Atualidade
“Os Verdes” reage à exigência de reformulação da ampliação da Mina do Barroso

Em nota emitida às redações, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) reage à exigência de reformulação do projeto de ampliação da Mina do Barroso, salientando que esta “vem dar razão aos Verdes e a todos quanto sublinharam os seus impactes”.
Segue, abaixo e na íntegra, a nota:
«A exigência de Reformulação do Projeto de ampliação da Mina do Barroso vem dar razão aos Verdes e a todos quanto sublinharam os seus impactes
Passado mais de um ano sobre a Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental do “Projeto de Ampliação da Mina do Barroso” soube-se, por via de declarações do Ministro do Ambiente à comunicação social, que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) exigiu à empresa Savannah a reformulação do Projeto. E sendo verdade que este pedido de reformulação “está previsto” no enquadramento legal, daí a considerar que é um “processo normal”, tal como declara o Ministro, é outra questão.
Para Os Verdes, este pedido de reformulação reflete, claramente, os impactos ambientais e sociais profundos que este Projeto apresenta, impossíveis de eliminar com Condicionantes ou Medidas Minimizadoras, tal como o PEV o afirmou na sua participação pública no quadro do Estudo de Impacto Ambiental.
O Partido Ecologista Os Verdes não pode deixar de lamentar que seja o Ministro do Ambiente a tornar esta questão pública, e que no sítio e portal da entidade competente em matéria de Avaliação de Impacto Ambiental e da participação pública (Portal da APA e no Participa) nenhuma informação esteja ainda disponível, assim como da entidade licenciadora, a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Os Verdes consideram que esta falta de transparência é tanto mais grave que, se a Savannah decidir reformular o Projeto da mina de lítio, este terá que voltar à consulta pública, mas com apenas 10 dias de possibilidade de participação pública. Assim sendo, seria importante que a informação já fosse pública, em consideração pelas populações e estivesse acessível aos interessados e a todos os que participaram na Consulta Pública do atual Projeto.
Os Verdes consideram, a partir do conhecimento que temos quer seja teórico, quer seja de visitas ao local, de reuniões com a população e com diversas entidades públicas do local, que não há qualquer possibilidade de compatibilização de qualquer projeto mineiro de lítio com a salvaguarda da biodiversidade local, de excelência em termos ambientais. Numa área montanhosa de característica rural e pouco artificializada, composta por aldeias e um mosaico de paisagens naturais, seminaturais e agrícolas, onde persistem os lameiros com a silvo pastorícia, numa área em que as práticas agrícolas foram reconhecidas pelo prestigiado organismo da ONU, a FAO, como Património Agrícola Mundial.
Por isso, Os Verdes continuam a reafirmar o seu NÃO à exploração de Lítio na Mina do Barroso, por razões de ordem ambiental, social, económica e cultural, por respeito pelas populações que ali vivem, por considerarmos a transparência fundamental à Democracia e pelo nosso Futuro Comum.
As populações merecem uma maior transparência, num processo que se arrasta há anos, mas o Governo decidiu dar ainda mais uma oportunidade à empresa, quando tudo indica que “não há milagres” que a exploração de recursos minerais tem impactes irreversíveis e atrozes na qualidade de vida da população e da região.»
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca