito gratos à REN por esta parceria’.

A 15.ª edição do MEDEA vai abrir inscrições a 17 de outubro de 2023. As equipas podem inscrever-se em https://registo-medea.spf.pt/.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Mora investe cerca de 150.000,00€ na melhoria do sistema de climatização na piscina municipal

Publicado

on

O Município de Mora está a proceder aos trabalhos de substituição do sistema de climatização na Piscina Municipal Duarte Pires, que se encontrava obsoleto, e que se traduzem num investimento para a autarquia de cerca de 150.000,00€.

Estes trabalhos condicionam a prática na piscina interior, com especial impacto nos programas destinados às crianças e idosos, contudo, será assim dada resposta a uma reivindicação antiga dos utilizadores e ficarão criadas as condições necessárias para permitir o normal funcionamento da Piscina Municipal, conferindo um ambiente de maior conforto na piscina coberta, especificamente.

Previsivelmente, todas atividades serão retomadas em janeiro de 2024, sendo que oportunamente será divulgado o período para inscrições.

Foto: CMM.

Continuar a ler

Atualidade

SINTRA+ATIVA com atividades desportivas para todas as idades

Publicado

on

O Parque Linear D. Domingos Jardo, em Agualva Cacém, vai receber a última sessão da iniciativa SINTRA+ATIVA, nos dias 23 e 24 de setembro, com um conjunto de atividades físicas e desportivas gratuitas dirigidas a toda a população.

As atividades realizam-se das 10h00 às 19h00, entre três espaços dedicados à aventura, fitness e de Yoga e Desportos de Combate, em que terá a oportunidade de experimentar tiro ao arco, escalada, insuflável ou participar nas aulas abertas de dança, Zumba, Yoga, GAP, Kickboxe, Body Attack, Boxe, entre outras.

Poderá, ainda, participar numa caminhada noturna de 8 km, no dia 23 de setembro, às 20h00, com saída do parque urbano e dificuldade moderada. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

SINTRA+ATIVA é uma ação organizada pela Câmara Municipal de Sintra em conjunto com as freguesias do concelho, com o objetivo de promover o exercício físico e a atividade desportiva, que acontece em diversos Parques e Jardins do concelho com um conjunto de iniciativas gratuitas.

Mais informações em www.cm-sintra.pt ou através do telefone 21 923 61 35.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas