Atualidade
Plataforma Brighter Future, da Fundação José Neves, revela dados sobre a evolução das ofertas de emprego
Ofertas de emprego aumentaram mais de 50% no 3º trimestre de 2022 face ao mesmo período de 2021

No 3º trimestre de 2022, registou-se um aumento de 52% das ofertas de emprego em Portugal, face ao período homólogo de 2021. Empregados de centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares e empregados de agências de viagens, foram as profissões cuja procura mais aumentou. Estas são algumas das conclusões do Insight lançado pela Fundação José Neves (FJN), que refere a evolução das ofertas de emprego e a dinâmica de procura do mercado laboral, e que pode ser consultado através do link https://brighterfuture.joseneves.org/insight/ofertas-emprego-aumentaram-2022 .
O Insight revela, ainda, que, face a 2021, nos primeiros nove meses de 2022, o número de ofertas de emprego foi, significativamente, superior ao verificado em qualquer um dos trimestres de 2021.
De salientar que 2021 foi marcado pela crise pandémica e consequentes medidas restritivas. No 1º trimestre de 2022, as ofertas de emprego voltaram a registar uma trajetória de crescimento expressivo (62%), face ao trimestre anterior (o último de 2021). No 2º trimestre de 2022, manteve-se a tendência de crescimento, com um ligeiro aumento de 3%. No 3º trimestre, até à data, registou-se o número mais baixo do ano, no que diz respeito a ofertas de emprego. Em comparação com o segundo trimestre de 2022, houve uma redução de 5%.
Apesar da redução face aos primeiros dois trimestres de 2022, o volume das ofertas de emprego do 3º trimestre continuou a ser muito superior a qualquer um dos trimestres de 2021. Entre o último trimestre de 2021 e o 3º trimestre de 2022 o crescimento foi de 60%.
Profissões como empregados dos centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados de agências de viagens e pessoal de informação administrativa, apresentaram um aumento na procura de mais de 200%, face ao mesmo trimestre de 2021. Para além de empregados dos centros de chamadas e pessoal de informação administrativa, os vendedores e encarregados de lojas e operadores de caixas e outros trabalhadores relacionados com vendas, foram, ainda, as profissões em que se verificou um aumento superior a 1.000 ofertas, no 3º trimestre de 2022, face ao período homólogo.
Vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques, oficiais maquinistas, de convés e pilotos de navios, pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais, registaram um decréscimo de ofertas de emprego no mesmo período. Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados, assim como técnicos da agricultura, produção animal, silvicultura e ciências da vida, também estiveram em contraciclo.
O Insight revela, ainda, que programadores de software, operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas, empregados de mesa e bar, analistas de sistemas e representantes comerciais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores no 3ª trimestre de 2022.
A plataforma Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.
Disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos / tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada, e ainda Insights (informação agregada e sucinta sobre dados e matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e baseadas em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo.
São parceiros da FJN no portal Brighter Future, o INE, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas MICROSOFT, OUTSYSTEMS E CONTENTFUL, entre outros.
Imagem: FJN.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca