Connect with us

Atualidade

“Ponto de Desencontro”: Um podcast FNAC moderado por Hugo van der Ding

Personalidades das mais variadas áreas juntam-se a Hugo van der Ding para conversas improváveis onde se cultiva a diferença com base nos livros e em todas as possíveis interpretações que cada um de nós pode fazer a partir deles

Publicado

on

Estreia, já no próximo dia 18 de abril, o podcast da FNAC que tem a leitura como “Ponto de Desencontro” entre entrevistado e convidado. São 24 conversas tão intimistas, quanto reveladoras, em que os livros surgem como janelas para o mundo e viagens interiores para quem os ouve. Numa desfolhada de escolhas literárias, Hugo Van Der Ding e os seus convidados deixam-se levar por temas mais ou menos polémicos interpretados à luz das suas vivencias e leituras de uma forma intencionalmente provocadora.

Entre os convidados já revelados estão o Maestro Vitorino de Almeida, Tânia Graça, o jornalista e escritor António Costa Santos, a psicóloga do sono Teresa Rebelo Pinto e o deputado Rui Tavares, entre muitos outros.

Nasce, assim, um podcast quinzenal ao qual a FNAC quis dar vida porque “é necessário existir um espaço dinâmico e sobretudo desempoeirado para cultivar a diferença e debater ideias, sejam elas concordantes ou completamente opostas”, refere Inês Condeço, Diretora de Marketing e Comunicação da FNAC Portugal. Além disso, diz a responsável, “este é mais um passo que damos no sentido de trazer para a ordem do dia a importância da promoção da leitura, enquanto arma de pensamento”.

“Trazer personalidades de áreas, idades e ideias diferentes para o mesmo espaço e ver como podem construir-se discussões tão interessantes, iniciadas em torno de um livro, é mais uma prova do papel fundamental da cultura para a vivência humana”, acrescenta ainda Inês Condeço. “Um livro comporta sempre as mesmas ideias, mas estas serão interpretadas de diferentes formas por dois leitores com crenças distintas, principalmente se nunca se tiverem cruzado e se o seu encontro for improvável”, conclui.

Tendo como ponto de partida um livro e a crença de que a cultura funciona como ponto de encontro, mesmo nas divergências de opinião, este podcast pensado pela FNAC e pelo Hugo van der Ding pretende precisamente explorar as oposições que possam surgir entre moderador e convidado com a leitura dos mesmos textos. “Queremos, com este ´Ponto de Desencontro`, encontrarmo-nos num frente-a-frente que, a cada episódio, seja abrangente e enriquecedor para quem nos acompanha”, salienta van der Ding, ainda acrescentando que “não procuramos o consenso politicamente correto; vamos antes tentar, com estas conversas, desconstruir e às vezes até contrariar opiniões pré-concebidas, pondo em debate temas que tocam toda a gente e sobre os quais há sempre uma palavra, que nunca é demais, a dizer”. “E vamos, simultaneamente, mostrar aos ouvintes as vantagens de ler e discutir um livro”, remata o moderador.

O jingle do podcast “Ponto de Desencontro” tem a assinatura do músico Noiserv.

A partir de terça-feira, dia 18 de abril, “Ponto de Desencontro” pode ser encontrado no spotify da FNAC PORTUGAL.

Imagem: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas